terça-feira, 14 de agosto de 2012

The policeman on the beach

foto sacada daqui
Cá está o exemplo de uma profissão  saudável e agradável,  vítima do progresso!..

Greve do sector portuário

Porto da Figueira da Foz "completamente parado". 
Que grande adesão!..

Assessorias

Há dois tipos de assessores.
Os oriundos das jotas.
E,  aqueles,  que já não encaixam em lugar nenhum, por terem excedido  o prazo de validade.
Um,  ou outro, consegue sobressair pela  qualidade  - bom senso -  o que, naturalmente, se reflecte na eficácia  do seu trabalho.
São as excepções, que confirmam a regra. 
Normalmente,  não têm origem em nenhuma das proveniências referidas acima. 

Olhem as primeiras páginas!..


Terminaram os Jogos Olímpicos Londres 2012 e já se fizeram muitos balanços.
Um deles,  é de Vítor Serpa,  Director do jornal A Bola, que por mero acaso li por ter encontrado o jornal na mesa de um café. 
Lá está apontado o habitual:   a ausência do desporto escolar, a presença  dos mesmos  nas  federações, o  empirismo na formação, etc.
Vítor Serpa, porém, pelo menos, ignorou uma questão – e quanto a mim importante.
Não referiu os jornais e os jornalistas, que se dizem “de todos os deportos”, mas que continuam a ignorar a  canoagem, o remo, o atletismo, o ténis de mesa, o basquetebol, o andebol, o hipismo, a ginástica, a natação, o ciclismo, etc., preferindo continuar a contribuir para futebolizar o País.
Reparem nas  primeiras  páginas dos jornais “desportivos” de hoje…
Por isto mesmo, é que já deixei de comprar jornais “ditos desportivos” há muitos e bons anos.

Portas e Seguro em almoço secreto

Segundo o apurado pelo Expresso, "Paulo Portas e António José Seguro almoçaram juntos, na quinta-feira, 2 de agosto, por iniciativa do ministro dos Negócios Estrangeiros.
O almoço aconteceu no Palácio das Necessidades, sede do ministério. Na ementa da conversa estiveram os temas incontornáveis da agenda nacional e internacional: a crise europeia, o programa de austeridade português, a execução das contas públicas deste ano e a preparação do Orçamento do Estado para 2013".
Há que ter "olho" para assegurar o futuro... 
"Para Portas, é fundamental manter contactos regulares com o PS e assegurar que os socialistas não se afastam do consenso nacional em torno do programa de ajustamento. Uma postura que, nota a direcção do PS, contrasta com o tom de agressividade que tem sido adoptado pelo primeiro-ministro e pelo PSD."

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Acaso?..


Viver em Massamá, como o acual PM…
Viajar em económica, como o actual PM…
Ir de férias para meio da confusão na Manta Rota,  Algarve,  em pleno Agosto (é certo, que bem acompanhado de seguranças…), como o actual PM…
Tudo isto é obra do acaso?..
Sinceramente, não sei…
Salazar,  "nasceu pobre e morreu  pobre" e não deixou de ser uma tristeza de homem e um  susto como  pessoa…

A língua portuguesa pode ser muito traiçoeira...

Só pode ser mesmo  isso!..
Recuso-me a acreditar que Marcelo Rebelo de Sousa quisesse revelar a vida sexual de membros deste governo!..
"O número dois do Governo tem, entre outras funções, a de cobrir o primeiro-ministro e o que tem acontecido é o primeiro-ministro a cobrir o número dois"...

Silly season... (IV)

Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o caso dos submarinos:
“... aparentemente eles desapareceram no passado. 
Ou no Governo em que Paulo Portas era ministro da Defesa, ou nos governos de José Sócrates”…
Talvez, quem irá algum dia saber?..
Cá para mim, a verdade sobre os submarinos deve estar a uma profundidade tal, que nem os próprios submarinos servirão para lá chegar!...

Londres 2012 chegou ao fim ...


... e Portugal passou ao lado das Olimpíadas...
Esta, foi a pior prestação desde Barcelona em 1992,  ao nível de medalhas. Nos últimos 16 anos, os atletas portugueses tinham conquistado pelo menos duas medalhas em cada edição. Em Londres, só a canoagem impediu que Portugal passasse oficialmente em branco.

Vicente Moura faz balanço positivo mas diz que há muito trabalho a fazer...
«O Governo acha que o desporto é quase irrelevante, a não ser para a fotografia no aeroporto, e nós infelizmente não temos conseguido atingir os patamares que devíamos. E isso a culpa é de todos nós e também das federações, do comité e, muito fundamentalmente, da população portuguesa que não tem exigido dos governos aquilo que tem que se exigir».

Com que então estamos no bom caminho?..

Oiçam o deputado Manuel Tiago:

domingo, 12 de agosto de 2012

Inesperadamente?..

Tiago Castelo Branco, Advogado com escritório na Figueira da Foz, membro da Comissão Política Concelhia do PS, secretário da Assembleia de Freguesia de S. Julião e deputado, em regime de substituição, na Assembleia Municipal da Figueira da Foz, é o novo Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara da Figuiera da Foz, dr. João Atáide, lugar esse vago desde finais de março do corrente ano.
"A inesperada vitória de Tiago Castelo Branco", segundo o blogue À Beira Mar, "deixou incrédulos os restantes três elementos da vereação, todos de férias,quando a história se soube."

Silly season... (III)

Se concorresse, em 20113, Santana ganharia as
 autárquicas, na Figueira, com maioria absoluta!

(Resultados da 1ª. sondagem 
Autárquicas/2013 na Figueira)
Se porventura concorresse, para  fazer a vontade e como prenda de anos ao recente aniversariante Miguel Almeida, Santana Lopes ganharia com uns robustos e substanciais 75%.
Se concorrer, para contrariar Portugal e Paredes, Ataíde deve ficar-se pelos 20%.
Se concorrer,  mais uma vez, para corresponder aos mais ardentes desejos dos camaradas da concelhia local, Silvina Queirós terá os habituais 3%.
O Bloco de Esquerda e o CDS deverão repartir equitativamente os dois por cento restantes, sejam quais forem os cabeças de lista que venham a apresentar.

Em tempo.
Os votos nulos e em branco não estão contemplados nesta sondagem realizada pela agência  Pouco  Acertiva, Estudos e Outras Previsões de Mercado, para o blogue Outra Margem.
A margem de erro é muito grande, pelo que se pede aos leitores que não façam apostas robustas nem substanciais em nenhum dos putativos candidatos com base nos resultados das  previsões desta sondagem.

Bom domingo

sábado, 11 de agosto de 2012

Silly season... (II)



Não sei se aí pela Figueira está a acontecer o mesmo, mas, por aqui, a notícia de que os comunistas espiam pelo ar condicionado fez esgotar o stock disponível de ventoinhas nas lojas de electrodomésticos.
Apesar de  estar previsto um abaixamento da temperatura, desde ontem à tarde que é completamente  impossível encontrar uma única ventoinha e os fornecedores não conseguem garantir  uma previsão para a reposição do stock.
Entretanto, nas ruas acumulam-se aparelhos de ar condicionado que as pessoas abandonam depois de os arrancar do tecto.
Em locais públicos, centros comerciais, restaurantes ou lojas, é altamente recomendável não ter conversas de índole política, social ou económica junto às saídas do ar condicionado.
A explicação para todo este estranho comportamento,   encontra-se  à vista de todos num Pingo Doce perto de si, onde ficará a saber o que têm em comum Zita Seabra e António Barreto.

Terão levado sumiço?..

"Desapareceram os documentos do negócio dos submarinos"...

Em tempo.
E não ocorreu a ninguém pedir a Paulo Portas uma 2.ª via dos documentos
É que entre 61 000 fotocópias de certeza que alguma coisa se havia de arranjar…

1882 – 2012, 130 anos da Linha da Beira Alta






















Exposição Comemorativa dos 130 anos da Linha da Beira Alta.
Está a decorrer  entre os dias 4 a 18 de Agosto no Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, em Carregal do Sal.
Esta mostra contou com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

1.ª Caminhada Diário as Beiras realiza-se amanhã...



... "tem início às 10H00 e tem uma extensão de 3,6 quilómetros e ligará a Torre do Relógio até à Rotunda do Pescador, em Buarcos, com regresso ao ponto de partida."

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Desgraçado País!..

Em finais de Março de 2007, nem D. Afonso Henriques, nem D. João II, nem Camões, nem mesmo o Infante D. Henrique...
António de Oliveira Salazar foi o nome escolhido pela maioria dos telespectadores da RTP1 que votaram na eleição do "maior português de sempre", no âmbito do programa "Os Grandes Portugueses".
Agora, Mário Soares pode ter conseguido estabilizar o país no período pós-revolucionário, Cavaco Silva ter sido o primeiro a conseguir completar um mandato, Durão Barroso até pode ter saído de São Bento para a presidência da Comissão Europeia, mas foi José Sócrates o escolhido, pelos leitores do Económico, como o melhor primeiro-ministro do país.
Porreiro,  pá!

Silly season...

foto sacada daqui

Uma pergunta a Zita Seabra (uma arrependida por anos de militância no eixo do mal, o Partido Comunista Português, de que se procurou  redimir através de uma transferências  para outras paragens políticas - sobretudo mais virtuosas. Anda pelo  PSD...):
Não existirão  documentos (e já agora escutas…)  que provem que a indumentária que alguns deputados do PCP usavam, nos idos de 80 do século passado,  fazia parte de um plano tenebroso para uniformizar  o mundo em termos de vestimenta global?..

Até arrepiou


Quando cheguei ao café a conversa estava acesa.
Dois homens,  já perto dos 80, discutiam acaloradamente sobre as dificuldades do dia a dia.
E, de repente, tudo acabou.
Com esta simples frase, dita por  um deles:
“Com tudo o que já veio para Portugal nos últimos tempos, se o comunismo fosse mau para os trabalhadores, podes ter a certeza que já  estava no governo…”
Fez-se um silêncio arrepiante e embaraçoso.
Acabei de tomar a bica e abalei, como se diz lá para os lados onde esta cena aconteceu…

X&Q1127


Todos não somos de mais


Quem tem a ousadia, como  é o meu caso, de desde 1976  ter opinião própria e ter a veleidade, ainda por cima,  de expô-la publicamente, especialmente em meios pequenos, aprende, com o tempo, a lidar com as críticas à mensagem  e  os ataques ao mensageiro.
Lido com isso há décadas. Apesar de nos quererem fazer crer que vivemos num País e numa Terra de brandos costumes, já tive de tudo: desde ameaças explícitas do patronato  até ameaças físicas…
Deixo à vossa imaginação o resto.
Embora correndo os riscos inerentes de quem ousa assumir a vida em plenitude, ainda para mais num meio pequeno e medríocre como é a Figueira,  nunca, como hoje,  foi tão importante escrever e ter opinião livre – na Figueira e no País.
A falta  de verdadeiros órgãos de informação deixou o espaço livre para a propaganda.
Sabemos que, espaços como este, não passam de D. Quixotes.
Contudo, nada é mais importante na vida do que ser livre.
Portugal,  está longe de ser uma nação civilizada. A Figueira, está longe de ser uma cidade aberta e tolerante.
Num País moderno e numa cidade civilizada e adulta, o pensamento e as ideias diferentes  coexistiriam  num contexto saudável, franco e aberto, sem preconceitos, sem amputações provocadas por velhos ódios recalcados, escondidos, latentes, perversos.
Por isso mesmo, por haver tanto caminho a percorrer até chegarmos a uma sociedade livre e tolerante, todos não somos de mais para alcançarmos essa aparente utopia.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Memória

foto sacada daqui
Relembrando o Mário Soares de há 36 anos atrás (mais mês menos mês) e de sempre...

Relvas, a caminho da imortalidade!..



Ontem, aqui no Outra Margem, demos conta da tirada do atleta João Silva a propósito das equivalências...
Mas, Relvas é mais famoso do que porventura imagina!..
Num  café de bairro o Jumento ouviu um camionista recusar uma montagem fotográfica de Relvas dizendo que já a tinha na cabina do camião.
Quando as fotografias, com o tema Relvas, substituem os calendários com mulheres nuas nas cabines dos camiões é porque não há par de mamas que aos olhos dos portugueses substituam as luzidias bochechas do Miguel Relvas…
Quando assim acontece, está-se a um pequeno passo de se poder atingir a imortalidade!..

Prova de Divulgação “Águas Abertas da Foz do Mondego” ...

X&Q1126


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

À especial atenção do ministro que tutela o desporto, Dr. Miguel Relvas

"Não sei se este nono lugar me dá equivalência a alguma disciplina de fisiologia do desporto ou alguma coisa. Caso não dê, vou ter mesmo de voltar a estudar."
Em tempo.
João Silva, estudante de Medicina de 23 anos,que agora irá concentrar-se na sua formação académica, em suspenso,  por causa da vinda aos Jogos.

S. Pedro ficou mais pobre: morreu o Capitão João Pereira Mano

Em 2005, a Junta de Freguesia de São Pedro decidiu  homenagear algumas personalidades locais, com a atribuição  do seu nome a Ruas da nossa Terra. Uma dessas figuras foi o Capitão João Pereira Mano.
Faleceu em Lisboa o Capitão  João Pereira Mano, até ao presente,  o maior investigador figueirense vivo e o maior conhecedor da história marítima do concelho da Figueira da Foz, autor de livros fundamentais para o conhecimento das nossas raízes, como “Lavos, Nove Séculos de História” e “Terras do Mar Salgado”, tudo resultado de décadas de investigação aturada em fontes directas.
A minha eterna gratidão ao Capitão João Pereira Mano,  por me ter dado a conhecer e a entender muito melhor a minha Terra e a minha Raíz.
O corpo do Capitão João Pereira Mano chegará à Capela de S. Pedro cerca do meio dia de amanhã, vindo de Lisboa, onde ficará em câmara ardente.
O  funeral realiza-se  pelas 16 horas para o cemitério de Lavos.
S. Pedro ficou mais pobre. Eu perdi um grande Amigo que tinha verdadeira estima e consideração por mim
Obrigado Capitão João Pereira Mano.
Sentidos pêsames a toda a família.

Álvaro és grande! Grande não!.. ENORME!..

 "Apesar do Governo ter decretado ‘tolerância zero' às rendas excessivas e sobrecustos no sector energético, os consumidores vão ser penalizados com um novo encargo na factura da electricidade e do gás natural. 
Diário Económico apurou que o Executivo prepara uma nova medida que obriga as empresas do sector e as famílias a pagarem todos os custos associados à supervisão, acompanhamento e fiscalização das concessões de electricidade e gás natural que, até agora, eram suportados pela Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGEG)."
O que nos vale é o Álvaro!..
Ai se não fosse o Álvaro!..
"Os portugueses seriam comidos por um aumento brutal previsto para um dia, mas que o Álvaro, com a sua capa de super-ministro, foi capaz de travar, enfrentando chineses e tudo."
Ai se não fosse o Álvaro!..
"De certeza que este novo encargo é pequenino, porque o Álvaro conseguiu garantir aumentos pequeninos. Obrigado, Álvaro."
O Álvaro é grande! ENORME!
O Álvaro é como o vinho do Porto.

Portugal, setembro de 1968...

imagem sacada daqui

terça-feira, 7 de agosto de 2012

“Porrada da velha”

Quando não têm abrigo, que alternativa resta aos sem abrigo para satisfazerem as suas necessidades?..
Sem abrigo, naturalmente…
Dois sem abrigo, foram apanhados a “fazer sexo”,  obviamente sem abrigo,  em plena rua pedonal de Santa Catarina, uma das mais movimentadas da cidade do Porto.
O bom povo do Norte, sempre facilmente excitável,  não gostou.

Parabéns ao Miguel Almeida pelos 42 anos

foto sacada daqui

Parabéns pelos 70 anos ao Caetano Veloso


Caetano Veloso, um dos mais importantes nomes da Música Popular Brasileira e um dos pais do Tropicalismo, completa 70 anos, muitos dos quais dedicados à música, sempre mostrando a sua consciência em relação ao que se passa à sua volta...

Quem anda à chuva está sujeito a molhar-se…

Detesto abrigar-me debaixo do guarda-chuva.
Consequentemente,  de vez em quando, apanho umas valentes molhas!
Qualquer dia, ainda apanho uma pneumonia e vazo desta para melhor.
Que ninguém tenha  pena.
A  culpa  tem sido minha...

O “rei da Manta Rota” a vender bolas de berlim


O ano passaso, sozinho,  vendia mais bolas de Berlim do que uma equipa de quatro da concorrência!
Na praia, as pessoas faziam fila para serem atendidas por ele.
Muitas vezes, nem precisava  sair do lugar para esvaziar os cestos que levava na mão, um de cada lado.
Dizia  que era o “rei da Manta Rota”, mas chama-se António Soares.