terça-feira, 3 de março de 2026

Passos perdido?

"Hoje, sempre que Passos Coelho abre a boca é para iluminar as sombras que vê, nunca a luz que deseja." 
Cito passagens de um texto de Luís Osório, publicado no Diário de Notícias, com o título Passos Coelho já é Darth Vader.
"Sempre que Pedro Passos Coelho fala o mundo não pula e avança. Normalmente, acontece o contrário, o mundo político trava e fica na expectativa. É um inegável poder, o de desencadear reações com o que diz ou com o que prefere deixar em silêncio.
É um homem singular, obsessivo e providencialista. Acredita que tem um destino e que o vai cumprir, o de ser o artífice de uma verdadeira mudança no país, uma revolução que altere os paradigmas da economia e da sociedade. Uma revolução que está em marcha alavancada por uma maioria de toda a direita, que incluirá André Ventura e o seu bando.
Tem feito caminho e mantém-se à tona. Por estas horas falou sobre a errada nomeação do MAI e revelou a sua impaciência com o tempo que o Governo está a gastar para provar algum ímpeto reformista.
Passos Coelho é uma permanente “dor de burro” para o primeiro-ministro. Mas há qualquer coisa que nele não bate certo - no que diz, no modo como o diz, revela uma negatividade que não era a sua marca quando conquistou o poder. Podíamos discutir as ideias, mas existia sonho e futuro. Hoje, sempre que abre a boca é para iluminar as sombras que vê, nunca a luz que deseja.
Passos é um Darth Vader quando antes usava uma espada de Jedi. Faz toda a diferença, pois sabemos como o filme termina."

Nota de rodapé.
Em resumo: Pedro Passos Coelho tem dito que Luís Montenegro deve "pedir mais força" ao eleitorado se a reforma laboral chumbar. 
Que o mesmo é dizer: quer eleições
Passos Coelho faz-me lembrar os adeptos do Grupo Desportivo Cova-Gala, que no meu tempo de director, para ajudar nunca apareciam.
Porém, no dia do jogo, estavam sempre presentes. 
Não para ajudar, não para apoiar.
Apenas à espera que as coisas corressem menos bem, que a equipa passasse por dificuldades no decorrer da partida para, aos gritos, dizerem que o  Treinador não percebia nada e já devia estar na rua.
Ao mesmo tempo, aproveitavam e diziam mal da Direcção...

Sem comentários: