terça-feira, 11 de julho de 2023

Se a cidade da Figueira estivesse localizada a sul do Rio Mondego continuaríamos a adiar o inevitável?


 Via Diário as Beiras

Não percam mais tempo, nem brinquem com coisas muito sérias. 
Tudo está estudado, tudo foi dito, mas nada, até agora, se cumpriu. 
Será que o PS governamental e local, em Agosto de 2021, se limitou a fazer propaganda política, explorando os medos das pessoas?
Recorde-se: a 12 de Agosto, a pouco mais de um mês da realização das eleições de 26 de Setembro de 2021, o ministro do Ambiente assumiu que a transferência de areias para combater a erosão costeira a sul da Figueira da Foz, com recurso a um sistema fixo (bypass), é a mais indicada, e será realizada. 
“Avaliada esta solução [da transferência de areias] não há qualquer dúvida de que o bypass é a mais indicada e, por isso, vamos fazê-la”, disse na altura à agência Lusa o Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes.
“Estudo de Viabilidade de Transposição Aluvionar das Barras de Aveiro e da Figueira da Foz”, apresentado na manhã de 12 de Agosto de 2021 pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), avaliou quatro soluções distintas de transposição de areias e concluiu, para a Figueira da Foz, que embora todas as soluções sejam “técnica e economicamente viáveis”, o sistema fixo é aquele “que apresenta melhores resultados num horizonte temporal a 30 anos”.

Sem comentários: