quinta-feira, 4 de julho de 2019

Espera-se que seja para "breve"...

"Complexo desportivo municipal", uma crónica publicada pelo professor Fernando Lopes, no Diário as Beiras.

"Todos temos o conhecimento do estado em que se encontra o Estádio José Bento Pessoa, por isso, foi com grande agrado que soube da notícia que a edilidade terá conseguido ultrapassar, com resiliência, as dificuldades que se colocavam para efectuar a requalificação desse local desportivo, dando à cidade o espaço digno e respeitável que merece. Seria interessante que nessa requalificação a edilidade tivesse o propósito de fazer emergir ali um complexo desportivo municipal, isto é, tornar o estádio numa área não só para a prática do desporto rei, mas criar aí um espaço de valências múltiplas para a prática de atletismo. Pois, como todos sabemos, isso permitiria aos diversos clubes desportivos da nossa cidade, que trabalham com os nossos jovens na praia e que tão bons resultados têm obtido, pudessem ter um espaço digno para atletas e treinadores exercerem, no seu melhor, a prática desportiva. Ainda referir que o tal complexo desportivo municipal seria o local de excelência para a prática desportiva de suporte às escolas da cidade, podendo estas estabelecer parcerias com a câmara para alunos e professores usufruírem desse espaço. Finalmente, seria a cereja no topo de bolo, que a edilidade fizesse um esforço para construir, no topo norte do estádio, a tão almejada piscina municipal, o que traria a todos os figueirenses uma mais-valia não só ao nível do lazer e do bem-estar, mas também ser um polo apelativo para competições nacionais e internacionais."

Nota OUTRA MARGEM:
Texto publicado no dia 24 de Março de 2014 no jornal AS BEIRAS:
A Câmara da Figueira da Foz chamou a si a gestão do Estádio Municipal José Bento Pessoa, que era gerido há várias décadas pela Naval 1.º de Maio, no âmbito de um protocolo assinado com o clube. A denúncia do acordo acontece na sequência da expiração da validade do documento, no dia 14 de fevereiro último. Deste modo, a autarquia evita pagar indemnizações ao colectivo navalista."
Todavia, o novo regulamento da utilização do complexo desportivo não agrada a ninguém, incluído a Naval.
A proposta de regulamento do executivo municipal que foi a votos na reunião de câmara realizada no dia 25 de Março de 2014 deu preferência à Naval na utilização dos campos sintéticos. A autarquia baseia-se no histórico dos clubes e associações que utilizam ou pretendam utilizar o equipamento desportivo, o que colocou os navalistas no topo da lista de utilizadores."

Sem comentários: