sábado, 8 de junho de 2013

Esta não, camarada, esta não...

"Somos contra a limitação de mandatos, seja qual for a interpretação que dela se faça", diz o líder comunista Jerónimo de Sousa.

Álvaro Magalhães está triste pelo afastamento da Naval dos campeonatos profissionais…

«Não sou eu que vou explicar. Penso que a nível desportivo, atletas e treinadores tiveram um bom comportamento. Conseguimos manter a equipa duas vezes na mesma época, após nos terem sido retirados pontos. Só o presidente pode explicar o que se passou», disse o técnico, juntando: «É uma situação triste, sobretudo para a cidade que não merecia perder a sua equipa. Custa assistir a um cenário destes num clube com história.» 

Via A BOLA

O estado da Figueira?.. Também, mas, a meu ver, mais do que isso: o estado de Portugal…

Hoje de manhã, no espaço de breves minutos,  pedem-me um euro -  porque está no desemprego (sem subsídio)…
Pouco depois - pedem-me um cigarro…

Enfim, ainda bem que continua a chover...


Assim, sempre vai sendo possível "tapar  o fracasso com a chuva"...

Avenida 12 de julho, Gala, Figueira da Foz


Paulo Morais…

“Se as pessoas tivessem ideia da forma como estão em permanência a ser roubadas não só ia ter manchetes todos os dias como íamos ter revoluções todos os dias. O chumbo de quatro normas do Orçamento pelo Tribunal Constitucional terá representado um buraco de mil milhões de euros. Isso foi só o que o Estado português pagou a mais pelas PPP rodoviárias num ano. Nem foi o que pagou, foi o que pagou a mais”.
O vice-presidente da Transparência e Integridade diz que um de quatro políticos foi corrupto no caso dos submarinos
A entrevista era para ter sido feito às 11h do dia seguinte, mas Paulo Morais teve de mudar os planos por mais uma vez ter sido chamado como testemunha num processo. É assim desde que se tornou uma das principais vozes contra a corrupção em Portugal. Vice-presidente da Associação Transparência e Integridade - pela qual não recebe nada, nem sequer ajudas às deslocações - lançou há uma semana o livro "Da Corrupção à Crise". Já perdeu a conta às chamadas que recebeu de políticos indignados com o que diz. Às vezes, desliga-lhes o telefone.
Mas, "há políticos honestos?"
"Há, claro que há. Eles dividem-se em três grupos: os corruptos são uma minoria - serão 10% e 15% - só que é uma minoria que manda na maioria do dinheiro. Depois, há do outro lado da vida pública, um pequeno grupo de resistentes. No meio há uma quantidade imensa de cúmplices que são medrosos, têm medo de perder as poucas migalhas que têm pelo facto de serem políticos. Dá um estatuto social nalguns locais, uns bilhetes para o cinema e para o teatro, consegue-se mais depressa fazer obras na casa da sogra."
Para ler a entrevista, clicar aqui.

ONTEM FOI APROVADA, POR UNANIMIDADE, UMA RECOMENDAÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PARA O GOVERNO PORTUGUÊS NO SENTIDO DA SALVAGUARDA E VALORIZAÇÃO DA PESCA PORTUGUESA DE "CERCO E ALAR PARA TERRA" LEGALMENTE DESIGNADA "ARTE-XÁVEGA"

Tanto quanto se sabe, foi a primeira vez que, na área da Agricultura e Pescas, uma medida teve aprovação por unanimidade na Assembleia da República Portuguesa.
Tudo isto só foi possível devido à movimentação, em primeiro lugar, dos próprios pescadores — que são quem, agora, tem o mérito e merece o louvor principal (por, finalmente, terem conseguido unir-se, a nível de Portugal inteiro, e terem criado a Associação Portuguesa de Arte-Xávega - APX, coordenada por José Vieira e com sede nacional na Praia de Mira) —, e, em segundo lugar, à Câmara Municipal de Mira (que, para além de ser aquela que em Portugal sempre tinha feito tudo, desde há décadas, por este tipo de pescadores, desde o útil, como uma Lota, até ao simbólico, como um Monumento com Estátuas de Bronze, foi aquela que, agora, em 2012-2013, os recebeu, os enquadrou e os ajudou a organizarem-se para este combate vitorioso). E merece também louvor a maneira como a proposta parlamentar inicial do PS foi avançada, e discutida, e aberta a consensos e diálogos, e a maneira como os grupos parlamentares dos outros partidos políticos apresentaram depois as suas próprias propostas, e as discutiram, e a maneira como todos concordaram em baixar à comissão especializada onde veio a ser possível o diálogo e o consenso final (quando, por fim, depois destes meses, mantendo-se os pontos da sua proposta de que o grupo parlamentar do PS nunca abdicou, e sendo isso aceite pelos outros partidos políticos, foi possível aprovar uma forma final com total consenso e unanimidade, num exemplo meritório de união, clarividência e elevação parlamentar).
Estas medidas imediatas — regime derrogatório, alargamento da rede de infraestruturas, e sobretudo criação de um REGIME DE EXCEPÇÃO —, agora recomendadas pela Assembleia da República ao Governo português, em 07.06.2013, fazem todo o sentido. Elas significam a possibilidade de venda do pescado do primeiro lanço de pesca, sem ter que ser rejeitado para o mar já morto (mesmo que seja pequeno), a possibilidade da venda directa em simples "cabaz de peixe"(considerada como modernidade, num espírito de "small is beautiful"), a criação de mais lotas locais para a "Arte-Xávega" semelhantes à lota construída pela Câmara Municipal de Mira desde 2008 na Praia de Mira. E, sobretudo, elas significam o mais importante de tudo: a aplicação à "Arte-Xávega" de um regime de excepção transitório (enquanto durar a vigência da Comissão ministerial de Acompanhamento da Pesca com Arte-Xávega, e em termos semelhentes ao que já acontece com alguns outros tipos muito específicos de pequenas pescas, na Europa, e até mesmo em Portugal [rio Minho])… para assim se dar tempo a que, entretanto, o Governo português solicite e consiga da União Europeia um regime de excepção definitivo, por razões culturais e históricas, que possa finalmente salvar, e levar ao Futuro, esta prática cultural ancestral portuguesa, esta emblemática"Arte" daqueles que são "os mais pobres dos pobres" e que faz parte do Património Cultural Marítimo e da Identidade Nacional de Portugal.
Estas medidas, poderão ser as que vão contribuir para aquilo que, neste momento, era o mais essencial e urgente: salvar, no presente imediato, este valor ancestral e colectivo, tão emblemático de Portugal; mas que, desde há tanto tempo, se encontrava tão ameaçado e tão indefeso (e que, recentemente, no ano de 2012, ainda estava a ser mais perseguido e asfixiado).

Nota:
Esta postagem só foi possível graças às informações  enviadas por Alfredo Pinheiro MarquesDirector da associação científica privada sem fins lucrativos Centro de Estudos do Mar e das Navegações Luís de Albuquerque-CEMAR (Figueira da Foz e Praia de Mira), que, desde há dezoito anos, se tem preocupado com esta temática, e desde há dezasseis (16) anos a transformou numa das suas principais bandeiras e num dos seus principais campos de acção — a salvaguarda daquilo que considera uma parte importante, quantitativamente tão pequena, mas qualitativamente tão grande, do Património Cultural e da Alma Marítima Portuguesa.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

AOS 50 JÁ NÃO SE TOMA BANHO DE BOXERS

”crescemos com o mito do tamanho, e com a idade, que o tamanho não importa, o que é verdade. No entanto, não há um homem que optasse por ter um chouricito manhoso. Mesmo as mulheres, que são quem divulga mais a tese que o tamanho é secundário, se conhecerem um rapaz "azarado", são capazes de ir contar às amigas mais próximas, a "míngua" que lhes apresentaram.

O tamanho não conta, mas foi dos temas mais falados e satirizados de sempre. Tanto que existe a necessidade de dizer repetidamente que não importa. Já repararam que quando se vê um homem com um "coisito", toda a gente se ri ou brinca, sejam homens ou mulheres? Se for um grande, "eláaaaaaaa"! Não há sorrisos! Só admiração, respeito e até incómodo! "Sim senhor, isto faz mossa...". Depois do primeiro impacto, as mulheres dizem que é muito grande, porque fica mal dizer o contrário, e os homens, porque 90% ficam abaixo "humilhado"daquele registo, não se manifestam ou dizem, "não é trabalhador"... O homem deprecia sempre. Ninguém gosta de ser ". O que fica calado ou sorri é porque aos 12 anos, o nudismo para ele, numa praia apinhada, não oferecia incómodo, só orgulho.”

Comunicado da Naval SAD

Para ler clicar aqui.

Gostava de poder rir, mas o assunto é trágico...

É altura de "levantar a voz" à troika, pede o CDS ...

Enfim, junho... e continua a chover!..

imagem sacada daqui

Gaspar, há pouco, no Parlamento: 

Ora digam lá que não tenho bom gosto...

Já gostava de Ana Drago.
Mas, sendo assim, o que desconhecia, gosto muito mais!

Coligação risonha…

Via Figueira na Hora, fiquei a saber da vaga de fundo em torno de Miguel Almeida, líder do PSD local e candidato anunciado pela coligação “Somos Figueira” às próximas autárquicas.
A saber.
Para além do PSD de Miguel Almeida, participaram na conferência de imprensa realizada na sede da candidatura, Miguel Pignatelli, presidente da Comissão Política Distrital do Partido Popular Monárquico,  José Faria, coordenador nacional autárquico do Movimento Partido da Terra e Paulo Almeida, presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP. 
E pronto.

Sardinhada no Centro Social da Cova e Gala

O Centro Social da Cova e Gala está a organizar mais uma tertúlia que irá decorrer próximo dia 15 de Junho. 
Haverá uma sardinhada, desfile de aventais e animação com o Grupo Praia Mar.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pode lá ser?..

"Governo deixou o país pior.
Estudo da Eurosondagem para o Expresso e a SIC mostra que dois anos depois, os portugueses não estão contentes com o Governo que têm."
Como sabemos pelo nosso dia a dia, nada disto está a acontecer. 
A rapaziada deve andar é toda enganada...

Como é fácil ser feliz! Bastam “pequenas coisas”...

Ao que parece, a campanha  do Ministério da Saúde brasileiro - "Eu sou feliz sendo prostituta",   lançada na Internet no Dia Internacional das Prostitutas, celebrado a 2 de Junho, entretanto mandada retirar,  visava, além de incentivar o uso de preservativo, levar as profissionais do sexo a não terem vergonha de procurar tratamento médico para doenças transmitidas sexualmente.
Ao que se juga saber, era apenas a primeira execução de uma forte campanha a ser lançada, também,  em Portugal, de que constava ainda a campanha "Eu sou feliz sendo político"  - um alerta para o risco de enfartes de miocárdio provocados pela obesidade excessiva.

Em tempo.
Dado que na Figueira, neste momento, vivemos num  estado de permanente suspeita, politicamente falando, para desvanecer qualquer equívoco, quero desde já deixar  a garantia que este post foi inspirado num comentário anónimo na notícia publicada no jornal Público sobre este assunto.
O seu a seu dono.

Naval fora da II Liga...

«Novo» Mercado Municipal Eng. Silva abriu hoje...

Os pormenores  no  Figueira na Hora

Actualização:
Mais pormenores aqui.

Lembram-se de Jacques Delors?..

Jacques Delors esteve  ontem em  Lisboa.
Referiu-se criticamente à  subserviência dos nossos ministros perante Bruxelas.
Como o assunto, ao que me apercebi, não teve grande divulgação, quem estiver interessado na opinião deste europeísta pode  ver e ouvir, clicando aqui.

Somos Figueira. Mas, também Fomos Figueira...

A vertigem actual da sociedade figueirense consubstancia-se na forma, conteúdo e frequência com que toda a gente, vai recordar  o passado de Santana Lopes.
Sem surpresa, a atenção dos figueirenses vai ser orientada para se fixar  maioritariamente em Santana Lopes.
Neste momento, é  preciso que eu clarifique que não tenho qualquer especial simpatia - política, evidentemente… - por Santana Lopes e também acho que não foi um bom presidente de câmara,  em nenhum caso – na Figueira e em Lisboa.
Mas, isso, é uma mera opinião - como outra qualquer, vale o que vale.
A direita não é racionalmente argumentativa. Porventura, porque lhe escasseiam os argumentos. Daí,  pontilhar a sua intervenção política, com a calúnia,  a insolência e a má-criação. 
Mas, isso, é o que menos me interessa, pois ser insolente ou malcriado não requer grande preparação - basta sê-lo.
A verdade e o que importa trazer à colacção,  é que se hoje somos Figueira – e somos – também fomos Figueira – e fomos – como muito bem,  a meu ver,  recorda Rui Curado da Silva, na crónica que, com a devida vénia, publico.

Bombeiros Municipais da Figueira vão ter novo quartel

As obras para a construção já começaram. A infraestrutura ficará situada na Estrada 109, junto à Escola Secundária Cristina Torres.
Via AS BEIRAS

quarta-feira, 5 de junho de 2013

O estado a que isto chegou...


O País chegou a um Governo que tem medo de sair à rua.

Há oportunidades para todos os gostos...


Estamos feitos ao bife...

Foram destruídos mais de 100 mil empregos nos primeiros três meses do ano. 
Economia portuguesa recua 4% e perde quase 50 empregos por hora

Em tempo. 
Será que só  pode ser assim?..
Não poderia ser de outra maneira?..
Dois anos é muito tempo!

Será que o senhor ministro sabe do que fala?..

Álvaro Santos Pereira: "Portugal fez reformas mais ambiciosas na Europa desde era Thatcher"!..
Em tempo.
E diz isto com orgulho… Dou-lhe o benefício da dúvida, não sabe do que fala...
"As pessoas votaram em Margaret Thatcher porque estavam descontentes com o desmesurado poder dos sindicatos, com a tributação excessiva, com serviços públicos ineficientes e que mais pareciam ser feitos por medida para aqueles que neles trabalhavam. Receberam de volta uma desigualdade crescente, o declínio do papel do Estado, a desregulação total, o afastamento da participação cívica. O sentido da vida era ficar rico e o governo existia para o facilitar. As desigualdades aumentaram, os ricos ficaram mais ricos, os pobres ficaram mais pobres, enquanto os gastos públicos com apoios, subsídios e serviços, dispararam para níveis nunca antes atingidos, na exacta proporção à queda da sua qualidade e ineficiência."

A comunicação social figueirense

A  discussão  acéfala e descontextualizada do que passa nas redes sociais,  é mais um passo para o abismo do que ainda resta da autonomia, identidade e credibilidade da comunicação social figueirense.

Ainda a propósito dos pobrezinhos que andam a roubar o Estado

A história das listas públicas dos beneficiários dos bairros sociais são mesmo para entreter o pagode. Para fomentar aquela coisa sinistra da pequena inveja e da desconfiança do outro. Para distrair aqueles que estão sempre prontos à conversa do "vão mas é trabalhar", do "anda na droga", do "cigano a viver à conta", do "preto vai mas é para a tua terra que lá é que é bom", do "é artista e nunca quis fazer nada na vida". 

A ideia que está por trás de tais medidas tem tanto que ver com transparência como eu sou a encarnação da Virgem. 

A ideia é tão simplesmente pôr os pobres contra os miseráveis e os remediados contra os pobres. Enquanto isso, os Vara, os Machado, os Salgado, os Relvas e tutti quanti passeiam-se impunemente porque têm dinheiro para pagar advogado(s). 

O problema da Justiça em Portugal não deriva certamente dos leitores do CM que gostam de ver como vivem os ricos, e ficam felizes quando se lhes rebenta o cano da retrete, nem dos cidadãos que gostam de ouvir o ministro dizer caralhadas ao telefone para sentirem que não são os únicos que a Justiça entala. 
O problema da Justiça é de quem a exerce e da merda das leis, escritas propositadamente para serem incompreensíveis por quem as faz.

O direito a uma casa social é um direito que ainda bem que existe. O processo de atribuição das casas deve ser claro e transparente. Controle-se. Quem lá mora é porque precisa. Ponto. Isto é que é um Estado de Direito. E não um Estado torto que fomenta a intriga, a inveja e a mesquinhez. 

A Beleza bateu nos médicos, porque é mais fácil bater nos médicos do que na Indústria Farmacêutica. A Maria de Lurdes bateu nos professores porque é mais fácil bater nos professores do que questionar um mundo que lança as crianças aos bichos. 

Este governo começou por bater na classe média e já vai nos desgraçados dos pobres. Puta que pariu as listas, ninguém se orgulha de ser pobre e ninguém gosta que lhe ponham uma estrela ao peito para que o reconheçam como tal - isso é coisa do Salazar e de gente ainda menos recomendável. 
 

Sacado daqui

Opinião – as coisas são como são

É uma Senhora  letrada.
Ontem,  publicou uma crónica no jornal com um cheirinho à Margarida Rebelo Pinto...
“As coisas são como são”

terça-feira, 4 de junho de 2013

Cães de fila


Existe uma comunidade em franco crescimento na Figueira da Foz que segue atentamente as actividades de exibições caninas e afins.Esta semana ter-se-á realizado um certame (virtual) de grande exposição mediática, com a presença de belos espécimes a concurso.

Uma crónica de Pedro Daniel Santos, sacada daqui 

Miguel Almeida vai apresentar candidatura


Isto não está a correr nada bem…

Recordam-se  de já em 2011, durante a campanha eleitoral, Cavaco Silva ter dito que tinha pesadelos a pensar na desgraça que seria Portugal aparecer nas primeiras páginas da grande imprensa mundial?..

