.

"Como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados socialistas, os estados capitalistas e o estado a que chegámos" na Figueira.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Um livro revelador..

O jornalista Gustavo Sampaio, depois de uma exaustiva e rigorosa pesquisa, apresenta-nos as zonas cinzentas entre o interesse público e privado, e faz as ligações que nos permitem perceber como políticas e ex-políticos gerem interesses, movem influências e beneficiam de direitos adquiridos.
Toda a gente devia ler este “Os privilegiados”, do jornalista Gustavo Sampaio, em especial todos aqueles que têm alinhado no discurso do “os políticos são todos iguais”. O livro ajuda precisamente a verificar que não são. Por exemplo, nenhum dos 117 deputados em part-time ou dos 16 que saltaram do poder para as administrações de grandes empresas fornecedoras do Estado pertencem a Bloco de Esquerda, PCP ou Verdes. Até agora, o discurso anti-partidos tem favorecido a abstenção que perpetua os prevaricadores no poder em vez de puni-los. Num futuro não muito distante, poderá ser ainda pior. São cada vez mais visíveis as movimentações das auroras douradas que trabalham afincadamente para capitalizar esta desconfiança instintiva e ignorante para dar força a movimentos de extrema-direita. Está na hora de cerrar fileiras contra inimigos reais e não contra fantasmas imaginários. Este livro permite identificar quem é quem, quem está na política para servir o país e quem usa a política para se servir e a interesses que minam a nossa democracia por dentro.

Sem comentários: