terça-feira, 17 de setembro de 2013

Entretanto, tenho pena que tenhamos tido tão pouca sorte nas escolhas...


Todos conhecemos Ruy de Carvalho, aquele actor sagrado e consagrado que se atirou aqui há atrasado ao governo.
Mas,  «porque acredita nesse tipo de formatação política», afinal não renegou o padrinho... 
Deve ter tido apenas uma branca, ou estava a ensaiar Brecht e saiu-lhe aquela carta.
Entretanto, como a foto sacada daqui mostra, enquanto não lhe cortam outra vez a reforma, recolhe votos para o PSD/CDS entre os fregueses de S. Domingos de Benfica.

Algo de novo na politica figueirense


A campanha eleitoral, oficialmente, começou hoje.
Como já explicou aqui, o meu Amigo Fernando Campos não é imparcial.
Por isso mesmo, o seu blogue também vai à luta.
Só que  o Fernando, “como não sabe fazer discursos (cada um é para o que nasce), faz desenhos. A partir de hoje, editará onze vinhetas (ou cartazes digitais, ou lá o que é - uma por dia até ao dia 27) com outros tantos motivos visuais para tentar convencer o eleitorado a votar (ou não votar) na CDU, a coligação cujas listas integra".
Ora cá está algo de novo na politica figueirense: uma campanha criativa feita sem meios financeiros.
Vou estar atento. 
Recomendo que façam o mesmo, pois conhecendo o Fernando como conheço, afirmo desde já que vai valer a pena.

Feito ao bife...

Já estamos a 17 de setembro.
2013, apesar de tudo, pelo menos para mim,  tem passado muito depressa.
Parece que o dia 1 de Janeiro ainda foi ontem e eu passeava alegremente pela baixa da Figueira, feliz por viver numa cidade com sol e uma brisa fresca a dar as boas-vindas ao novo ano.
E agora, assim tão depressa, o ano já está velho e gasto, com pouco de novo para revelar.
Pelo andar da carruagem, a não ser ainda mais desgraças.
Como esta...
"Touros fugitivos de Viana: um está em parte incerta, outro está feito ao bife"...

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

isto é o que se chama, "tentar vender merda em papel de embrulho..."

Novo apoio ao emprego abrangerá 110 mil contratos em 2014...


Em tempo.

Igual a si próprio...

O Porto tem três tipos de campanha: as controladas, as mais humildes e a de Luís Filipe Menezes.

Que raio: mas o que é isto?..

Toca o telefone.
"Boa tarde", diz a voz de uma simpática menina do outro lado da linha, "fala de uma consultora. Importa-se de responder a um inquérito sobre a Câmara Municipal da Figueira da Foz?"
"Com certeza", respondo eu. "Mas, primeiro, pode dizer-me o nome da consultora?"
"De momento não posso", retorquiu do outro lado da linha a simpática menina.
"Então, assim sendo, não respondo. Se me informar para quem estou a prestar informações, terei todo o gosto em responder..."
"De momento não posso", foram as últimas palavras da simpática menina do outro lado da linha...
E desligou...
Aconteceu há pouco mais de 5 minutos...
Que estranho!..

E se a democracia funcionasse?..

Andam para aí a espalhar que a democracia é cara.
Eu atrevo-me a dizer mais:  a  democracia, além de cara, é complicada.
A democracia precisa de pessoas conscientes, que sejam saudáveis,  tenham passado pela escola e tenham trabalho.
Numa  democracia ideal (eu sei que não existe...), o cidadão  com direito ao voto, também deveria estar em  condições de ser ele o eleito e poder estar à frente dos destinos de uma freguesia, de um concelho ou mesmo do País.
Mas, para isso, era necessário vivermos numa sociedade onde o direito à saúde, à  educação e ao trabalho fosse  acessível a todos.
Só assim será talvez possível um dia  termos cidadãos saudavelmente democratas e em condições de promoverem e  defenderem a democracia.
Por isso, é preciso uma sociedade onde haja Liberdade a sério (como disse o Sérgio Godinho: com paz, saúde, habitação, educação, trabalho...)
Os grandes capitalistas nacionais e internacionais, latifundiários, generais e ditadores não precisam da democracia para nada -  só os atrapalha, prejudica e ameaça.
As sociedades pobres e miseráveis, como a que está a ser reconstruída em Portugal por este governo - e isso é perigoso - não sabem  sequer para que serve a democracia.
Daí, como dá conta quem anda no dia a dia pela Aldeia e pela cidade, os danos que todos os dias são infligidos à democracia no nosso país.
Algumas  pessoas chegam ao ponto de abominar a democracia... 
Oxalá me engane, mas vamos todos ver os números da abstenção nas eleições de 29 de setembro próximo.
Este é um caminho  perigoso. Cada vez os portugueses  - nós todos – estamos mais  à mercê dos  tiranos, dos brutamontes  e dos desesperados.
Todos os partidos políticos,  a meu ver, têm culpas no cartório, pois nunca se preocuparam em promover  a pedagogia do pensamento crítico no seu interior. Mais ainda: cedo fazem sentir a quem ousar colocar “pedras na engrenagem da máquina partidária”, que esse produto (a critica...) deve ser usado com muita moderação e parcimónia. Aliás, o mesmo se passa na sociedade civil. Quem ousa promover o debate, colocar questões ou exprimir discordância com o pensamento dominante  não é lá muito bem visto pelos poderes...
Aqui, convém colocar um ponto de ordem ao texto:  uma democracia  precisa dos partidos.
Porém, o combate ao  populismo, à demagogia, ao oportunismo, aos aproveitamentos pessoais, enfim, tudo o que tem sido normal na vida política em Portugal nas últimas duas décadas, pelo menos, combate-se com a limpeza e  higiene intelectual em todos os partidos. Ser inteligente não é ser da esquerda ou da direita...
Ser inteligente é tentar contribuir, dentro das suas possibilidades e limitações, para que a democracia funcione o melhor possível.

Temos homem?


foto sacada daqui

Não acredito no "pai natal", mas ainda não estou incrédulo de todo...
Mesmo um líder fraco, perante uma situação difícil, pode ver-se obrigado a tomar medidas fortes, para não se mostrar fraco...
Vejamos o que Paulo Portas afirmou ontem.
Por outras palavras.
Querem ver que a “troika” que hoje aterra , mais uma vez, em  Portugal, dificilmente  terá possibilidade de escapar à fúria de Portas!..
Será que temos homem?
"A ver vamos", como diria o ceguinho...

Idiotas úteis...

Este governo especializou-se na arte de declarar guerras aos portugueses, em nome da paz, bem estar e do progresso da Pátria.
Nem se enxergam...
Por enquanto ainda são os que fazem o turno de serviço como idiotas úteis... 
São os que, no actual momento, fazem o trabalho sujo dos poderes ocultos.
Tal como aconteceu num passado relativamente recente  com outros...
Dentro em pouco, outros serão os escolhidos...

Faltam 13 dias para as autárquicas...

"PSD quer reforço de apoio social aos idosos" 

-  Marco António Costa, Vice-Presidente do partido que lidera a coligação que sustenta o actual governo!..

Aqui Sou Feliz!

“Figueira da Foz, Aqui Sou Feliz” é o tema da Exposição Coletiva de Fotografia que vai ser inaugurada sexta-feira, 20 de setembro, pelas 10:30, e que ficará patente até 20 de outubro no Mercado Municipal da Figueira da Foz.
A iniciativa de organizar esta exposição partiu da Página da Figueira da Foz no Facebook, com o apoio total da Divisão de Cultura da Câmara Municipal, tendo por objetivo reunir e promover num mesmo espaço, de forma despretensiosa, o trabalho fotográfico de diversos profissionais e amadores, verdadeiros embaixadores do concelho nas diversas redes sociais e mais relevantes sites especializados na área da fotografia.
Em exposição vão estar fotos de Bianca Nerlich, Celso Silva, Cíntia Sofia, Filipe Brás, Jaime Albarino, João Silva, Jorge Ribeiro, José Alberto Ferreira, Luís Cavaleiro, Luís Pessoa, Nestor Santos, Miguel Madureira, Paulo Madureira, Pedro Agostinho Cruz, Pedro Martins, Rui Paulo Gonçalves, Rui Santos, Sérgio Vieira, Susana Cardoso e Susana Monteiro.

Ordenamento da orla costeira

foto Pedro Agostinho Cruz
No vídeo, que pode ver clicando aquiSérgio Barroso (CEDRU), coordenador da revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC Ovar - Marinha Grande), no passado dia 13.09.2013, no CEMAR (Figueira da Foz - Buarcos), manifesta a preocupação dos responsáveis desse plano com os riscos e a protecção das populações locais devido à erosão do litoral, e sobre a hipótese de uma solução (e a necessidade de, para tal, serem feitos estudos mais aprofundados) através de um "BY PASS" das areias.
Os trabalhos decorreram no Arquivo Biblioteca e Centro de Documentação do CEMAR-Centro de Estudos do Mar, onde teve lugar uma sessão de trabalho e filmagem para o canal de televisão franco-alemão ARTE (dir. Christina Dengen [MedienKontor]), com a participação de vários intervenientes ligados ao Património Natural e Ambiental, ao Surf, à Pesca, e à História e Cultura Marítima, das regiões portuguesas da Beira Litoral, Foz do Mondego, Mira, etc..,
Neste encontro, que o CEMAR teve muito gosto em albergar - no âmbito das suas colaborações especializadas, nesta área cultural e científica, com todas as entidades locais, nacionais e internacionais -, marcaram presença, nomeadamente, Sérgio Barroso (CEDRU), coordenador da revisão do POOC - Plano de Ordenamento da Orla Costeira de Ovar à Marinha Grande, José Vieira (pescador da Praia de Mira), presidente da Associação Portuguesa de Arte-Xávega, Miguel Figueira (O Mar à Cidade) e Eurico Gonçalves (SOS Cabedelo), surfistas e ambientalistas da Figueira da Foz, Rosa Amélia, figura da comunidade piscatória de Buarcos, Armando Caiano e outros elementos da companha do "Voz do Mar", "Barco-da-Arte" da Costa de Lavos (Figueira da Foz), Alfredo Pinheiro Marques (Centro de Estudos do Mar - CEMAR).
Os temas tratados foram, sobretudo, os sociais e históricos, das condições actuais, e das dificuldades, das comunidades dos pescadores dedicados à pesca de cerco e alar para terra (actualmente, em Portugal, designada legalmente como "Arte-Xávega"), ou os ambientais, das condições actuais, e das dificuldades, dos litorais arenosos onde na Beira Litoral são praticadas as actividades marítimas como o Surf ou a Arte-Xávega (as dificuldades devido à erosão do litoral e ao assoreamento que se estão a avolumar cada vez mais). Afigurou-se portanto agora muito interessante, e meritória, a oportunidade de contribuir para um espaço de diálogo, de reconhecimento mútuo, de troca de experiências, e de divulgação pública dos seus pontos de vista, entre quem planeia e ordena o "Mar Português" e quem o utiliza nas actividades de ondas (como são o Surf e a Arte-Xávega). E esse encontro e esse diálogo eram mais do que necessários, e já desde há muito desejados, e por isso fazem-se votos de que dele possam sair frutos para o futuro, e estas actividades venham a ser devidamente tidas em conta no Plano de Ordenamento da Orla Costeira, e soluções possam ser encontradas para a sustentabilidade dos litorais onde são praticadas.

domingo, 15 de setembro de 2013

Eu sei que não podemos ser todos iguais, mas não acham isto um pouco exagerado?..

Cristiano Ronaldo vai ganhar 47 mil euros por dia... 17 milhões de euros/ano!..

Ela adora-te...

A "troika" chega amanhã e na bagagem traz duas coisas: um cheque e um dilema...

Policiamento de proximidade?..

GNR da Lousã deteve agente da PSP por suspeita de assalto a residência...

Dois minutos e cinquenta e um segundo esclarecedores...


Vídeo sacado daqui

Autárquicas 2013 em S. Pedro (XII)

imagem sacada daqui
imagem sacada daqui
imagem sacada daqui

Pronto...

No decorrer desta já minha longa vida,  cruzei-me  com pessoas que considero esforçadas, dedicadas, trabalhadoras, mas que, por uma ou outra razão, seja ela do foro intelectual, seja do foro emocional, considero não terem capacidade natural nem competência para realizar determinadas tarefas, como o simples acto de conduzir os destinos da minha Terra.
Não duvido que Miguel Almeida seja trabalhador, esforçado, dedicado e que tenha uma enorme vontade de ser presidente de câmara  e de conduzir a Figueira aos maiores sucessos. Apenas, porque tenho acompanhado o seu percurso político e o conheço há longos anos, sou de opinião que ele não tem capacidade para o fazer.
Mas, há quem pense o contrário. Como o Futre... Pronto.

Bom domingo

sábado, 14 de setembro de 2013

Nada mais nos iria acontecer...


Para mim o perdedor do debate foi Miguel Almeida

foto sacada daqui
Não tive dificuldade, logo após ter terminado o debate autárquico de ontem, em apontar quem, para mim, tinha sido o "vencedor".
Sobre quem perdeu estava na disposição de fazer uma postagem mais fundamentada. 
O Limonete evitou-me o trabalho...
"Miguel de Almeida falou e disse que falta tratar dos jardins, da cultura, das colectividades, do turismo... Só não disse que falta dinheiro e quem o gastou, porque nesse particular alguns presidentes de Câmara que o Miguel muito bem conhece(u) e ele próprio,  enquanto vereador, esbanjaram e que agora faz falta. Estou a lembrar-me dos milhares de euros que custaram o pórtico da cidade, da compra do Convento de Seiça que continua em ruínas, do ruinoso negócio que foi a compra do Paço de Maiorca, das festas para vip's, onde com pompa e circunstância se evaporaram alguns milhares de euros.
Que me desculpe o mentor do "Somos Figueira" e putativo salvador do Concelho, mas depois do debate e da sua intervenção, ninguém de bom senso e  conhecedor destas andanças, ficou convencido que valha a pena votar em quem já demonstrou tanta "habilidade" para desbaratar os dinheiros públicos com tão pouca parcimónia e tão pouco proveito para os figueirenses."

Miguel Almeida, neste debate, apesar da "ajuda" dos moderadores e dos convidados especiais para realizar as perguntas (escolhidos cirurgicamente...) limitou-se a estar igual a si próprio.
Por outras palavras: "parece caricatural, e dá vontade de rir, Miguel Almeida dar a entender que se afasta do seu próprio partido quando fala em investimento e criação de emprego, sabendo toda a gente a obsessão, doentia, que o seu governo tem pelo desemprego. Como quando fala em escola pública, sabendo toda a gente o ódio que o seu governo tem da "coisa pública", seja educação seja saúde".

Para mim o vencedor do debate foi João Paz Cardoso...

E ainda bem, pois tive uma agradável surpresa...
Ah, mas vocês querem é saber  "quem venceu o debate".
Respondo sem dificuldade, pois para mim foi tudo  muito claro: foi este senhor quando falou sobre o PDM...
A CDU e o BE também poderiam ter dito isto... Já Miguel Almeida teria muitas dificuldades em ser levado a sério se dissesse algo semelhante... Ataíde também não estaria muito à vontade... 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Por aquilo que o passado recente leva a concluir, a vergonha vai continuar!..

Naval: "O plantel recusou-se a treinar nos últimos dois dias, em protesto pelo incumprimento por parte do clube no pagamento dos salários."

Quando a realidade ultrapassa a ficção... (II)

Depois do nada original “Prá frente Figueira”, cá está o novo outdoor do PSD fotografado por mim na rotunda da Gala.
É, apenas, isto: Miguel Almeida, ladeado pela sua equipa e um novo slogan -  "Figueira, todos os dias, todo o mandato".
Recordo, apenas, que na actual vereação o número dois, o ex-“vereador João Armando Pereira Gonçalves pediu a suspensão de mandato a partir de 01/09/2012, pelo período de 120 dias. Posteriormente renunciou ao mandato com efeito a partir de 23/11/2012. Em ambas as situações foi substituído por Ana Lúcia São Marcos Coelho  Rolo.”
Caros leitores, este anúncio prova que ainda existem agências de publicidade cujo lema é “there’s no such thing as bad publicity”.
Mas, é preciso lembrar: este  cartaz  foi certamente aprovado pela candidatura “Somos Figueira”.
Terá havido, pelo menos, uma pessoa que visionou o cartaz e terá dito, isto, ou algo de semelhante...
“Sim, senhor, era isto mesmo que pretendíamos...”
Descansem as almas penadas,  "tudo pode voltar ao normal"!..
Isto, claro, se os figueirenses quiserem... 
Basta votarem Miguel Almeida em 29 de setembro próximo.

O "Grande Pacote das Promessas" para o que resta do verão 2013!

"Não fazemos promessas vãs"... 

A beleza da memória


“Portugal é o país mais pessimista da União Europeia”, pode ler-se na edição de hoje do DN.
E os portugueses, pelo presente e pela memória do passado, têm razões para serem pessimistas, como muitos de nós sabemos...
Um país velho e de velhos, como Portugal, pode ser equiparado a uma mulher que já  perdeu a beleza da juventude, mas  nunca perdeu  a eterna memória da imagem da sua juventude.
Isso, é algo exclusivo e restritivamente nosso.
Daí, a meu ver, a naturalidade de sermos o país mais pessimista da União Europeia.
Um país, onde os seus habitantes estão no pelotão da frente entre aqueles que creem na existência do inferno!..
A memória sempre serve para alguma coisa.

Relvas insultado em homenagem: emigrantes portugueses chamaram "ladrão" e gritaram "vai estudar"


O ex-ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, já saiu do Governo em abril, mas não se livra dos protestos. No dia 11 de setembro, por ocasião do 102º aniversário da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, Relvas foi brindado com palavras de ordem de "aldrabão", "vai estudar", ou epítetos como "ladrão". Foi no Rio de Janeiro, à entrada para a cerimónia que o homenageava.
As imagens estão publicadas no YouTube num filme com quatro minutos e que começa com Miguel Relvas a chegar ao evento e a pensar que os jovens o queriam felicitar. Ainda parou, mas logo percebeu que os emigrantes estavam em protesto. "Queríamos agradecer o que fez pelo País", frisou a jovem Linda Miriam, de 28 anos, em tom irónico, para depois lhe recordar o currículo, sem direito a licenciatura. Os seguranças bem tentaram afastar os manifestantes, mas não conseguiram calar os emigrantes portugueses, Linda Miriam, António Ferreira e Nuno André Patrício.
"Este senhor está a roubar o meu País", foram algumas das frases proferidas em grito. "Não se engasguem com os canapés", dizia Linda Miriam, a viver no Brasil desde 2011.

Hoje, dia 13, pelas 21h 30m, terá lugar no Centro de Artes e Espectáculos o debate autárquico da Figueira da Foz com todos os candidatos


Quando a realidade ultrapassa a ficção...


GRANDE, ESPECTACULAR E ABONATÓRIO CURRÍCULO...

Domingues Pires ficou neste estado depois da agressão pela qual Rodrigo Gonçalves vai ser julgado
Presidente da Junta de São Domingos de Benfica foi nomeado adjunto de secretário de Estado do Emprego e é candidato pelo PSD à Assembleia Municipal de Lisboa. 
Rodrigo Gonçalves, o vice-presidente da concelhia de Lisboa do PSD que preside à Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, vai começar a ser julgado a 8 de Novembro, no 6.º Juízo Criminal de Lisboa, por "ofensa à integridade física" do anterior presidente da vizinha Junta de Benfica, também do PSD e 36 anos mais velho do que ele.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bem lembrado


Faria hoje 89 anos. 
Foi assassinado, em 20 de Janeiro de 1973, pelo fascismo português em desespero de causa. 
O mandante, por ironia do destino, e da vergonha de um povo, foi o primeiro presidente da república portuguesa após o 25 de Abril.
Amílcar Cabral pela sua dimensão humana, pelas suas ideias e pela sua acção, tem um estatuto ao nível de um Nelson Mandela ou de um Patrice Lumumba.

Feitos ao bife...

... "esta garotada não aprende. Mesmo..."

Coisas que não interessam...

"Só pagamos a dívida se quisermos"...

No PSD, toda a gente sonha ter um pequeno Marcelo Rebelo de Sousa perto de si...

Jantar de Campanha com Prof. Dr. Miguel Poiares Maduro
"Na noite de domingo, promovemos um jantar no CCR OUCOFRA, na freguesia do Paião, na companhia do Prof. Dr. Miguel Poiares Maduro, Figueirense e eleitor na Figueira, que quis prestar o seu apoio e dar o seu incentivo aos candidatos da nossa coligação. Com a casa totalmente cheia, tive o prazer de contar com muitos dos nossos candidatos aos órgãos autárquicos e tive oportunidade de agradecer a sua dedicação, bem como da estrutura de campanha. Pedi também ao Prof. Dr. Poiares Maduro para ter em conta investimentos fundamentais para o futuro da Figueira que é necessário fazerem parte da estratégia do Governo..."

Os Rodriguinhos