terça-feira, 6 de outubro de 2009

O debate. Ou a falta dele….

Ontem à noite estive ocupado.
Apesar disso, ao que me contaram, parece que me quiseram meter num debate para onde não houvera sido convocado, nem teria de estar presente.
Por atenção, aos que em 2005 me elegeram para a Assembleia de Freguesia, esclareço o seguinte:


1. Se São Pedro, há 16 anos, não fosse governada por um caudilho, como estamos em democracia, situação e oposição, teriam os mesmos deveres, direitos e obrigações.
2. Trabalho por turnos, aliás como a maioria dos membros que fizeram parte da anterior Assembleia de Freguesia de São Pedro.
3. Só que, durante 4 anos, sempre houve tratamento diferenciado para os 8 componentes da situação e o único representante da oposição, membros do mesmo órgão autárquico onde todos deveriam ter, por direito próprio, os mesmos direitos, deveres e obrigações.
4. Passo a explicar: na marcação das Assembleias, nunca fui abordado, formal ou informalmente, acerca das minhas disponibilidades profissionais, o que aliás acontecia, e bem, com os membros da maioria que dominava absolutamente a Assembleia de Freguesia de São Pedro. Por esse facto, tive muitas dificuldades em acompanhar as reuniões da Assembleia de Freguesia de São Pedro.
5. Em devido tempo, e por mais de uma vez, alertei, por escrito, para o tratamento desigual que me era dado por parte da força maioritária em São Pedro, quando, por direito próprio, meu e dos eleitores que me colocaram naquele órgão, merecia tratamento igual a todos os componentes da Assembleia de Freguesia de São Pedro.
6. Nunca recebi qualquer resposta.
7. Aqui está a razão da minha não comparência em algumas reuniões da Assembleia de Freguesia de São Pedro no anterior mandato.
8. Aqui está a principal razão, porque declinei encabeçar a lista da CDU para o próximo mandato.
9. Aliás, isto pode ser facilmente comprovado através das cartas a justificar as minhas faltas, que enviei, de harmonia com a lei, à Assembleia de Freguesia de São Pedro, em tempo oportuno.


ADENDA:

Os políticos que, nos últimos anos, estiveram à frente dos destinos da minha Freguesia, do meu ponto de vista, há muito que não representam o Povo. Representam interesses vários, proeminentemente, políticos (PSD/Figueira de Duarte Silva e companhia) económicos e próprios. Talvez, por isso, a ainda actual junta se confunda com uma direcção comercial, gerindo a Terra, não no interesse das populações mas, em função de superiores interesses, por vezes contraditórios, quando não, inconfessáveis, firmemente sustentada na força politica do capital. Repare-se, no dinheiro que uma lista, dita de independentes, está a gastar nesta campanha e gastou há 4 anos atrás, em 2005.
Este executivo, que administra a empresa Junta de Freguesia de Pedro, entre a propaganda à sua brilhante gestão, inventou um mito: só eles é que são competentes, só eles é que sabem, se não forem eles é o caos. O vendedor autárquico local, não tem deixado os seus créditos por mãos alheias – reparem só, no decorrer do passado ano, quantas reportagens, muitas delas encomendadas e pagas, não saíram na imprensa local, a vender o genial produto, que é a obra de Carlos Simão..
Mas que obra era essa? A exemplo do que acontece por esse País fora, onde não há autarquia que não sonhe com o jackpot do euromilhões, configurado em mais um resort de luxo, 18 torres de escritórios e habitações, uma ou duas marinas e meia dúzia de greens, aqui era a Fadesa a fada milagreira que iria resolver o problema da piscina, prometida e não construída, do pavilhão gimno-desportivo, prometido e não construído, do sintético, prometido e não construído e por aí adiante. Depois, tal como acontece no portinho da gala, uma obra do poder central, reivindicava-se o mérito da coisa, claro, esquecendo as partes gagas, como a ultrapassagem da lei – os terrenos do Alberto Gaspar ainda são zona industrial; desrespeito por área protegida – o caso do campo de futebol do GDCG – etc. etc. etc.
Claro, que na óptica comercial do poder local proeminente em São Pedro , isto são apenas uns hectares de frente de mar, terreno para lotear e encher a betão, lindas moradias com vista para o pinhal e outras para o mar.

Meus Amigos: ganhe quem ganhar as próximas eleições em São Pedro, enquanto tiver vida e saúde, nunca me irei conformar com a ideia de que a minha Terra é apenas um mercado imobiliário.
A minha Terra é o sol que me deu o ser, vida , sonhos, tempo, espaço.


Sem comentários: