O mundo que temos é este em que vivemos. Portanto: «não importa para onde tentamos fugir, as injustiças existem em todo o lado, o melhor é encarar essa realidade de frente e tentar mudar alguma coisa.» Por pouco que seja, sempre há-de contribuir para aliviar...
Há dias assim, em que temos que agradecer. Há dias em que temos que reconhecer que tivemos sorte. Há dias em que acordamos bem dispostos e em que, apesar de se estar em pleno Outono, a vida nos sorri com cara de Verão. "Precisamos, em conjunto, de lutar para incentivar a participação daqueles que andam afastados da participação activa." - João Ataíde, presidente da câmara da Figueira da Foz, com mandato amplamente reforçado para os próximos 4 anos.
De harmonia com o que pode ser lido na entrevista hoje publicada no jornal AS BEIRAS, Carlos Tenreiro, mesmo depois da pesada derrota de domingo passado, "vai assumir o mandato (na oposição)". Segundo ele, e eu vou acreditar que assim vai acontecer, "vai fazer o seu melhor na defesa dos interesses do nosso concelho". Sendo assim, era bom que continuasse a defender as bandeiras com que se apresentou ao eleitorado. Era bom que começasse a fazer oposição esclarecendo como e onde se pode alterar o PDM. Era bom que começasse fazer oposição para clarificar a implicação financeira da redução IMI. Era bom, que fizesse oposição para ficarmos a saber os custos para abrir os postos de saúde de proximidade. Era bom que explicasse ao presidente Ataíde como se pode reduzir o preço da água. Isto, para não perder tempo, logo na primeira reunião da Câmara Municipal. Se Carlos Tenreiro começar por aqui, vou começar acreditar que “a política não é a condução dos assuntos públicos para o proveito dos particulares.” Vamos a isso Doutor? Citando Pacheco Pereira, "o PSD está numa crise profunda, que não é conjuntural"...
O historiador Alfredo Pinheiro Marques (CEMAR), em diálogo com o jornalista João Almeida (RTP-Antena 2), sobre a figura histórica do Infante Dom Pedro (1392-1449), Duque de Coimbra, viajante das "Sete Partidas do Mundo" (1425-1428), autor do "Livro da Virtuosa Benfeitoria" (c.1431), Regente da Coroa de Portugal (1439-1448), assassinado pelos seus provincianos compatriotas portugueses em 1449 em Alfarrobeira, e cuja "Maldição da Memória" foi sempre orquestrada, a partir daí, pelos medíocres Poderes dominantes em Portugal (assim se falsificando, censurando, e silenciando, para sempre, a verdadeira História Portuguesa). Todos os programas destas entrevistas semanais, ao longo deste mês e do próximo, estão disponíveis na página do programa "Quinta Essência" da Antena 2, para aí poderem ser ouvidos e descarregados. A primeira foi para ar em 16.09.2017 e pode ser ouvida clicando aqui. A segunda foi emitada a 23.09.2017 e pode ser ouvida clicando aqui. A terceira das entrevistas passou na Antena 2 no passado dia 30.09.2017 e pode ser ouvida clicando aqui.
A viagem pode levar-nos ao encontro de surpresas. Olhem para os gráficos publicados acima e fiquem a conhecer as mudanças que a Figueira política viveu de 1982 a 2017... Mas, tirem vocês mesmo as devidas ilações. Se quiserem ver melhor, cliquem nas imagens.
Como eu compreendo os figueirenses... Disfarçar, por vezes, evita trabalho... Já pensaram, quando vamos na rua e passamos por alguém que nos pergunta se está tudo bem, na resposta que costumamos dar? Para mim é muito mais fácil e cómodo dizer que sim, do que estar a explicar e a remexer naquilo que me dói. E lá sai o habitual tudo... E, com o habitual tudo, fica resolvido o problema... Tá tudo bem, obrigado!, foi a resposta dos figueirenses no passado domingo: despacharam o assunto sem se incomadarem... Até daqui a 4 anos!..
Citando AS Beiras de hoje. "O juiz desembargador, que em 2009 deixou a magistratura para se aventurar na vida autárquica, infligiu a segunda derrota pesada ao principal partido da oposição – o PSD. Nestas eleições, sentenciou-lhe um expressivo 6-3, reforçando o seu executivo com mais um vereador. Por outro lado, o PS deixou a CDU, que apresentou a autarca veterana Silvina Queiroz, longe do sonho de voltar a sentar-se na mesa das reuniões de câmara - em 2013, a coligação liderada pelo PCP esteve a um punhado de votos de conseguir o desiderato, tendo António Baião como cabeça de lista. Carlos Tenreiro, candidato do PSD, deverá ter passado a noite com insónias, pois viu o seu partido perder um vereador e ficar sem uma das duas freguesias que ostentavam a cor laranja – perdeu Maiorca e conservou Moinhos da Gândara. Se Tenreiro ficou com insónias, Manuel Domingues, líder da Concelhia do PSD, deve ter tido pesadelos, ouvindo vozes a sugerirem-lhe que retire ilações políticas dos resultados e que se retire da presidência. Adivinham-se, portanto, que os próximos dias serão amargos para a laranja que já foi mecânica. Quanto aos restantes candidatos à Câmara da Figueira da Foz, eles obtiveram resultados residuais". Portanto, Senhor Presidente todas as reuniões à porta fechada. Já! É, apenas, mais uma porta fechada. Simplesmente isso? Ou mais mais do que isso? A primeira ideia que me invade é a de poder absoluto... De seguida, surge-me uma outra - que é a de proibição. Com alguma bondade vislumbro a ideia de segurança, mas não me consigo libertar das duas primeiras... Depois, o Presidente fala, mas não diz nada. Presidente, o Senhor é que tem razão: na Figueira o povo é sereno. No pasa nada...
A Figueira da Foz é cidade desde 20 de setembro de 1882 e tem, actualmente, cerca de vinte e oito mil habitantes no interior do seu perímetro urbano. É também a sede de um município fundado no ano de 1771. É composto por catorze freguesias. A área total é de 379,05 quilómetros quadrados, onde residem em permanência (recenseamento de 2011) 62.125 habitantes. Tem uma densidade populacional de quase 164 (163,9) habitantes/quilómetro quadrado. Ainda há quem a considere a rainha das praias portuguesas. Ainda tem o seu casino (ex-Casino Peninsular da Figueira da Foz), que foi inaugurado no ano de 1884, e é o mais antigo de toda a Península Ibérica. Portanto, sempre que houver notícias, vou-as dando.
Glória aos vencedores E honra aos vencidos! Hoje finalmente percebi a política figueirinhas. Sempre me fez confusão que um executivo camarário, pretensamente de esquerda, pudesse governar 8 anos à direita, defraudando os seus eleitores, tendo como punição um voto massivo na boa direita que eles tão bem representam! Supunha eu, que se deveria votar à direita, mas estava enganado. Um povo esclarecido como o figueirense veio abrir-me os olhos. O "socialista" Ataíde fez tábua raza do que apregoou em campanhas anteriores e, durante 8 anos, mandou às malvas tudo o que foi prometendo, fazendo a sua, a política de direita.
Pensava eu, burro como sou, que o eleitorado de esquerda, desapontado com esta traição, castigava-o dando a vitória, ontem, à oposição, colocando-o em maioria relativa!
Cuidado senhores do arco da governação na Figueira: se tudo correr bem, a União Nacional ainda terá futuro por aqui, substituindo-vos, porque bem mais eficaz!
António Salgueiro, actual presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, e candidato independente apoiado pelo Partido Socialista, foi reeleito presidente da freguesia com maioria absoluta. O Partido Socialista vai ter 7 vogais na Assembleia de freguesia local, enquanto que o PSD encabeçado por João Bertier irá contar com 2 .
A política do pão e circo, que os políticos promovem desde Roma, vai continuar em exibição na nossa cidade. Este foi o dia em que a maioria dos figueirenses que votou, demonstrou e deixou registado, para todo o sempre, que o PS é mais importante do que a Figueira. Parabéns. Bem hajam.