sábado, 9 de novembro de 2019

Manuel é mesmo um "sem-abrigo"?

"Sem-abrigo 'herói' emocionado com onda solidária", titula o jornal.


A história de vida de Manuel Xavier, um herói depois de salvar o bebé que foi atirado para o lixo, dada a conhecer pelo Correio da Manhã, impressiona, porque é comum à de tantos portugueses que permanecem no anonimato.

Será Manuel um sem-abrigo?
"Foi obrigado a deixar o trabalho, na construção civil, devido a problemas graves na coluna". 
Portanto, este "cidadão não é nenhum sem-abrigo, é um sem-emprego e um sem SNS."
É, no fundo, um português igual a todos nós, os que não pertencemos a elites.  Na verdade, chegou a "um sem-abrigo", por antes ser "um sem SNS" e, por causa disso,"um sem-emprego"...
Vejamos, via Correio da Manhã.
Mais de um ano de espera para operação
Manuel Xavier arrisca-se a ficar mais de um ano à espera para ser sujeito a uma operação à coluna. Documentos a que o CM teve acesso provam que, na terça-feira, foram marcadas duas ressonâncias magnéticas, à coluna cervical, assim como à coluna lombar, para o dia 8 de setembro de 2020 (daqui a 10 meses), tendo em vista uma eventual operação à coluna no Hospital de São José, em Lisboa.
Depois, tendo por base que mais de 3 mil doentes não prioritários aguardam, em média, 184 dias por uma primeira consulta de Neurocirurgia naquele hospital, Manuel deverá ter de esperar mais meio ano.
Após confirmada a necessidade de ser operado, passará a engrossar a lista de mais de mil pessoas que aguardam, quase três meses, por uma cirurgia da especialidade. No total, entre exames, nova consulta e cirurgia, deverá esperar mais de um ano.
Tempo máximo de espera de 150 dias
O tempo máximo de respostas para uma primeira consulta de especialidade hospitalar, para um doente com prioridade "normal" referenciado pelo centro de saúde, é 150 dias.

270 dias são limite para cirurgias
270 dias seguidos é o tempo máximo, considerado clinicamente aceitável, para cirurgia programada, em casos de doentes com baixa prioridade.

Começou a trabalhar com apenas 13 anos
Manuel Xavier, de 44 anos, revelou no programa da CMTV, ‘Manhã CM’, toda a sua história. "Comecei a trabalhar muito cedo, aos 13 anos", contou. Foi casado cerca de 17 anos com a mãe do filho, de 16, e explicou que a relação terminou porque começou a ter problemas com o álcool. Manuel fez recuperação.

Sem comentários: