domingo, 22 de setembro de 2013

A campanha para as autárquicas em imagens

Miguel e os melões. Foto sacada daqui.
Ataíde e Seguro. Foto sacada daqui.

Baião em campanha de rua. Foto daqui.
A brigada bloquista frente ao Mercado Engenheiro Silva. Foto daqui.

João Paz, candidato do MRPP, acompanhado pela mandatária da 
sua candidatura Maria Isabel Costa. Foto  daqui.

Lição Inaugural, de Alfredo Pinheiro Marques, na Coimbra Business School...

No próximo dia 23 de Setembro de 2013 a Lição Inaugural do Ano Lectivo 2013-2014, na cerimónia de Abertura Solene das Aulas da Coimbra Business School (CBS-ISCAC), do Instituto Politécnico de Coimbra, vai ser proferida pelo historiador português Alfredo Pinheiro Marques, director do Centro de Estudos do Mar e das Navegações Luís de Albuquerque-CEMAR (a associação científica privada, dotada de estatuto de utilidade pública, que em Portugal tem a sua sede, e especialmente desenvolve actividades, nas regiões da Praia de Mira, Figueira da Foz, e Beira Litoral em geral). 
Esta Lição Inaugural vai ser subordinada ao título "Redescobrir a Bandeira e o Verdadeiro Rosto de Coimbra: a Figura do Infante Dom Pedro na História de Portugal".

Bom domingo

sábado, 21 de setembro de 2013

É preciso mesmo ter muiiiiiita lata!..



Este enormíssimo artista, presidente da única região em Portugal onde o dia 25 de Abril não é comemorado nem, sequer assinalado, diz agora que é necessário "uma revolução" para defender as "conquistas de Abril" do "capitalismo estrangeiro"...

Tempo

Esta foto, ao que presumo, é da  primeira metade do século passado e dá-nos uma imagem fiel da mais antiga lota de peixe da Figueira da Foz que a minha memória retém.
Como certamente muitos ainda recordam, era em frente ao Mercado Municipal.
O que mais me impressiona nesta foto é o formigueiro humano na labuta pelo pão de cada dia.
As pessoas,  anónimas, porque pelo menos para mim são inidentificáveis, perdem assim o rosto, a forma, a figura.
E a fotografia torna-se apenas tempo: tempo parado de uma corrente inexorável sob tempo de desgaste, de erosão e de esquecimento.

Soma e segue...

Desta vez, a mentira está escrita não está?..

O BE quer Rui Machete fora do Governo. Foi o coordenador do Bloco, João Semedo, quem o exigiu este sábado depois de apresentar uma carta do actual ministro dos Negócios Estrangeiros, com data de 2008, a propósito da Sociedade Lusa de Negócio (SLN), ex-dona do BPN. Nesse documento — enviado à Assembleia da República no âmbito do inquérito ao BPN —, Machete garantia nunca ter sido accionista da SLN.
Foi a 5 de Novembro de 2008, numa missiva remetida ao então líder parlamentar do BE, Luís Fazenda, e com conhecimento das restantes bancadas parlamentares.
Para Semedo, a conclusão é óbvia.
“A mentira é sempre condenável. Quem mente não pode governar. E, por isso, nós dizemos que Rui Machete deve demitir-se ou ser demitido, em nome da democracia, da transparência, da decência, do combate à podridão que Rui Machete, na sua tomada de posse, se queixava de estar a ser vítima"...
O dirigente bloquista acusou ainda Machete de influenciar negativamente as investigações parlamentares com a sua mentira. "Esta mentira protegeu Rui Machete das perguntas da comissão de inquérito porque, ao esconder o facto de ser accionista, impediu que os deputados o questionassem nesse seu estatuto."
Contactado pelo semanário Expresso, Rui Machete escusou-se a comentar por entender que o assunto estava encerrado e que havia fornecido todas as informações necessárias ao Parlamento quando a Assembleia o havia solicitado.

Traduzir-se

Ferreira Gullar
Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.

uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte
- que é uma questão
de vida ou morte -
será arte?

Algo de novo na politica figueirense (V)

daqui

Silly Season: piada soviética

Durante o mundial de 1970, pergunta um jogador da selecção brasileira a outro: 
-  que significam aquelas letras que os jogadores russos têm escritas na camisola, "CCCP"? 
Responde o outro: Obviamente, significa "Cuidado Com o Camarada Pelé".

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Porto, fila para distribuição de alimentos...

foto de Paulo Pereira

Hoje de manhã no Mercado Municipal...


... no decorrer da inauguração  da exposição de fotografia "Figueira da Foz, Aqui sou Feliz". 

Lá diz o Povo, homem pequenino, ou é velhaco ou dançarino...

imagem sacada daqui
Bonito, bonito, democrático, democrático, divertido, divertido, é ver comentadores a falar do decurso da pré-campanha eleitoral na televisão e, depois, vê-los a apoiar candidatos do seu partido.
Entretanto, as televisões nos espaços de jornalismo, não podem fazer a cobertura da campanha.

Paulo Portas...

«Saímos do fundo, estamos a subir a escada»...


Em tempo.
Coitado do mentiroso
Mente uma vez, mente sempre
Mesmo que fale verdade
Todos lhe dizem que mente
 António Aleixo

Autárquicas 2013 em S. Pedro (XII)

Na companhia dos candidatos a vereadores e de vários elementos e apoiantes desta candidatura, Miguel Almeida passou a manhã do último sábado em São Pedro, percorrendo o mercado local e várias ruas da freguesia, distribuindo o Compromisso Eleitoral.

Hospital, se nada for feito para o evitar, vai ter estacionamento pago a partir de 1 de Outubro... Dois dias depois da realização das eleições!..

“A Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz vai colocar parqueamento pago no parque do hospital. 
O mesmo estava previsto para 1 de Setembro de 2013, mas quiçá por motivos eleitorais, foi adiado para 1 de Outubro do corrente ano.”
Assim começa o texto de uma Petição  contra o estacionamento pago no Hospital Distrital da Figueira da Foz, que pode assinar clicando aqui.
Recorde-se que no passado dia 16 de Abril de 2013, este blogue publicou uma postagem  a alertar para o problema com o seguinte título: “Estacionamento no Hospital Distrital da Figueira da Foz,sito na Aldeia da Gala, vai passar a ser pago!..”

Algo de novo na politica figueirense (IV)

daqui

Figueira da Foz comemora hoje 131 anos de elevação a cidade

COMUNICADO

O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. João Ataíde, tem a honra de convidar V. Ex.ª para as iniciativas que assinalam o 131.º Aniversário da Elevação da Figueira da Foz a Cidade, no próximo dia 20 de Setembro, Sexta-feira, conforme programa que se segue.

09H30 - Hastear da Bandeira do Município, no Edifício dos Paços do Concelho.
10H00 - Deposição de uma Coroa de Flores na Estátua do Centenário, junto às abadias.
10H30 - Inauguração de uma exposição coletiva de fotografia intitulada “Figueira da Foz, Aqui Sou Feliz”, no Mercado Municipal Eng.º Silva.
Organização conjunta entre a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz e a página “Figueira da Foz” no facebook. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Para inglês ver?...

“O Governo assumiu o carácter facultativo do inglês. Não se preocupem com isso. Já havia inglês em Gaia no primeiro ciclo ainda o engenheiro José Sócrates não tinha acordado. Comigo haverá inglês”, garantiu Menezes durante a apresentação do programa da sua candidatura, entre vários vídeos e palmas de apoiantes que encheram a sua sede.

Jardim...

Jardim, ao ser abordado por dois cidadãos no decurso de uma visita a uma obra de canalização de uma ribeira, no Curral das Freiras, realizada na quarta-feira, recomendou-lhes: “Falem com os comunas da televisão, que eles põem tudo. Puseram um vigarista à frente daquilo. Isso é para resolver a seguir com o Maduro: Tudo para o olho da rua”. Momentos depois, o governante madeirense acusou os jornalistas da RDP e da RTP ali em reportagem, de não estarem a ser isentos na cobertura das eleições. “Alguém mandou, vão sofrer todos as consequências”ameaçou. O império laranja às vezes confessa-se. Isto não pode ficar assim. O 25 de Abril não se fez para isto. Jardim disse que Maduro faz uns trabalhinhos. E Jardim é um governante, o que diz tem que ser levado a sério. Ou então demitam-no, internem-no, façam o que quiserem. Governante e dizer e fazer o que lhe apetece é que não pode ser.

daqui

À atenção da "troika"...

Tenham calma, tenham mesmo muito calma, Portugal não acaba amanhã...
"Terra será habitável por mais 1750 milhões de anos".

Miguel, eu sei que és do Sporting...

José Eduardo Martins, em Novembro de 2012
“Os meus amigos do sportem (sim, tenho vários) devem estar como eu com o PSD. É morder a bala e deixar passar. De família não se muda...”
José Eduardo Martins, advogado e antigo deputado do PSD, no «Facebook».
Há aqui qualquer coisa desfocada.
Como pode o homem escrever o nome do Sporting de forma adulterada e, ao mesmo tempo, escrever PSD de forma correcta.
Pois... 
És do Sporting, mas, mais importante do que isso, és do PSD...

Coerência...


"Olá, amiguinhos do FMI"...