Festas da cidade 2013

As festividades têm início com a Feira de São João que se realiza entre os dias 19 e 30 de junho no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha.
O programa continua no dia 23 de junho, com a Noite de São João, o ponto alto da animação das Festas da Cidade, que atrai milhares de pessoas às ruas, enchendo de tradição cada recanto da Figueira da Foz. Esta Noite começa com o 1º desfile das Marchas Populares, pelas 22H00, na Av. 25 de Abril. A abrir o desfile vem a Imperial Neptuna da Figueira da Foz, seguida da participação especial da Marcha do Grupo Instrução e Recreio Quiaense, que comemora este ano o seu centenário. A concurso desfilam 04 Marchas: Grupo Instrução e Sport (GIS), Marcha da Paróquia de Tavarede, Quiaios Clube e Sociedade Filarmónica Paionense. Num total de 400 participantes.
Após o desfile tem lugar o espetáculo piromusical, que durante 10 minutos vai iluminar a praia da Figueira da Foz e dar o pontapé de saída para a Noite mais longa do ano. A festa prolonga-se até ao nascer do dia 24 com o Banho Santo e o Dj Eduardo Patrão a animar a praia, onde os mais corajosos podem ainda saltar as quentes fogueiras de São João.
Ainda nesta noite mágica a tradição mantém-se na Rua de São Lourenço que acolhe, mais uma vez, o típico Arraial Popular.
No dia 24 de Junho realizam-se as cerimónias oficiais destas Festas. Pelas 10H30 horas tem início a respetiva Sessão Solene, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE).
Pelas 12H30 tem lugar a inauguração do Mercado Eng. Silva, que após 12 meses de trabalhos de remodelação apresenta-se com uma estrutura remodelada, mais moderna e mais adequada às necessidades do público. A inauguração culmina num almoço aberto à população no Jardim Municipal, acompanhada de vários momentos de animação.
Pelas 16H00 têm início as cerimónias religiosas com a celebração da Missa Solene, na Igreja Matriz, seguida da Procissão e a Bênção de Mar junto à Praça da Europa.
Pelas 22H00 realiza-se o 2º desfile das Marchas Populares no Coliseu Figueirense, onde são apuradas as classificações gerais das Marchas a Concurso e a Marcha eleita pelo Público. A encerrar o desfile temos mais um momento de animação com a Bruna Tuna Universitária da Figueira da Foz. O preço do bilhete é de €3,00 e a entrada é gratuita até aos 12 anos.
No encerramento do programa das Festas da Cidade / São João 2013 temos uma forte componente gastronómica. São dois os certames nos quais os pratos típicos portugueses e sobretudo da Figueira da Foz podem ser degustados:
A Feira das Freguesias reúne a oferta gastronómica das 18 freguesias do concelho no pavilhão multiusos instalado no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha. Este ano a Feira divide-se nos seguintes momentos momentos:
- 26 a 30 de junho estão presentes as freguesias oriundas da zona Norte: Brenha / Moinhos Gândara / Quiaios / Santana; da zona Sul: Alqueidão / Borda Campo / Lavos; e da zona Urbana: São Julião / Vila Verde
- 01 e 02 de julho a Feira encerra para substituição das freguesias patentes
- 03 a 07 de julho estão presentes as freguesias oriundas da zona Norte: Alhadas / Bom Sucesso / Ferreira Nova / Maiorca; da zona Sul: Marinha das Ondas / Paião; da zona Urbana: Buarcos / São Pedro / Tavarede.
- A animação vem das freguesias, desde os ranchos, às filarmónicas, passando pelos grupos de dança e grupos etnográficos.
Nos dias 27, 28 e 29 temos a Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense, organizada pela Malta do Viso, na qual se degusta o menu mais típico de Portugal: sardinha assada, broa e caldo verde.

Escolhas...

Sou uma pessoa de paz e gosto  de ver  as pessoas fazerem as pazes.
Para isso, é,  portanto, de toda a conveniência  que, antes,  tenham a capacidade de se  zangarem a sério…
Passos e a sua equipa já fez mais uma  escolha para mais uma zanga: “Governo quer divulgar nomes de quem mora em habitação social”…
Eu, por acaso, preferia (mas, preferia mesmo...), por exemplo,  que tivesse feito esta escolha: “gostava de saber quem são os cavalheiros  que têm dinheiro em offshores”…

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Como a Figueira não é futebol…

… custa aceitar uma derrota na recta final…
Todo o amor deixa depósito em camadas visíveis e invisíveis…
Há belos desgastes de amor sem ser de amores desgastados.
Contudo…
... ainda há quem pense que todos os figueirenses têm esferovite na cabeça e gelatina na coluna vertebral.