quarta-feira, 1 de julho de 2009

Faina maior


"Aproxima-se o dia em que a merecida homenagem ao homem do mar da Cova-Gala, personificado na figura do pescador de bacalhau à linha, vai ter lugar."
Comungo da previsão e do desejo do João Pita.
"Será, decerto, um Bom Dia."

1 comentário:

o comendador disse...

Como não podia deixar de ser gostava de me associar a este dia como figueirense e como admirador profundo pelas gentes do mar e no fundo,... da nossa terra.
Sim porque não é preciso ter que viver na cova-gala, para nos sentirmos "covagalenses",na inerência e no orgulho de esta nóvel vila ser do concelho da Figueira da Foz...
Assim,recordo há uns tempos atrás quando foi colocada neste blog uma foto que me impressionou de sobremaneira,pois a realidade da vida dura destes heróis estava bem traduzida num bote pequenino, onde um ser humano se equilibrava na pesca do bacalhau e em que de uma forma tão perigosa quanto destemida, e volto a referir, me impressionou e orgulhou o facto de ser figueirense e no meu concelho terem existido e existirem gentes com uma estatura humana que tinham e têm a nobreza de arriscar por valores de necessidade pessoal e familiar,que só está ao alcance de quem seguramente os "..tem bem no sítio.." e luta pela vida no paralelismo eminente de honra própria de um verdadeiro Lusitano, e mais do que isso de um "Pescador Figueirense"...
Foi nessa foto que me saltou a minha humilde inspiração de fazer "algo" com a escrita que mostrasse o meu sentimento para com esta gente e grandes homens do mar:

Gente da minha terra


Balança mas não vira,
ameaça mas não cai...
Por entre tanto mar estranho e cinzento,
pelo pão dali não sai...

Entre o viver e o morrer,
o regressar e o não voltar...
por um fio tudo pode acontecer,
a esta gente que vai para o mar...

Orgulho tenho eu deste povo da minha terra,
que hoje apenas nos contam,
a história que para eles nunca encerra...

Pois se eu nunca a vivi,
e nem sequer a sonhei,
o melhor é saber ouvir,
para um dia sentir que tambem a contei...

Por ti canto e por ti sinto,
que viver vale sempre a pena...
Nesta força de luz e brilho.
por não ter alma pequena...

O Comendador