quarta-feira, 4 de março de 2020

Da série, "procura-se cooperação para piscinas"... (3)

Municipal, isso mesmo!, uma crónica de Silvina Queiroz

"É-nos feita a pergunta se a Câmara deveria chegar a acordo com o Ginásio Clube Figueirense para a construção da futura piscina municipal. Em minha opinião NÃO, redondamente NÃO!
A edilidade figueirense já deu o seu contributo para que o centenário Ginásio pudesse melhorar a sua piscina. E fez muito bem, pena que o processo acabasse um tanto inquinado, mas isto são outros “tremoços” que não vêm agora ao caso. Fez bem porque é suposto as câmaras municipais apoiarem as instituições que desenvolvam actividade, nomeadamente desportiva, servindo as populações. Isto é uma coisa, outra coisa absolutamente diversa é estas instituições substituírem as câmaras em matérias que são sua única responsabilidade.
Responsabilidade e dever. Há muito que a Figueira da Foz deveria ter sido dotada de uma piscina pública, municipal, como já acontece aliás em algumas freguesias. Uma piscina de dimensões regulamentares, coberta, com infraestruturas complementares adequadas, e destinada à fruição pública, através de preçários sociais e igualmente destinada à aprendizagem da natação, tanto mais pertinente quando habitamos aqui mesmo ao lado do oceano e este é “bicho” de respeito, que exige todas as cautelas quando “brincamos” com ele. É lamentável que ainda tantas pessoas não saibam nadar!
A câmara municipal construir este equipamento é uma necessidade e uma urgência. É até vergonhoso que não o possuamos, numa cidade e concelho que têm ambições e potencialidades turísticas e uma população bem maior que outros concelhos que já têm a sua piscina municipal há anos! Agora, fazer uma parceria com uma instituição privada, neste caso um clube que respeitamos e com uma história relevante, não é de todo aceitável.
O que seria afinal? Uma PPP em tamanho pequenino mas uma PPP? De novo afirmo não! Onde cairia a disponibilidade social para acolher todos, nas vertentes do lazer e da aprendizagem, onde se encaixariam as tarifas de cariz social, acessíveis a toda a população, sem excepções? Uma piscina municipal é isso mesmo, municipal. Ponto!"

Via Diário as Beiras

1 comentário:

Rogério Neves disse...

Parabéns Drª Silvina Queirós pela lucidez em saber exactamente determinar o que é uma construção privada e uma MUnicipal. O Ginásio tem todo o direito de construir uma piscina que é o seu sonho das ultimas decadas. Todavia que o promotor dessa construção seja o MUnicipio acho completamente errado. A figueira da Foz e os figueirenses têm direito a Uma PIscina Municipal e um Pavilhão Municipal que depois de construidos devem ser utilizados pelos clubes e pelos figueirenses sem estarem ligados a qualquer clube mas nunca a Camara Municipal deve perder o seu titulo de proprietária da s infraestruturas desportivas por si construidas