quarta-feira, 3 de julho de 2019

E "a conta final", alguém consegue fazê-la?..

Caros festivaleiros

Via Diário as Beiras

"Estamos a dois dias do início de mais uma edição do “Sunset”. Enquanto vocês aquecem motores, uns esfregam a mãos e outros anseiam pelo vosso regresso a casa. Há quem duvide da pertinência da vossa presença. Há quem vos ache o máximo. Há quem não tenha paciência para vos aturar. Há quem vos considere imprescindíveis. Há quem vos seja indiferente. Há quem vos veja com acentuado défice de boas maneiras. Há quem vos julgue como salvadores. E há quem fuja. Como podem verificar, as opiniões dividem-se. Por entre empresários e simples cidadãos, cada cabeça sua sentença. Welcome to Figueira.
A conta final do impacto da vossa festa na minha cidade não é fácil de se fazer. Senão vejam comigo. Lucra quem tem negócio.
Não existem dados de mais-valias significativas para a cidade. Há um clima festivo durante uma semana que atenua a apatia do resto do ano. O impacto ambiental e higieno-sanitário é negativo ano após ano. Há um significativo investimento público no festival. Haverá um hipotético impacto positivo quando vocês, seus malucos e futuros nostálgicos, resolverem regressar com os vossos filhos à terra que assistiu ao vosso degredo 25 anos antes.
Medir tudo isto é um exercício difícil. Vocês estão-se a borrifar, eu sei. Mas nós, que vivemos cá todo o ano, gostamos de perceber estas coisas. Pela minha parte, ainda acredito que aquela conta resulta num valor positivo para a cidade. Sei que já não lêem jornais, mas não custa tentar: sujem o menos possível, não partam garrafas, não façam xixi na rua. E divirtam-se! Eu? Eu vou fugir."

3 comentários:

CeterisParibus disse...

LoL.

Gostei, e sumariza muito bem o clima geral.

Alice Mano-Carbonnier disse...

Muito bem, Pedro. Abrange o estado de alma de praticamente toda a gente. E levanta as mesmas questões...

Hernâni Gomes disse...

Isto é sem tirar nem por a minha ideia, assim mesmo Pedro, isto é só um evento fugás que não trás nada de bom à Figueira, trás sim aos comerciantes (contra os quais nada tenho de contra) e acho que os mesmos devem aproveitar. No entanto deverá a Cãmar ser transparente nas contas que apresente sobre o Sunset, para além de informar a população de quais os valores envolvidos para a assinatura de um contrato que se supõe válido até 2024.