segunda-feira, 7 de março de 2016

Passos e Maria Luís...

Foto sacada daqui
A opinião de Miguel Almeida, hoje no jornal AS BEIRAS, sobre dois temas quentes do "seu" PSD...
1. Passo a Passos
"Pedro Passos Coelho foi reeleito com o melhor resultado dos três actos eleitorais em que foi candidato único. É manifesto que um único candidato esvazia umas eleições, mas ainda assim, e apesar de ser a quarta vez que Passos é o escolhido, a participação da militância foi surpreendente.
Passos tem o partido com ele, mas tem de saber ouvir o congresso e provocar a discussão interna. O partido precisa de ultrapassar em definitivo o trauma de ter sido apeado do poder por uma maioria de esquerda, reinventando-se, mudando de discurso e de rostos. Cedo ou tarde, os portugueses voltarão a ter de escolher um governo, e nessa altura o PSD tem de ser um farol de esperança e não um muro de lamentações."
Em tempo.
Déjà vu? Quando se ouvem declarações sobre o resultado das directas no PSD, lembramo-nos de 2011.
Antes de cair em desgraça José Sócrates ganhou o PS com 93,3% dos votos, o que correspondia a 26.713 votos. Citando o DN de 27 de Março de 2011, referindo um comunicado da Comissão Organizadora do Congresso do PS:
“José Sócrates obteve uma vitória clara nas eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS, conseguindo mais votos expressos e mais delegados do que em 2009, anunciou a Comissão Organizadora do XVII Congresso Nacional do partido.”
Constata-se, pelos resultados apurados, que José Sócrates é reeleito secretário-geral do Partido Socialista, verificando-se que, consegue hoje obter, mais votos expressos e mais delegados eleitos do que em 2009 no XVI Congresso Nacional”, referia ainda o comunicado.
Resultado: perdeu as eleições seguintes e saiu.
2. Pode, mas não deve
"A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai ser administradora não-executiva da Arrow Global, uma empresa de angariação e recuperação de dívida pública e privada. Ou seja, a ex-ministra não encontra nenhuma incompatibilidade em colaborar com uma empresa que labora na área que tutelou até há pouco mais de três meses.
Do ponto de vista legal pode, mas não deve. É eticamente reprovável e politicamente desastroso. Mas que este lamentável episódio não justifique uma onda de hipocrisia como tenho visto por aí, em que tudo se confunde.
Criem-se regras claras, mas sem ceder a modas populistas."
Em tempo.
Estes comportamentos são assunto político...
"Não admira que tanta gente do PSD esteja profundamente preocupada com as consequências da actuação de Maria Luís e com o apoio de Passos Coelho. O silêncio embaraçado das suas principais figuras são bem prova disso.
O comportamento da ex-ministra tem consequências que serão nefastas, não só para a imagem geral dos políticos mas também, e sobretudo para o partido a que pertence e para o líder que a promoveu. No fundo, cai uma máscara. E não é só a de Maria Luís."
São muitas as maneiras de fugir à responsabilidade. 
Pode-se escapar a ela através da morte, da doença e, finalmente, através da estupidez...

Sem comentários: