segunda-feira, 8 de julho de 2013
O que nos vale é que este presidente da república e este governo nos defendem dos males da democracia…
"Os portugueses
cuspiram em Gaspar, sem dúvida um dos melhores ministros das finanças que
Portugal alguma vez teve. Se não querem Gaspar, ficam apenas com um(a) Gaspar
II ou III, sem o prestígio e a solidez do I" – comentário lido na
página online do Correio da Manhã.
Pois é.
Isto da democracia
tem muito que se lhe diga. Ele há males que vêm por bem e bens que vêm por mal.
Um destes é a possibilidade da escolha. A possibilidade de escolha leva a que
as pessoas se tornem cada vez mais esquisitas, picuinhas, exigentes, chatas,
complicadas, obsoletas e “fora de moda”.
Para evitar chatices e mal entendidos, a escolha de Maria
Luís Albuquerque para a pasta das Finanças foi uma imposição da troika (BCE, CE
e FMI) e do Governo alemão, particularmente do ministro das Finanças, Wolfgang
Schäuble, apurou o Correio da Manhã. Esta terá sido uma das razões para o
primeiro-ministro ter decidido manter a ministra nas Finanças, apesar do pedido
de demissão de Paulo Portas do Governo.
Ainda de harmonia com o mesmo jornal, o ex-ministro das
Finanças, Vítor Gaspar, empenhou-se, pelo menos nos últimos meses antes da sua
saída do Governo, em apresentar Maria Luís Albuquerque aos seus homólogos
europeus, nomeadamente nas reuniões do Eurogrupo e do Ecofin.
Vítor Gaspar, que já estava a preparar a sua saída do
Governo, tratou de convencer a troika e a Alemanha de que a escolha de Maria
Luís Albuquerque era a melhor solução para Portugal continuar a aplicar o
programa de assistência económica e financeira.
E parece ter dado resultado.
É mais do que tempo, portanto, para que o nosso ensino universitário
acompanhe os novos ventos dos tempos que
correm em Portugal.
Proponho, por conseguinte, a quem de direito, a criação da
pós graduação “Desenrascanço e Sucesso na Política", avançando desde já, com os
nomes dos professores responsáveis para as cadeiras obrigatórias.
- "Relações
Familiares e Offshores", regida por Isatino Morais;
- "Democracia e Pluralismo", regida por Alberto João Jardim;
- "Direito Penal e Processo Penal", regida por Fátima Felgueiras;
- "Ética e Liberdade de Imprensa", regida por Avelino Ferreira Torres;
- "Democracia e Pluralismo", regida por Alberto João Jardim;
- "Direito Penal e Processo Penal", regida por Fátima Felgueiras;
- "Ética e Liberdade de Imprensa", regida por Avelino Ferreira Torres;
- “Irrevogabilidade”,
regida por Paulo Portas;
- “Pragmatismo
político”, regida por Passos Coelho;
- “Grande economia”,
regida por Cavaco Silva.
"Bruxelas prepara um «resgate brando» para Portugal sem o FMI"...
... avança El País!..
Só me gozam: a realização de eleições é que não nos atirava para um segundo resgate? Não estava tudo a correr tão bem?..
Ou isto, sim, é que já era mesmo irrevogável?..
Só me gozam: a realização de eleições é que não nos atirava para um segundo resgate? Não estava tudo a correr tão bem?..
Ou isto, sim, é que já era mesmo irrevogável?..
Um dia acordas e percebes que já não acreditas em nada…
Pelo andar da carruagem, sabia que isso iria acontecer um dia, só não
sabia é qual seria o dia…
Hoje, é o dia.
domingo, 7 de julho de 2013
A lista do PS figueirense…
![]() |
| António Tavares, actual vereador, 5º. João Portugal, presidente da concelhia e deputado, 4º. |
O Partido Socialista
reuniu ontem a sua Comissão Política Concelhia da Figueira da Foz e aprovou a
lista de candidatos efectivos à vereação da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
A lista submetida à aprovação da Comissão Política, de que tomei conhecimento via Figueira na Hora, é a seguinte:
A lista submetida à aprovação da Comissão Política, de que tomei conhecimento via Figueira na Hora, é a seguinte:
1. João Ataíde
2. Carlos Monteiro
3. Ana Oliveira Carvalho
4. João Portugal
5. António Tavares
6. Marina Resende Gomes Silva
7. José Fernando Guedes Correia
8. Paulo Duque
9. Maria Teresa Cruz Diniz.
Em tempo.
Por mim, dispenso qualquer justificação.
Percebo perfeitamente que seja preciso encaixar pessoas que podem ficar sem emprego!..
A Figueira e a conversa da treta...
Já há muito que este enquadramento me desperta o olhar e a atenção.
Estive para publicar estas fotos e,
apenas, colocar em título:
"SEM COMENTÁRIOS"!..
Contudo não resisti.
Há quem pense que o betão é sinónimo de progresso.
Pode até ser, pois há lugar para tudo. O betão tem é de estar no seu espaço próprio.
A vista da baía da cantada, aclamada e endeusada Praia da
Figueira da Foz, deveria ter sido
preservada, acarinhada e defendida, não só por quem de direito, mas por
todos os que dizem que amam a Figueira e dizem que são Figueira.
Se algumas décadas atrás a encosta da Serra ainda poderia ser
vista de qualquer lugar, hoje para a vermos, temos de a espreitar por entre torres de betão.
Neste espaço de tempo, três torres foram erguidas.
Estragaram a harmonia paisagística da avenida mais
emblemática da Figueira da Foz, a “Rainha das Praias de Portugal”, onde os
políticos responsáveis se deveriam
ter imposto, onde toda a gente que
diz que ama a Figueira se deveria ter imposto e não permitir que tais
mamarrachos fossem erguidos em nome do progresso.
Tal não foi feito. O resto é conversa da treta…
Comunicado alegadamente oficioso
"O mais alto reformado da Nação faz saber que o circo está encerrado para fim-de-semana e que voltará à cena no próximo dia útil dentro do normal horário do expediente."
LNT
LNT
sábado, 6 de julho de 2013
"Foram tudo nervos"...
Bom!..
Pronto: parece que já passou a crise…
Em tempo.
“Não sei se o Portas é assim tão inteligente e o Passos tão estúpido. Mas esta pergunta faz todo o sentido: por que é que os políticos fazem tudo nos hotéis como as putas?”
Pronto: parece que já passou a crise…
Em tempo.
“Não sei se o Portas é assim tão inteligente e o Passos tão estúpido. Mas esta pergunta faz todo o sentido: por que é que os políticos fazem tudo nos hotéis como as putas?”
Lixaram a exportação do pastel de nata?...
Se é para o bem de todos e a bem da Nação, pronto: digam ao povo que fico!..
Em tempo.
Que vão fazer com o Álvaro?..
Em tempo.
Que vão fazer com o Álvaro?..
Cavaco Silva e a crise: dúvidas?
Um país pode ficar refém dos golpes de um político? Subsistirá alguma credibilidade externa, depois do espectáculo degradante a que todos assistimos, com estes governantes ?
O que é pior para o país e para os portugueses: um governo de gente sem palavra e incapaz de gerar a mínima confiança na governação ou eleições antecipadas?
Estas são as três questões a que o presidente da República tem de responder, com base na interpretação do texto constitucional, mas a avaliar pelo que já se passou, em diversas ocasiões, desde 2006, alguém ainda tem dúvidas sobre qual vai ser a decisão presidencial?
Via MAIS ACTUAL
O que é pior para o país e para os portugueses: um governo de gente sem palavra e incapaz de gerar a mínima confiança na governação ou eleições antecipadas?
Estas são as três questões a que o presidente da República tem de responder, com base na interpretação do texto constitucional, mas a avaliar pelo que já se passou, em diversas ocasiões, desde 2006, alguém ainda tem dúvidas sobre qual vai ser a decisão presidencial?
