quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Não era agora, mesmo no fim, que Cavaco iria desiludir...

foto sacada daqui
António Sousa Lara foi esta tarde agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique, destinada a "quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro"

Em tempo. 
«Em 1991, foi chamado para o XII Governo Constitucional, como Subsecretário de Estado da Cultura. 
Desempenhava esse cargo quando impediu a candidatura do livro de José Saramago, O Evangelho segundo Jesus Cristo (severamente criticado pela Igreja Católica), ao Prémio Literário Europeu de 1992. 
Esta acção deu azo a uma enorme polémica alargada à imprensa europeia. 
Sousa Lara apresentou a sua demissão, ao mesmo tempo que José Saramago se fixou definitivamente na ilha de Lanzarote.»
Nada como ouvi-lo...

1 comentário:

A Arte de Furtar disse...

É agradável chegar a casa (22h) e abrir este blog. Vou ficando informado das notícias da terra, do país e do mundo (usando a expressão do rapaz da SIC). Não sei explicar porquê mas esta notícia do Cavaco fez-me lembrar os tempos em que ir ao cinema era uma festa. Não havia a praga das pipocas e os boçais que “apreciam” cinema.

Nesse tempo havia um (pequeno) espaço noticioso intitulado: "Assim vai o mundo". Claro que visado pela Comissão de Censura, esse pequeno documentário antecedia um qualquer filme nas salas de cinema.

"Assim vai o meu país" em que pelos vistos também há Trampa (Trump). A Direita mais reacionária, liderada por Cavaco, ajusta contas com a História até ao último dia do mandato. O ódio a Saramago está presente nesta medalha e neste acto.
Mas para infelicidade suprema dessa Direita, há pedaços da História que não se conseguem limpar: Saramago foi Prémio Nobel da Literatura!

Na próxima semana, Cavaco Silva irá atribuir, a título póstumo, uma medalha a Salazar.
"Deus, Pátria, Família" continua a ser um bom lema...

PS: Ao menos o Rogeiro sabe montar modelos de aviõezinhos de papel seguindo as instruções!!!