Em Portugal, parece que só foram precisos mais 50 anos para querermos voltar ao princípio. Na Austrália, o partido político que nas eleições apresentou argumentos do Trump, perdeu quase metade do deputados e perdeu as eleições.
Efeito Trump deu a Albanese uma vitória histórica na Austrália
"Anthony Albanese é o primeiro chefe de governo a ser reeleito para um segundo mandato consecutivo em 21 anos, enquanto que Peter Dutton, o líder da oposição, perdeu o seu lugar de deputado.
O primeiro-ministro da Austrália, o trabalhista Anthony Albanese, proclamou a vitória do seu partido nas eleições gerais, tendo conseguido aumentar a sua maioria parlamentar depois de beneficiar da reação dos eleitores contra as políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, como já tinha acontecido na semana passada na reeleição dos liberais no Canadá. Este domingo, com 98,2% dos votos contados, os trabalhistas já tinham conquistado 85 dos 150 lugares no parlamento, mais oito do que tinham atualmente.
“Os australianos escolheram enfrentar os desafios globais à maneira australiana, cuidando uns dos outros e construindo o futuro. Os australianos escolheram um governo maioritariamente trabalhista”, disse Albanese, que se tornou no primeiro líder de governo no país a conseguir um segundo mandato consecutivo em 21 anos.
De acordo com antigos estrategas do derrotado Partido Liberal (de centro-direita), a reeleição do primeiro-ministro deve-se ao facto de este se ter apresentado durante a campanha como alguém em que confiar no meio da turbulência que se vive a nível global, em contraste com o líder da oposição Peter Dutton, que foi comparado a Trump.
Uma comparação que passa pelo facto de a coligação liderada por Dutton - que perdeu o seu lugar no parlamento - ter anunciado políticas semelhantes às da Administração Trump, como uma aposta na “eficiência governamental” e cortes nos serviços públicos, ou quando a ministra sombra Jacinta Nampijinpa defendeu que os liberais queriam “tornar a Austrália grande outra vez”.
Sem comentários:
Enviar um comentário