sexta-feira, 11 de junho de 2021

A “Rota da Liberdade”, um percurso cultural

A Pó de Saber-Cultura e Património apresenta um novo percurso cultural na Figueira da Foz intitulado “Na Rota da Liberdade – A Figueira e os refugiados da II Guerra Mundial”
Fotos Manuel Santos. Imagens da Coleção do Arquivo Municipal da Figueira da Foz
Neste percurso, de cerca de dois quilómetros e com duração de duas horas, os visitantes poderão reconstituir a chegada dos comboios de refugiados à Figueira da Foz, revisitar algumas das casas onde foram acolhidos e os lugares onde encontraram repouso e amizade solidária. 
Para “milhares de refugiados a quem, sobretudo a partir de junho de 1940, foi destinada a Figueira da Foz como zona de residência fixa, a espera por vistos de passagem para o continente americano, por notícias dos que ficaram para trás e dos que já haviam partido foi marcada pela angústia e pela tragédia da deslocação forçada”. “No entanto, como tantos ainda hoje recordam em memórias pessoais e institucionais que ligam de forma perene a Figueira da Foz ao Mundo, a ansiedade do desconhecido foi amenizada pelo carinho e boa-vontade das autoridades e cidadãos figueirenses, que se desdobraram em iniciativas para prover pelo seu conforto e bom acolhimento”, destaca a Pó de Saber-Cultura e Património. 
Este programa foi desenvolvido em parceria com algumas das lojas do “Comércio com História” da Figueira da Foz e desvenda micro-histórias do quotidiano solarengo dos “turistas acidentais” na sua rota do horror para a liberdade. 
Os percursos realizam-se de junho a setembro, à terça-feira, pelas 10H00, e aos sábados, pelas 16H00, e têm o custo de 10 euros por pessoa (gratuito para crianças até 12 anos). O percurso realiza-se no exterior, com breves passagens por espaços comerciais, sendo solicitado aos inscritos para que cumpram todas as regras de segurança impostas pela DGS com relação à covid-19. A Pó de Saber vai retomar os proramas culturais “Coração do Bairro-Percurso cultural e gastronómico” e a visita guiada às igrejas de Santo António e São Francisco (sábados e domingos às 15H00). Todas as informações podem ser obtidos através dos seguintes CONTACTOS | podesaber.patrimonio@gmail.com | t. 964 460 709 | facebook @podesaberpatrimonio | instagram podesaber.patrimonio | twitter @po_saber. 

Sem comentários: