sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bendita Rússia...


O Mundial de futebol de 2018 vai ser na Rússia..
Ora bolas!..
Depois do Europeu de 2004, lá perdeu a Figueira, mais uma extraordinária  oportunidade de, finalmente, vir a ter  um estádio ultra-moderno...
Bendita  Rússia...

"O que aí vem..."

“O que aí vem é o mais próximo de que alguma vez estivemos, desde que há telefone, de uma guerra em termos do impacto que terá na sociedade portuguesa: mudanças reais e drásticas na vida quotidiana, tensão social extrema, queda de alguns mitos, questionamento de certezas tidas por imortais.
Políticos de plástico têm utilizado a expressão de Churchill " sangue , suor e lágrimas". É difícil de compreender que se peça sacrifícios às pessoas se esses sacrifícios não forem distribuídos. E as palavras não podem, em alturas destas, ser tão estupidamente vãs. Essa parte do discurso, proferido em 13 de Maio de 1940, na Câmara dos Comuns, até foi "nada tenho para oferecer senão sangue, trabalho árduo, lagrimas e suor". "Trabalho árduo" ( toil) não estava no discurso por acaso.
Se mobilizamos as pessoas para uma batalha difícil, se as pessoas vão sentir enormes dificuldades para pagar contas que há dois ou três pagavam despreocupadamente, se outras vão literalmente passar fome, o lado simbólico, que tanto elogiam em Churchill, tem de ser respeitado. Pagar ordenados principescos a funcionários políticos para dirigir uma exposição de cultura ou ver grandes accionistas receber a totalidade dos dividendos como se não se passasse nada, se simboliza alguma coisa é a hipocrisia política.
A conversa da partilha dos sacrifícios será, temo bem, um grande embuste. Ao mesmo tempo que os salários serão cortados e que as instituições de solidariedade social verão os seus recursos extintos, veremos notícias como "venda de Ferraris aumenta 20%". Tudo perfeitamente legal, estou certo, mas então não nos mintam.”

FNV, no Mar Salgado

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A mercearia

Mais fotos aqui.

Portugal promete TGV na candidatura ao Mundial de Futebol!..

"Entre os argumentos que a candidatura ibérica ao Mundial de Futebol de 2018 vai hoje apresentar consta a ligação de alta velocidade entre todas as cidades anfitriãs dos jogos. E uma rede hoteleira superior em 25% ao que é requerido."
Ah, pois é!...
“A organização de uma Copa do Mundo é uma tarefa que exige muito trabalho, capacidade, responsabilidade e sacrifício.”
Portugal já não tem idade para ter juízo?...

Retrato de um país à beira do desespero

"Portugal é um dos países mais assimétricos da Europa na distribuição de rendimentos: os 20% mais ricos ganham 6,1 vezes mais do que os 20% mais pobres. E nem o facto de ter trabalho é garante de sobrevivência: há mais de 500 mil trabalhadores em risco de pobreza."
Ora cá está um retrato de Portugal, em 2010. 2011, vai ser pior, muito pior.
Cá está o Portugal de sucesso!..
Contudo, haja esperança: temos um Mundial de futebol e um submarino, quiçá um TGV, mesmo ao virar da esquina!..
Cá está o Portugal de sucesso e de futuro!..
O país dos ajuntamentos!...
Ajuntamentos para ter acesso à sopa dos pobres, ajuntamentos para pagar cada vez mais impostos, ajuntamentos nos Centros de Desemprego!..
Cá está, em 2010,  o Portugal de sucesso, mas  com a maioria da população à beira do desespero!..
Estamos à beira do precipício e não aprendemos nada!..
Há 36 anos que votamos em quem nos empurrou para o buraco - os tais que continuam a passar entre os pingos da chuva sem se molharem - e não aprendemos nada!..
Um retrato, muito resumido,  do Portugal de 2010 - e seguramente 2011 - pode ser o seguinte: com o 25 de Abril, saímos da miséria. Com estes democratas, ficámos a pedir!..
Seremos masoquistas, ou, simplesmente burros?

A não perder

Sábado, 4 Dezembro, das 10h às 13h e das 15h às 20h
Feira do Livro Usado
Livros a 0,50€ e 1,00€
Aproveita...!
Uma iniciativa  Tubo de Ensaio

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Uma sugestão para prenda de Natal

Tal como o meu Amigo e precioso Colaborador deste espaço, Fernando Campos, também   "não tenho por costume aconselhar livros (isto das leituras é como os caldos e as cautelas: cada um toma as que quer)".
No entanto, para quem eventualmente esteja atrapalhado para oferecer algo que marque este Natal, fica esta  interessante e peculiar sugestão...

Levem tudo "gaivotas"...

É para sair barato e dar milhões!..
"Comissão Europeia quer mais flexibilidade no despedimento e indemnizações mais baixas aos trabalhadores."

“Reduzir e reciclar o lixo”, é cada vez mais importante para a qualidade de vida dos cidadãos

Na Figueira, Autarquia “ataca” em várias frentes para tentar minimizar este problema.

Alguém fica admirado?...

Segundo o jornal i, "Cavaco disse à PIDE que estava “integrado” no salazarismo".
Esta notícia, a mim, não me causa qualquer surpresa. Acho-a tão natural...

Tratado de Lisboa




Entrou em vigor em 1 de Dezembro de 2009.
Um ano depois, estamos tão felizes!...
Porreiro pá!..

Prenda de natal antecipada para a região centro

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Neste dia em 1935


Fernando pessoa, morre em Lisboa, aos 47 anos.
"Bendito seja eu por tudo o que não sei
gozo tudo isso como quem sabe que há o sol."

Mas o que é que é isto oh meu?..

Por acaso também já tinha colocado esta questão a mim próprio...





“Que levou o PCP a escolher Francisco Lopes como candidato?”
Reconheço, contudo, que o PCP tem toda a legitimidade para ter escolhido este candidato e que eu nada tenho com esse assunto, pois não sou militante, embora tencione votar nestas eleições...

Simplesmente um nojo...

... é o que isto é, no actual estado de penúria em que se encontra a maioria da população portuguesa...
Esta crise tem muito que se lhe diga. Os ricos estão a ficar cada vez mais ricos!...

Mulheres!..



Esta, acabei de ouvi-la na rádio ao Murcon aqui à esquerda e confesso que achei piada: "quando a mulher sofre em silêncio, é porque o telemóvel está sem saldo!.."

X&Q960

Com Mourinho é tudo a sério...

Balsemão sabe o que faz



Balsemão contrata Moura Guedes para a SIC.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Carlos Paiva

É urgente que funcione a solidariedade para com um Homem que tantos serviços prestou à Figueira da Foz.
"Carlos Paiva, o velho companheiro da rádio".

"Portugal no seu pior!.. E nós a pagar..."



Se a candidatura ibérica vencer, "Mundial vai custar 150 milhões de euros a Portugal"!..
E para quê?..
Para isto?..

"Borda do rio"

Mais fotos aqui.

Nunca me preocupei

Quando questiono e o que obtenho é gritaria, exaltação, censura, muita censura, vinda do nada, não me preocupo, pois o meu interlocutor está a falar para si mesmo, dele mesmo, não para mim... Muito menos sobre mim.

15 ou 36?..

Ontem, Pedro Passos Coelho declarou “que vai levar muito tempo a corrigir os últimos 15 anos de irresponsabilidade.”
Só 15 anos?... Não serão 36?..
Nestas longas três décadas e meia estiveram poder, em Portugal, PS e PSD e CDS, sempre com as mesmas politicas, feitas sempre pelos mesmos e sempre a favor dos mesmos!..
E, pelos vistos, é para continuar!..
Já em Janeiro...

domingo, 28 de novembro de 2010

Isto, se não for o cumulo da impotência de um país, deve andar lá perto!...




"Para que queremos aviões de combate se não temos dinheiro para as bombas?"

Então, que fazer aos  submarinos, essa compra que revela a "falta de definição de prioridades, ainda mais incompreensível" num país, como o nosso, com "tanto desemprego"?..

X&Q959

Sporting 1 - Porto 1

"Homem do jogo (pela positiva): Liedson, quando marimbou nos assobios e atirou a bola fora porque Moutinho estava no chão (perdeu-se uma jogada de ataque em superioridade numérica, e a bola acabou devolvida ao guarda-redes); homem do jogo (pela negativa): o mesmo Moutinho, que mais tarde, com Maniche no chão, prosseguiu a jogada, que acabou no golo do empate do FCP. Moral da história: Moutinho, sê feliz, you are where you belong."

Três dias depois da greve geral

Três dias depois da maior greve geral em Portugal, o país aparentemente voltou à normalidade.
É domingo. Ontem, sábado, houve derby futebolístico. O Porto lá conseguiu sobreviver em Alvalade.
Mas, o país está triste. Andamos quase todos preocupados e a pensar na vida.
E, no entanto, o país move-se. Digam o que disserem, o protesto teve expressão: mostrou um país real que não está vencido, que demonstrou o quanto há de indignação e injustiças acumuladas.
Aqueles que nos últimos trinta e tal anos têm complicado o nosso futuro, ficaram a saber que Portugal, embora muito lentamente, está a mover-se.
Há pormenores e indícios importantes: a unidade sindical, algo muito complicado e difícil nos anos anteriores, funcionou na preparação desta greve geral.
E os resultados viram-se. A greve não paralisou o país, mas deu dimensão e expressão às angústias e incertezas que, quase todos os portugueses, sentem no tempo que passa.

Bom domingo

sábado, 27 de novembro de 2010

Campeão Nacional de Remo Indoor

"Tiago Silva, atleta do Ginásio Clube Figueirense acabou de ganhar hoje o Campeonato Nacional de Remo Indoor (ergómetro) 2010 na classe de infantis com o tempo de 1,53 minutos (500 metros). A prova foi disputada em Caminha em duas mangas, tendo participado 24 atletas de vários clubes do País."
Parabéns Tiago. Parabéns também ao babado avô!..

A vida é bela!..

E que tal um concurso de mamas?.. 
Vejam,aqui   aqui    aqui   aqui    aqui   aqui  aqui   aqui   aqui   aqui   aqui   aqui   aqui.
 Mas há quem mereça mesmo um  "Emmyzito"!!!!  

Mais do mesmo



E que tal se PS e PSD se unissem?..
Para fazer a política de direita (a única que nos querem fazer acreditar ser possível no tempo que passa...) Passos Coelho ou José Sócrates, é igual.
Só mudavam as moscas!..

Cae

Lídio Lopes no Figueirense de ontem.
"Foi dito pelo Vereador Tavares que ia muito mais gente ao CAE, mas a Vereadora afirmou que houve uma redução de 7509 pessoas, só no primeiro semestre 2010, em comparação com igual período de 2009. Foi dito que agora há mais receita, mas há uma diminuição de 8600 pessoas a pagar bilhete naqueles períodos. E quando se dizia que convidávamos muito, pois há mais 593 borlas em 6 meses, mais 100 por mês do que no ano passado.
Não é correcto que o Vereador António Tavares tenha posto em causa a honestidade intelectual da Vereadora Teresa Machado, só porque ela questionou o executivo de forma fundamentada. Ele disse enormidades no mandato anterior, algumas das quais já se arrependeu de certeza e que os tempos já o fizeram fazer diferente do que dizia e nunca ninguém lhe deu tal atestado na altura.
A melhor maneira de poupar é não fazer. A verdade é que o CAE desapareceu da notoriedade nacional. Com grande regularidade víamos o anúncio na televisão de espectáculos em Lisboa, no Porto e na Figueira da Foz e hoje isso desapareceu. São tempos de contenção é verdade e por isso a verdade deve presidir."

Moral da história, para Lídio Lopes: "Importa, rapidamente, um cabal, profundo, inteiro e perceptível esclarecimento, sobre as efectivas contas do CAE - todas, sem rodeios e sem frases feitas, porque não gostamos de mentiras, porque mentir é feio e porque a areia da Figueira deve estar na praia, não nos nossos olhos."


Moral da história para mim (se é que esta história tem moral!..): Como as coisas estão a evoluir, no final do mandato,  se lá chegar, o meu Amigo António Tavares, actual Vereador da Câmara da Figueira da Foz, o melhor que terá para recordar será o dia em que tomou posse!...

Muito bem..

foto Pedro Cruz