sexta-feira, 3 de março de 2023

Os estádios do Euro

O factor de medição de qualquer investimento público, é a qualidade do seu retorno. Se o investimento público, em projectos como a Expo 98 e o Euro 2004, fosse a solução, como se podia explicar o aumento da dívida pública portuguesa nos últimos anos?
É certo, que se o Estado não tivesse realizado a Expo 98 e o Euro 2004, o país poderia estar menos “visível” no exterior. Contudo, as finanças públicas estariam mais aliviadas...
Daí a pertinência desta crónica de Paulo Cardantas.

"Em Agosto do ano passado escrevi neste mesmo jornal, a propósito dos concertos dos Coldplay, que constituíam uma oportunidade para inverter o estado de degradação do Estádio Cidade de Coimbra. Meio ano depois, o tema Coldplay volta à agenda mediática face ao anúncio, pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, de que a Académica seria compensada – pela promotora – pela cedência do recinto. Caiu o carmo e a trindade, mas qual o espanto?

Para quem tem lapsos de memória, a gestão do Estádio Cidade de Coimbra foi entregue em 2004, pela Câmara então presidida por Carlos Encarnação, à Académica/OAF, por um período de 20 anos. O prazo deste acordo termina no ano que vem. Até lá, a Académica/OAF continua responsável pela manutenção do recinto – pagamento de luz, água, conservação do relvado, bancadas e outros espaços -, mas também recolhe a receita do arrendamento dos espaços comerciais que integram o estádio. Ou da cedência do mesmo para espectáculos musicais e outros eventos.

Mesmo desconhecendo os termos do protocolo de cedência, seria bizarro que agora a Câmara viesse reclamar uma compensação financeira à empresa que promove os concertos dos Coldplay. Bizarro e ilegal.

A inquietação generalizada que pulula por aí, sobretudo nas redes sociais, deveria centrar-se, isso sim, no facto de a Câmara, enquanto proprietária do equipamento, não ter imposto à Académica/OAF, ao longo dos anos (e não apenas com o actual Executivo), uma eficaz e regular manutenção do recinto. A degradação crescente estava à vista de todos – até dos frequentadores do camarote presidencial. E todos assobiaram para o lado.

Posto isto, fica a pergunta: que Estádio – sim, cerca de 50 milhões pagos por todos nós -, vai ser devolvido à Câmara Municipal em 2024?"

Sem comentários: