sábado, 24 de novembro de 2007

Como é bom recordar os dias e noites passados nesta casa


Sei que não acontece só neste blogue.... Como isto é uma janela aberta, por vezes entra-nos em casa lixo deste. Normalmente, isto vai directo para a reciclagem, mas hoje como até estou bem disposto, vejam estas duas pérolas:

“Tu é que podias ir pa treinador e selecionador da seleção... (“palavreado impublicável”...) já éramos campiões.
Podes começar mesmo por treinar e ser presidente do Cova-Gala e da Junta e mais alguma coisa, que burros como tu é cpoisa que aqui não falta.”

“Deve ser por teres estado lá tantas vezes que aquilo está amerda que está.“


Vou descansá-los, não é que o mereçam, mas não gosto de ver ninguém perturbado!...
O dirigismo, a seu tempo, foi um prazer. Lembro-me, aí pela década de 80 do século passado, do Cova-Gala, o Leirosa e outros pequenos Clubes do nosso concelho, em alguns jogos, terem assistências mais numerosas, em partidas do distrital, do que, agora, a Naval na nata das provas nacionais.
E se, nesses tempos, havia dificuldades?... A casa da foto, emprestada gratuitamente por um sócio e grande Amigo do Cova-Gala, a quem o Clube muito deve em reconhecimento e gratidão, de seu nome Reinaldo Mano, funcionou como sede durante vários anos!... E a iluminação para os treinos? Nem queiram saber o sacrifício que era necessário para conseguir arrancar com o gerador para ter treino...
Mas, entretanto, as coisa mudaram muito... E ainda bem.

A politização deste desporto, quase que matou o futebol... Veja-se quem é o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, da Liga de Clubes, das Comissões de Árbitros, dos Conselhos de Disciplina?.. Veja-se quem é o Presidente da AFC!...
Políticos e deputados do chamado bloco central!...
Até aqui, na nossa Terra, recordem-se de quem se serviu do futebol, ainda nas últimas eleições autárquicas, para ir fazer propaganda partidária, dentro das instalações do clube em dia de jogo!...

Futebol e política, de há uns anos a esta parte, até no futebol amador, anda tudo perigosamente ligado...
Daí, ser fácil compreender que, até no distrito de Viseu, tenha surgido um caso de compra de árbitros!... Afinal, pequenos clubes, com estádios modestos e assistências irrisórias, também podem dar azo à corrupção!..

O episódio dos dois árbitros e dois dirigentes de clube da região de Viseu podia ser pretexto só de sorrisos - afinal, a honra de alguns árbitros pode ser comprada por 500 euros, e menos!... mas seria errado ficar por aí.
Já é considerado dado adquirido no combate à delinquência, que fechar os olhos ao pequeno crime abre as portas ao grande.

Por esta e por outras, é que já me mataram o prazer do futebol há muito...
Andam pessoas muito mal formadas no meio, como presumo seja o caso do anónimo(s) nada educado(s)...
Por isso, é que apesar de em 30 anos de vida do Cova-Gala, ter lá estado 14 como dirigente e continuar a gostar muito do Clube, podem descansar os espíritos malévolos, ou medrosos não sei de quê, que não me apanham lá!..

3 comentários:

Anónimo disse...

Olha mesmo que sem lá estares, fazes muito mais que alguns que lá estão..

Muito obrigado pela forma como promoves o clube..

Amanhã vai tirar umas fotos ao jogo para depois meteres aqui no blogue..

Vai amanhã assistir ao jogo, que vai ver o espírito Cova-Gala de volta, com a sua claque Ultra Margem Azul.

Espero te ver lá, primo.

alex campos disse...

Dizes bem, mas falta um cateto: como diz a magistrada, futebol, política e construção civil. Esqueceste-te deste último. Mas isto acontece no futebol profissional ou em vias disso. No Cova-Gala não será bem o caso, e enquanto não o for, penso que os covaglenses podem contar com o teu empenhamento e dedicação.Digo isto pelo que te conheço.E conheço-te muito bem.
Um abraço

Anónimo disse...

Agostinho:

Sou o mais simples e mero leitor do blogue. A instituição a que se refere representa mais que esses senhores. Eles vivem na sua rica mediania como se o mundo seja deles e só deles e para eles. Enganam-se. Estão aqui estão no chão. Ao seu nível normal. É difícil suportar a indigência e a verborreia mental mas o clube é da sua terra e para além de merecer dirigentes capazes, devia merecer sócios com capacidade. Parece que não. Ou então são poucos. Por isso passe ao lado dessa insustentável leveza de ser desses que o gostam de ver pelas costas. Continue o seu trabalho. Pois muitos dos que criticam hoje, um dia destes até chamam pelo fundador do Cova-Gala. Quando enxergarem a àgua a chegar-lhes aos calcanhares. Apetecia-me dizer mais alguns palavrões mas fico-me por aqui.