segunda-feira, 8 de julho de 2013

Oh Fernando, "que parvoíce"..


Agora, olha: "levanta-te e ri"!..

E os briefings?..

Que é feito dos briefings?
Dois briefings depois, acabaram os briefings?..

O que nos vale é que este presidente da república e este governo nos defendem dos males da democracia…

"Os portugueses cuspiram em Gaspar, sem dúvida um dos melhores ministros das finanças que Portugal alguma vez teve. Se não querem Gaspar, ficam apenas com um(a) Gaspar II ou III, sem o prestígio e a solidez do I" –  comentário lido na página online do Correio da Manhã.

Pois é.
Isto da democracia tem muito que se lhe diga. Ele há males que vêm por bem e bens que vêm por mal. Um destes é a possibilidade da escolha. A possibilidade de escolha leva a que as pessoas se tornem cada vez mais esquisitas, picuinhas, exigentes, chatas, complicadas, obsoletas e “fora de moda”.
Para evitar chatices e mal entendidos, a escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças foi uma imposição da troika (BCE, CE e FMI) e do Governo alemão, particularmente do ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, apurou o Correio da Manhã. Esta terá sido uma das razões para o primeiro-ministro ter decidido manter a ministra nas Finanças, apesar do pedido de demissão de Paulo Portas do Governo.
Ainda de harmonia com o mesmo jornal, o ex-ministro das Finanças, Vítor Gaspar, empenhou-se, pelo menos nos últimos meses antes da sua saída do Governo, em apresentar Maria Luís Albuquerque aos seus homólogos europeus, nomeadamente nas reuniões do Eurogrupo e do Ecofin.
Vítor Gaspar, que já estava a preparar a sua saída do Governo, tratou de convencer a troika e a Alemanha de que a escolha de Maria Luís Albuquerque era a melhor solução para Portugal continuar a aplicar o programa de assistência económica e financeira.
E parece ter dado resultado.
É mais do que tempo, portanto,  para que o nosso ensino universitário acompanhe os novos ventos dos tempos  que correm em Portugal.
Proponho, por conseguinte, a quem de direito, a criação da pós graduação “Desenrascanço e Sucesso na Política", avançando desde já, com os nomes dos professores responsáveis para as cadeiras obrigatórias.
- "Relações Familiares e Offshores", regida por Isatino Morais;
- "Democracia e Pluralismo", regida por Alberto João Jardim;

- "Direito Penal e Processo Penal", regida por Fátima Felgueiras;
- "Ética e Liberdade de Imprensa", regida por Avelino Ferreira Torres;
- “Irrevogabilidade”, regida por Paulo Portas;
- “Pragmatismo político”, regida por Passos Coelho;
- “Grande economia”, regida por Cavaco Silva.

"Bruxelas prepara um «resgate brando» para Portugal sem o FMI"...

... avança El País!..
Só me gozam: a realização de eleições é que não nos atirava para um segundo resgate? Não estava tudo a correr tão bem?..
Ou isto, sim, é que já era mesmo irrevogável?..

Um dia acordas e percebes que já não acreditas em nada…

Pelo andar da carruagem,  sabia que isso iria acontecer um dia, só não sabia é qual seria o dia…
Hoje é  o dia.

domingo, 7 de julho de 2013

A lista do PS figueirense…

António Tavares, actual vereador,  5º.      João Portugal, presidente da concelhia e  deputado, .
O Partido Socialista reuniu ontem a sua Comissão Política Concelhia da Figueira da Foz e aprovou a lista de candidatos efectivos à vereação da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
A lista submetida à aprovação da Comissão Política, de que tomei conhecimento via Figueira na Hora,  é a seguinte:

1. João Ataíde
2. Carlos Monteiro
3. Ana Oliveira Carvalho
4. João Portugal
5. António Tavares
6. Marina Resende Gomes Silva
7. José Fernando Guedes Correia
8. Paulo Duque
9. Maria Teresa Cruz Diniz.

Em tempo.
Por mim, dispenso qualquer justificação.
Percebo perfeitamente que seja preciso encaixar  pessoas que podem ficar sem emprego!..

A Figueira e a conversa da treta...

Já há muito que este enquadramento me desperta  o olhar e a atenção.
Estive para publicar estas  fotos e,  apenas,  colocar em título: "SEM COMENTÁRIOS"!..
Contudo não resisti.
Há quem pense que o betão é sinónimo de progresso. 
Pode até ser, pois há lugar para tudo. O betão tem é de estar no seu espaço próprio.
A vista da baía da cantada, aclamada e endeusada Praia da Figueira da Foz, deveria ter sido  preservada, acarinhada e defendida, não só por quem de direito, mas por todos os que dizem que amam a Figueira e dizem que são Figueira.
Se algumas décadas atrás a encosta da Serra ainda poderia ser vista de qualquer lugar, hoje para a vermos, temos de a espreitar  por entre torres de  betão.
Neste espaço de tempo, três torres foram erguidas.
Estragaram a harmonia paisagística da avenida mais emblemática da Figueira da Foz, a “Rainha das Praias de Portugal”, onde os políticos responsáveis se deveriam  ter  imposto, onde toda a gente que diz que ama a Figueira se deveria ter imposto e não permitir que tais mamarrachos fossem erguidos em nome do progresso.
Tal não foi feito. O resto é conversa da treta…

«Só uma coisa é mais terrível do que a calúnia: a verdade.»

Palavras para quê?...


Comunicado alegadamente oficioso

"O mais alto reformado da Nação faz saber que o circo está encerrado para fim-de-semana e que voltará à cena no próximo dia útil dentro do normal horário do expediente." 
LNT

Bom doingo

sábado, 6 de julho de 2013

"Foram tudo nervos"...

Bom!.. 
Pronto: parece que já passou  a crise…

Em tempo. 
“Não sei se o Portas é assim tão inteligente e o Passos tão estúpido. Mas esta pergunta faz todo o sentido: por que é que os políticos fazem tudo nos hotéis como as putas?”

Lixaram a exportação do pastel de nata?...

Se é para o bem de todos e a bem da Nação, pronto: digam ao povo que fico!..

Em tempo.
Que vão fazer com o Álvaro?..

Cavaco Silva e a crise: dúvidas?

Um país pode ficar refém dos golpes de um político? Subsistirá alguma credibilidade externa, depois do espectáculo degradante a que todos assistimos, com estes governantes ? 
O que é pior para o país e para os portugueses: um governo de gente sem palavra e incapaz de gerar a mínima confiança na governação ou eleições antecipadas? 
Estas são as três questões a que o presidente da República tem de responder, com base na interpretação do texto constitucional, mas a avaliar pelo que já se passou, em diversas ocasiões, desde 2006, alguém ainda tem dúvidas sobre qual vai ser a decisão presidencial?

Via MAIS ACTUAL

Solidez

Enquanto não sabemos verdadeiramente qual será a «fórmula final» do entendimento político entre Passos e Portas… 

1- Se passasse pela capacidade de misturar no mesmo governo a Maria Luís com o Portas, seria de uma solidez a toda à prova. 
2- Se passasse por deixar a Maria Luís fora do governo, após ter acabado de tomar posse (por decisão vincadamente pessoal do nosso primeiro-ministro Passos Coelho), seria de uma solidez a toda a prova. 
3- Se passasse por deixar o líder e negociador principal da parte do CDS, o Portas, ficar fora do governo, seria de uma solidez a toda aprova. 

Em tempo. 
Como se vê, várias são as hipóteses que permitem soluções sólidas.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ganda Miguel...

Foto sacada ao Somos Figueira

O Ken

“O primeiro-ministro fez com Portas o que está a fazer com o país inteiro: fez-nos reféns. Escavacou o que sobrava das finanças públicas (défice, dívida pública, desemprego – tudo partido), deu cabo de qualquer espécie de diálogo com os sindicatos, desfez toda a confiança e, no fim desta tragédia, achou que seria precisamente a tragédia a amarrar-nos uns aos outros.
Portas não aguentou e será julgado politicamente por isso, mas não podemos inverter a realidade. Passos Coelho, com aquele ar de Ken infeliz e sofrido, levou-nos ao abismo por incompetência e arrogância.”


Ora aqui está uma notícia que esperava…

Autárquicas 2013: Virgínia Pinto é mandatária da candidatura «Somos Figueira»

Em tempo. 
Desculpe-me minha senhora, mas  não me vou pronunciar sobre esta matéria, pois corria o risco de não ser entendido…

Cavaco quer garantia de estabilidade..

Cavaco concorda com Lili Caneças...
 "Ser ministro, é o contrário disto"...

Lili Caneças e a explicação para a actual crise...


"Ser ministro, é o contrário disto"...

Em tempo.
Bebido aqui.

Em tempo

"A demonização das eleições é um dos traços autoritários mais preocupantes dos dias de hoje. As eleições são apresentadas como sinónimo de um "país que pára",  um acto inútil "porque tudo fica na mesma", um enorme desperdício de dinheiro a evitar a todo o custo. Ouvindo com atenção os argumentos hostis à possibilidade de eleições imediatas percebe-se que eles não dizem respeito apenas à antecipação de eleições no actual contexto de crise, mas a todas as eleições, às eleições de per si. São, no seu entender, um momento anti-económico e um obstáculo a que o país "trabalhe" e "ande para a frente". A questão tem a ver  com a ideia de que a democracia é uma perturbação inaceitável, ou apenas aceite no limite da condescendência, para um ideal de funcionamento tecnocrático, aplicado por uma burocracia "racional", a mando de não se sabe de quem."


Via Abrupto

X&Q1175


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Aconteceu alguma coisa?..

Acabei de ouvir Passos em directo na televisão após 3 conversas com Portas... 
Não percebi muito bem o que disse, mas o jornalista, no final do directo, disse que continua tudo em aberto. 
A emissão passou para Fafe.
Peço desculpa ao "Chumbito", mas vou arejar... 
Estou farto de palhaçadas.

Agora não se esqueçam de continuar a propalar que só sei dizer mal!..


Manifestando,  uma vez mais,  a sua preocupação com a cultura política concelhia, em particular, com a sua divulgação, o que, em nosso entender, contribue  da forma mais decisiva e incisiva para a construção de uma Figueira melhor, é com enorme satisfação que, depois de gostosamente divulgarmos o hino acima, informamos que será hoje apresentado o mandatário da candidatura SOMOS FIGUEIRA.
Tal, acontecerá hoje, quinta-feira dia 4 de julho, às 21h30, no Sweet Atlantic Hotel & SPA

Em tempo.
Dispenso agradecimentos pela divulgação.

Caros leitores, não tenhamos ilusões

Só quem, por juventude ou esquecimento, não tem memória da história recente do país é que pode pensar que desta negociação entre Passos Coelho e Paulo Portas vai resultar alguma coisa de útil.
O país assistiu a esta experiência com os governos de Pinto Balsemão.
Lembram-se?..

Já não há telenovelas como antigamente!..

Quem disse que havia desemprego em Portugal?...

Os portugueses não querem é trabalhar e os patrões têm de pagar 180 EUROS/MÊS aos asiáticos. 
Coitados dos patrões?..
Sempre é melhor do que nada, não é verdade, doutor Salgado?

"Sem medo, pânico ou resignação"

"Este não é um tempo para meias-medidas e meias-palavras. Este Governo acabou. 
Se não for a bem, infelizmente vai ser a mal."

Espero que ninguém se ofenda com a pergunta:

Para que serviu o Conselho de Coordenação da Coligação criado em meados de setembro do ano passado?..

Divórcio ou reconciliação?..

Neste momento, a situação continua complicada.
É o habitual nestes casos: tudo por causa das criancinhas...
Entretanto, Pedro e Paulo voltam a encontrar-se esta quinta-feira de manhã.

Em tempo.
As criancinhas somos nós

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Portas merece, mas não o podemos deixar cair...

É só para deixar o seguinte que acabei de ler no JN...
"O CDS parece disposto a viabilizar a coligação com o PSD, pelo menos, até à saída da "troika" do país, aprazada para Abril de 2014. Portas deixa o Executivo e o partido, abrindo caminho a Nuno Melo, atual vice-presidente."

Desviou? Essa sombra pairou!... Mas, o facto ainda não se apurou...

"Ana Moura – a ex-vogal da comissão política do PSD Setúbal que está a ser investigada por desvio de fundos do partido e falsificação de documentos – mantém-se a trabalhar no Ministério das Finanças, apesar de ter sido exonerada do cargo de secretária pessoal da secretária de Estado do Tesouro.
Maria Luís Albuquerque aceitou o pedido de demissão da sua assistente pessoal no dia 19 de Junho, na sequência das notícias que davam conta que Ana Moura estava a ser investigada pelo PSD Almada por desfalcar o partido. Mas, entretanto, deu-lhe um novo cargo na secretaria de Estado, tal como revela o despacho de exoneração/nomeação já publicado em Diário da República."

Via jornal O SOL

Haja saúde, alegria e, como dizia a minha avó, "coza o forno"...

Em tempo.
Dispenso agradecimentos pela divulgação.

"Garotos" ou "delinquentes"?..

A aparente ruptura da coligação a nível nacional, por assinalável coincidência, ocorreu 24 horas depois de o Conselho Nacional do CDS ter aprovado a formação de 102 coligações com o PSD ao nível autárquico. Se houver eleições antecipadas para a Assembleia da República, eventualmente no mesmo dia das eleições locais, teremos este paradoxo instalado na direita portuguesa: de braços abertos nas autárquicas, de costas voltadas nas legislativas.
Como escreveu Fernando Pessoa, num dos seus cáusticos poemas sobre Salazar, "o que não faz sentido é o sentido que tudo isto tem".

Quem manda sabe sempre primeiro

"Saxo Bank avisa que governo português vai cair dentro de 48 horas"...