segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O dossiê Eleições Autárquicas 2021, na Figueira, está aberto...

Fora da Figueira há uns dias, sem contactos com ninguém ligado à política figueirinha, apenas pelo que julgo ter percebido pela leitura do jornal, de uma penada, na sua edição da sexta-feira, o Diário as Beiras tentou matar 3 candidatos a candidatos no PSD no nosso concelho.

A saber:

1. Poiares Maduro “afasta a possibilidade de vir a ser candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz nas próximas eleições autárquicas”.
2. «A propósito do candidato do PSD à câmara, a Concelhia, liderada por Ricardo Silva, apesar de nunca o ter assumido publicamente, tem preferência pelo presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP) e ex-vice-presidente da Câmara de Montemor-o-Velho. No entanto, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, Pedro Machado garantiu: “Não sou candidato a candidato a nenhuma câmara municipal, dentro ou fora da Região Centro”.»
3. Santana Lopes: “A única exceção que abriria, se pudesse, era à Figueira da Foz, por razões sentimentais, mas também não vou”.

Questionado sobre o perfil do candidato que o seu partido deve apresentar, Miguel Poiares Maduro defendeu que “deve ser alguém capaz de mobilizar a autoestima da Figueira da Foz, que está muito em baixo”. E acrescentou que o cabeça de lista dos social-democratas “não [deve] vir para gerir a Figueira da Foz, mas sim para a transformar, com dois ou três projetos mobilizadores e disruptivos”.
Nesta peça jornalística sobre os restantes partidos, nem uma palavra. Deve ficar para o futuro.

Como não sei o que se vai passar nos outros partidos – CDS-PP, CDU, BE, Chega.. – vou acrescentar o óbvio.
Todos advínhamos o que se vai passar no PS. Carlos Monteiro, a não ser que aconteça algo de anormal ou extraordinário, deverá ser o candidato escolhido.
Carlos Monteiro, nunca fez questão de ficar conhecido pelo seu particular brilhantismo intelectual.
Optou por fazer passar, durante anos, a sua faceta de, do que mais do que um resistente, um sobrevivente à espera da sua hora. E a sua hora, chegou mesmo em Abril de 2019.

Infelizmente para o concelho a ascensão de Carlos Monteiro a presidente, não representou a concretização dos anseios de todos aqueles que não se reviam nem nos métodos nem nos resultados do anterior presidente. A realidade, é que globalmente não há diferenças qualitativas para melhor deste executivo, liderado por Carlos Monteiro, em relação aos liderados pelo falecido presidente João Ataíde.
Antes pelo contrário: Monteiro desbaratou rapidamente o capital de confiança que os figueirenses nele depositaram, na chefia de um executivo que é o pior que alguma vez o PS teve no concelho da Figueira.
Mais grave: Monteiro arrisca-se não só a enterrar-se como a levar consigo o PS Figueira.

O actual executivo não existe. O que há é uma junção de interesses pessoais, muitas vezes divergentes, como se tem visto... A disputa pelos louros entre vereadores, é, a todos os títulos, paradigmática.

Monteiro arranjou maneira de se tornar refém, não só de alguns vereadores, como de si próprio e da imagem que de si criou.
Um concelho, e a Figueira não é excepção, é aquilo que os seus cidadãos queiram que ele seja. O défice crónico da Figueira assenta numa mentira histórica: a Figueira pensa que continua a ser a rainha das praias de Portugal, dos Açores e da Madeira.

Não adianta tentar tapar o sol com uma peneira, mesmo que ela não esteja rota. Importa é estudar os problemas, enfrentá-los e resolvê-los.
Com transparência, coragem e verdade, os figueirenses encarariam as dificuldades que têm pela frente, com sofrimento e sacrifício, mas com mais esperança.

1 comentário:

CeterisParibus disse...

Um não vem, porque ninguém o conhece. Outro não vem, porque já o conhecem. O último não vem, porque à segunda só cai quem quer.

O PSD vai ter de arranjar mais um pat...candidato que não se importe de servir de carne para canhão, ou arranja um Tiririca. Qualquer que seja o plano, desconfio que nem aos 8.000 votos da última eleição chegam. E com isso lixamo-nos todos, excepto a malta que foi eleita com 24,98% dos votos em 2017 ( do total de eleitores ).