Para continuarem a ler a Carta aberta a uns pedaços de merda, escrita por Ferreira Fernandes, têm de clicar  aqui.

A calamidade...

Nos dois anos de implementação do Memorando, a dívida pública passou de 107% para 132% do PIB (ou 123%, descontando os depósitos da administração central). O PIB caiu 5,4%. O desemprego oficial aumentou de 13% para 17%. O investimento caiu cerca de 20%, mesmo contando com a efémera ecuperação no último trimestre. A redução do défice externo deveu-se quase excusivamente à recessão e depende da eternização desta para ser sustentável. E a dívida externa líquida aumentou de 106% para cerca de 123% do PIB.

Alexandre Abreu

A mentira

Como certamente toda a gente saberá, Kant defendia que em nenhuma circunstância era aceitável as pessoas mentirem.
As pessoas - todos nós - deveriam falar a verdade, só a verdade - sempre a verdade.
Os políticos, por exemplo,  estavam feitos ao bife... 
Todos tinham carreiras curtas.
Já por sua vez, Benjamin Constant, em rota de colisão com o filósofo prussiano, dizia que não é bem assim.
A verdade, como pretendia Kant, não tem um valor incondicional pois depende das circunstâncias.
Dizer a verdade é um dever, sim, se as pessoas tiverem direito a ela.
Se um assassino pergunta a alguém onde está a sua futura vítima, a pessoa não deverá sentir-se na obrigação de dizer a verdade, uma vez que o outro, atendendo às circunstâncias por que quer saber, não tem o direito de saber.
Mas, temos obrigação de não ignorar que estão a mentir, ou, pelo menos, em campanha eleitoral...

Algo de novo na politica figueirense (III)

daqui

"Os discursos são como os biquínis, querem-se curtinhos e a mostrar o essencial", disse João Portugal, provocando gargalhadas...

Como quem costuma passar por este espaço já certamente constatou, tenho procurado acompanhar as iniciativas promovidas pelas forças envolvidas na disputa das próximas autárquicas de 29 do corrente, no concelho e na minha freguesia.
Pelo que tenho constatado, apesar dos meios para chegar ao eleitor não terem comparação como o que acontecia há poucos anos atrás – a internet, pela primeira vez,  está em força nesta campanha - esta é a campanha eleitoral autárquica politicamente mais pobre e mais triste de que tenho memória.
Ontem, houve  comício em Buarcos, no Largo Maria Jarra, de apoio à candidatura socialista de João Ataíde à presidência da Câmara da nossa cidade.
Esteve presente  António José  Seguro, que falou pouco.
Segundo o  que li no jornal i, perguntou:  "acham que as coisas estão a correr bem?" E a resposta foi um sonoro "não".
E  concluiu: "então temos de mudar de caminho e temos de acabar com os cortes, os pensionistas e os reformados estão a sentir no bolso os cortes do Governo".
Antes, João Ataíde, independente, que procura ser reeleito presidente da Câmara da Figueira da Foz, fez um breve discurso a sustentar que o seu município está "em contraciclo face à política do Governo".
"Temos e estamos a aplicar uma carta social", declarou.
Mas a pérola da tarde foi  proferida pelo deputado socialista João Portugal (também presidente da Concelhia do PS da Figueira da Foz).
Prometeu ser breve nas suas palavras e, para o efeito, citou o que lhe foi dito um dia por uma peixeira de Buarcos - "os discursos são como os biquínis, querem-se curtinhos e a mostrar o essencial", disse, provocando gargalhadas.
Eu sei que a crise é grande... 
Mas, tiradas como esta também não ajudam lá muito...
A degradação da democracia continua a fazer o seu caminho...

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

No país do futebol...

Nélson Arraiolos, 41 anos, desempregado há mais de dois, vai amanhã ao Palácio de Belém entregar ao Presidente da República, Cavaco Silva, uma carta onde anuncia que não pagará impostos nem taxas enquanto não tiver rendimentos. E pedirá uma audiência ao Presidente.
Sem subsídio de desemprego desde Maio e a viver dependente do apoio dos pais e de terceiros, o cidadão quer mostrar a sua indignação a Cavaco Silva. A ausência de rendimentos obrigou-o a deixar o apartamento alugado em Lisboa e a voltar à casa dos pais, no Bombarral. "Acho muito importante que o Presidente tenha consciência destas situações", afirma ao PÚBLICO, explicando que sofre de uma doença degenerativa que destrói progressivamente o sistema muscular.
Mas, onde é que isto vai parar?
Boavista há só um: o do Valentim e mais nenhum!..

Transparências...

"Governo vai pagar às farmácias para venderem mais genéricos".

O habitual...

Algo de novo na politica figueirense (II)

daqui

115 minutos, quanto a mim, bem aproveitados...

registo fotográfico de Pedro Agostinho Cruz, sacado daqui
Gostei  da forma como decorreu o debate autárquico da tarde de ontem no auditório da Incubadora de Empresas, no Parque Industrial da Gala, com os 5 candidatos à Câmara, sobre o tema "Figueira, que futuro".
A organização deste debate foi da Consultraining e a moderação de José Cardoso Bernardes.
Embora a estrutura fosse a mesma,  a diferença, pela positiva, esteve no moderador, que ao trazer questões concretas, tornou o debate mais interessante e esclarecedor.
João Paz Cardoso, que me tinha impressionado positivamente no debate do CAE, esteve, desta vez, uns furos abaixo, perdendo-se em respostas globais e genéricas.
Um exemplo: “Tivemos uma frota pesqueira importante e é bom não esquecer que Cavaco Silva foi o agente funerário do sector. A União Europeia continua a prejudicar-nos e a enterrar-nos”.
Jorge Monteiro, entrou mal no debate. Logo na intervenção inicial, graças a uma péssima gestão do tempo ao seu dispor, gastou os 5 minutos sem dizer nada de concreto. Depois, com o decorrer do debate melhorou a prestação.
Um exemplo.   
“Nem sempre a relação entre o trabalhador e o empregador é a mais saudável. A Câmara pode mostrar que as pessoas são a primeira razão de ser da sua candidatura. Eu hoje vejo que as pessoas estão paradas, à espera de algo. Falta-lhes um líder que diga «vamos por aqui»”.
João Ataíde, pareceu-me  numa posição defensiva, de quem vem essencialmente para prestar contas.
Um exemplo.  
“Este é um processo e uma candidatura de continuidade e da necessidade de concluir alguns projectos.
Ao longo deste ano exercemos uma actividade discreta e não discutida ou anunciada nos jornais. Recordo a negociação com os Estaleiros Navais. Não se perdeu uma unidade, mas lamento que não tenha cumprido o que prometeu. Lamento ainda que o ministro da Economia não tenha tido a coragem de avançar para uma ruptura de contrato.
Tudo isto, porém,  não pode andar na praça pública, há que ser discutido com moderação. Há muito a fazer, quero envolver-me mais nesta tarefa de desenvolvimento local. E farei sempre de forma discreta”.
Miguel Almeida, no essencial, veio a debate para tentar explicar o Compromisso Eleitoral, que pretende transformar,  em caso de vitória, no programa de governo municipal.
A meu ver, neste debate Miguel Almeida melhorou o desempenho. Sobretudo, o que me agradou sobremaneira, pareceu-me mais autêntico e sincero na defesa das suas posições.
Um exemplo.
“A resolução da acessibilidade marítima é uma questão prioritária. Não é preciso fazer guerra, mas há momentos para tudo e em alguns deles temos de levantar a voz. A administração portuária passou para Aveiro e não temos um figueirense lá. A questão de fundo é esta, da questão da entrada da barra. A dragagem é estruturante para a Figueira”.
(Abro um parêntesis, para lembrar ao Miguel Almeida que houve, em devido tempo, quem alertasse para as consequências do prolongamento do molhe norte. Neste blogue tem muitos exemplos, basta colocar no canto superior esquerdo as palavras “erosão costeira” e clicar.   Só para avivar a memória, fica  uma carta do SENHOR MANUEL LUÍS PATA, publicada no dia 26 de Março de 2007, no “Diário de Coimbra”, pág. 8, na secção Fala o Leitor, com o título  “Erosão das Praias”, que pode ser lida clicando aqui).
Falta referir a prestação de António Baião.
O candidato da CDU, que também esteve francamente melhor neste debate, mostrou ter feito “o trabalho de casa”. Trouxe questões concretas à discussão, logo na intervenção de abertura - saúde, escola, transportes públicos...
Sempre alinhado e fiel à linha partidária que apoia a sua candidatura, falou uma linguagem directa, simples e facilmente percetível.
Um exemplo.
 “Sei os problemas por que passam os pescadores, o que ganham e como vivem, como é feita a má distribuição da riqueza. Sei como funcionam os armadores.
Sobre o molhe norte, antes de o construírem, talvez devessem ter falado antes com os homens do mar”.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Submarinos...

Maria Luís

Eu, se fosse mulher, ficava lixada se a imagem da mulher-moderna estivesse a evoluir num sentido negativo, como em minha opinião, nos últimos meses, tem vindo a acontecer relativamente ao aspecto sentimental, emocional, afectivo, relacional.
Claro que isto, a meu ver,  está intimamente ligado com a permanência  de Maria Luís Albuquerque no actual governo.