Via MAIS ACTUAL
Solidez
Enquanto não sabemos verdadeiramente qual será a «fórmula final» do entendimento político entre Passos e Portas…
1- Se passasse pela capacidade de misturar no mesmo governo a Maria Luís com o Portas, seria de uma solidez a toda à prova.
2- Se passasse por deixar a Maria Luís fora do governo, após ter acabado de tomar posse (por decisão vincadamente pessoal do nosso primeiro-ministro Passos Coelho), seria de uma solidez a toda a prova.
3- Se passasse por deixar o líder e negociador principal da parte do CDS, o Portas, ficar fora do governo, seria de uma solidez a toda aprova.
Em tempo.
Como se vê, várias são as hipóteses que permitem soluções sólidas.
1- Se passasse pela capacidade de misturar no mesmo governo a Maria Luís com o Portas, seria de uma solidez a toda à prova.
2- Se passasse por deixar a Maria Luís fora do governo, após ter acabado de tomar posse (por decisão vincadamente pessoal do nosso primeiro-ministro Passos Coelho), seria de uma solidez a toda a prova.
3- Se passasse por deixar o líder e negociador principal da parte do CDS, o Portas, ficar fora do governo, seria de uma solidez a toda aprova.
Em tempo.
Como se vê, várias são as hipóteses que permitem soluções sólidas.
sexta-feira, 5 de julho de 2013
O Ken
“O primeiro-ministro fez com Portas o que está a fazer com o
país inteiro: fez-nos reféns. Escavacou o que sobrava das finanças públicas
(défice, dívida pública, desemprego – tudo partido), deu cabo de qualquer
espécie de diálogo com os sindicatos, desfez toda a confiança e, no fim desta
tragédia, achou que seria precisamente a tragédia a amarrar-nos uns aos outros.
Portas não aguentou e será julgado politicamente por isso,
mas não podemos inverter a realidade. Passos Coelho, com aquele ar de Ken
infeliz e sofrido, levou-nos ao abismo por incompetência e arrogância.”
Ora aqui está uma notícia que esperava…
![]() |
| Autárquicas 2013: Virgínia Pinto é mandatária da candidatura «Somos Figueira» |
Em tempo.
Desculpe-me minha senhora, mas não me vou pronunciar sobre esta matéria, pois corria o risco de não ser entendido…
Em tempo
"A demonização das eleições é um dos traços autoritários mais
preocupantes dos dias de hoje. As eleições são apresentadas como sinónimo de um
"país que pára", um acto
inútil "porque tudo fica na mesma", um enorme desperdício de dinheiro
a evitar a todo o custo. Ouvindo com atenção os argumentos hostis à
possibilidade de eleições imediatas percebe-se que eles não dizem respeito
apenas à antecipação de eleições no actual contexto de crise, mas a todas as
eleições, às eleições de per si. São, no seu entender, um momento
anti-económico e um obstáculo a que o país "trabalhe" e "ande
para a frente". A questão tem a ver
com a ideia de que a democracia é uma perturbação inaceitável, ou apenas
aceite no limite da condescendência, para um ideal de funcionamento tecnocrático,
aplicado por uma burocracia "racional", a mando de não se sabe de
quem."
Via Abrupto
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Aconteceu alguma coisa?..
Acabei de ouvir Passos em directo na televisão após 3 conversas com Portas...
Não percebi muito bem o que disse, mas o jornalista, no final do directo, disse que continua tudo em aberto.
A emissão passou para Fafe.
Peço desculpa ao "Chumbito", mas vou arejar...
Estou farto de palhaçadas.
Não percebi muito bem o que disse, mas o jornalista, no final do directo, disse que continua tudo em aberto.
A emissão passou para Fafe.
Peço desculpa ao "Chumbito", mas vou arejar...
Estou farto de palhaçadas.
Agora não se esqueçam de continuar a propalar que só sei dizer mal!..
Manifestando, uma vez mais, a sua preocupação com a cultura política
concelhia, em particular, com a sua divulgação, o que, em nosso entender,
contribue da forma mais decisiva e
incisiva para a construção de uma Figueira melhor, é com enorme satisfação que,
depois de gostosamente divulgarmos o hino acima, informamos que será hoje apresentado o mandatário
da candidatura SOMOS FIGUEIRA.
Tal, acontecerá hoje, quinta-feira
dia 4 de julho, às 21h30, no
Sweet Atlantic Hotel & SPAEm tempo.
Dispenso agradecimentos pela divulgação.
Caros leitores, não tenhamos ilusões
Só quem, por juventude ou esquecimento, não tem memória da história recente do país é que pode pensar que desta negociação entre Passos Coelho e Paulo Portas vai resultar alguma coisa de útil.
O país assistiu a esta experiência com os governos de Pinto Balsemão.
Lembram-se?..
O país assistiu a esta experiência com os governos de Pinto Balsemão.
Lembram-se?..
Quem disse que havia desemprego em Portugal?...
Os portugueses não querem é trabalhar e os patrões têm de pagar 180 EUROS/MÊS aos asiáticos.
Coitados dos patrões?..
Sempre é melhor do que nada, não é verdade, doutor Salgado?
Coitados dos patrões?..
Sempre é melhor do que nada, não é verdade, doutor Salgado?
Espero que ninguém se ofenda com a pergunta:
Para que serviu o Conselho de Coordenação da Coligação criado em meados de setembro do ano passado?..
Divórcio ou reconciliação?..
Neste momento, a situação continua complicada.
É o habitual nestes casos: tudo por causa das criancinhas...
Entretanto, Pedro e Paulo voltam a encontrar-se esta quinta-feira de manhã.
É o habitual nestes casos: tudo por causa das criancinhas...
Entretanto, Pedro e Paulo voltam a encontrar-se esta quinta-feira de manhã.
Em tempo.
As criancinhas somos nós
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Portas merece, mas não o podemos deixar cair...
É só para deixar o seguinte que acabei de ler no JN...
"O CDS parece disposto a viabilizar a coligação com o PSD, pelo menos, até à saída da "troika" do país, aprazada para Abril de 2014. Portas deixa o Executivo e o partido, abrindo caminho a Nuno Melo, atual vice-presidente."
"O CDS parece disposto a viabilizar a coligação com o PSD, pelo menos, até à saída da "troika" do país, aprazada para Abril de 2014. Portas deixa o Executivo e o partido, abrindo caminho a Nuno Melo, atual vice-presidente."
Desviou? Essa sombra pairou!... Mas, o facto ainda não se apurou...
"Ana Moura – a ex-vogal da comissão política do PSD Setúbal que está a ser investigada por desvio de fundos do partido e falsificação de documentos – mantém-se a trabalhar no Ministério das Finanças, apesar de ter sido exonerada do cargo de secretária pessoal da secretária de Estado do Tesouro.
Maria Luís Albuquerque aceitou o pedido de demissão da sua assistente pessoal no dia 19 de Junho, na sequência das notícias que davam conta que Ana Moura estava a ser investigada pelo PSD Almada por desfalcar o partido. Mas, entretanto, deu-lhe um novo cargo na secretaria de Estado, tal como revela o despacho de exoneração/nomeação já publicado em Diário da República."
Via jornal O SOL
Haja saúde, alegria e, como dizia a minha avó, "coza o forno"...
Em tempo.
Dispenso agradecimentos pela divulgação.
Dispenso agradecimentos pela divulgação.
"Garotos" ou "delinquentes"?..
A aparente ruptura da coligação a nível nacional, por assinalável coincidência, ocorreu 24 horas depois de o Conselho Nacional do CDS ter aprovado a formação de 102 coligações com o PSD ao nível autárquico. Se houver eleições antecipadas para a Assembleia da República, eventualmente no mesmo dia das eleições locais, teremos este paradoxo instalado na direita portuguesa: de braços abertos nas autárquicas, de costas voltadas nas legislativas.
Como escreveu Fernando Pessoa, num dos seus cáusticos poemas sobre Salazar, "o que não faz sentido é o sentido que tudo isto tem".
Subscrever:
Mensagens (Atom)










