quinta-feira, 7 de julho de 2022

“Task-force” para responder à crise energética

Via Diário as Beiras
"O presidente da câmara, Santana Lopes, anunciou, ontem, na reunião de câmara, que constituiu um grupo de trabalho, envolvendo técnicos superiores da autarquia de diferentes áreas, para o município contribuir nas respostas à crise energética que se vive, com tendência a agravar-se. O plano será apresentado em breve.
À margem da reunião de câmara, Santana Lopes disse aos jornalistas que está a trabalhar no sentido de vir a ser construída uma piscina natural no areal urbano, com água do mar aquecida por energia solar, e soluções que possam proteger o equipamento das investidas do vento. 
Será uma solução com recurso a “alta tecnologia” e amiga do ambiente. “Estamos a trabalhar nesse sentido. Estou à espera da conclusão do trabalho em Gaia”, disse o presidente da câmara da Figueira da Foz. A Agência Portuguesa do Ambiente vai testar aquela solução numa praia do concelho do Norte, que, se resultar, poderá ser aplicada noutras zonas do país. 
A propósito, o executivo camarário adquiriu uma segunda piscina insuflável para crianças, para instalar na Praia da Claridade. A decisão foi tomada porque a procura daquela que já lá se encontra, de maiores dimensões, superou as expetativas. A utilização é grátis. A compra foi aprovada na reunião de câmara. Aquelas são as únicas piscinas públicas da cidade, já que o complexo da piscina-mar, concessionado no anterior mandato, continua encerrado, à espera de obras. Entretanto, disse Santana Lopes, a câmara está a analisar se há mecanismos legais para inviabilizar a alteração ao projeto ou anular a concessão do equipamento municipal."

Sem comentários: