sábado, 13 de julho de 2013

Bom?.. Ou mau?..

1. Por onde andam os banqueiros?... Nem um comentário? Nem uma declaração sobre a crise? Nem uma entrevista sobre a crise em prime time? Por que será? Que se passa? 
2. Os partidos democráticos maduros e consolidados resolvem os seus problemas em congressos extraordinários. O CDS/PP adia o congresso ordinário (duas vezes) para não ter que enfrentar os problemas internos. Porque será? Que se passa?

Pedro Santana Lopes....

... em entrevista ao Sol:
"Alguém acredita que Passos, Portas e Seguro façam um acordo que viabilize medidas de governo até Junho de 2014? Se alguém fosse ao cinema ver um filme destes, diria que é um filme de ficção – para maiores de 12, 16 ou 18, depende. Se fosse possível, era bom, mas não era feito assim. Eu fui educado no ‘sá-carneirismo’, que tem uma regra básica: coisas claras, nada de águas pantanosas ou turvas. A clarificação exigiria isto: ‘Ou há um governo com toda a força do mundo ou eu tenho um governo para propor aos partidos. Se não há uma coisa nem outra, vamos para eleições’. Isto eu perceberia, aplaudiria e ficaria contentíssimo."

"As varas do poder, quando são muitas, elas mesmo se comem, como famintas sempre de maiores postos." *


* Padre António Vieira

O que define um homem

Baptista-Bastos: «O que define um homem [...] é a qualidade das suas lealdades; não a servidão das suas fidelidades. 
A fidelidade pode conduzir ao apoio das maiores perversões e das mais torpes ignomínias. 
A lealdade, pelo contrário, tem a ver com convicções de natureza ética, e não pactua com a infâmia ou se torna conivente com a perfídia.»

sexta-feira, 12 de julho de 2013

É o que se chama "contar com o ovo no cu da galinha"...

Paulo Portas já andava em “aventuras nocturnas pelo património do Estado na capital” à procura de “uma sede digna” do seu pretenso novo cargo. Cavaco Silva voltou a sentá-lo nas Necessidades.
Paulo Portas estava tão convencido de que iria a ascender a vice-primeiro-ministro que já tinha as suas coisas empacotadas, já se vinha despedindo do pessoal no Palácio das Necessidades... (Via Negócios online)

Em tempo.
"Primeiro Portugal, depois o partido e depois as circunstâncias pessoais", disse ele hoje de manhã.

Agitação e propaganda

Haja Deus

Acabei de saber que Paulo Portas ainda é ministro...

Em tempo.
Passos Coelho, confirmou há segundos, em directo na RTP Informação, que não aceitou a demissão.

O estado a que isto chegou…

Apanha de mexilhão está proibida no estuário do Mondego

Por terem sido detetadas toxinas que provocam intoxicação diarreica (DST) está proibida a apanha de mexilhão nas rias de Aveiro, Alvor e Formosa, e no estuário do Mondego.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Uiiiiiiiiiiii!...

A reformada Assunção Esteves por um segundo pensou ouvir: “Assunção! Assunção!” mas afinal o grito vindo das galerias era mais óbvio: “Demissão! Demissão!”



Foi nessa altura que lhe fugiu o pé para o chinelo e acabou a insultar a Simone de Beauvoir.

Via Aventar

3 perguntas singelas

1 - Desde quando é que cabe ao Presidente decidir quais os partidos que devem fazer acordos políticos?
2 - Desde quando é que o Presidente pode excluir partidos com assento parlamentar das soluções para o país... sabendo-se (não que se trate de uma questão de números, mas sim de respeito pela democracia) que, neste momento, já estaremos a falar de um universo de mais de 20% dos eleitores?
3 - Desde quando é que o Presidente pode “marcar” umas eleições a “trouxe-mouxe”, para uma data escolhida exclusivamente por si... e, como se isso não bastasse, decidir de antemão que tipo de governo é que deve sair dessas eleições?

A singela resposta está aqui.

Combater a crise com criatividade na Figueira?..

De Lídio Lopes a José Ataíde... "NIM!..
Todos diferentes, todos iguais!

Um pormenor a ter em conta?..

Paulo Portas não compareceu no Conselho de Ministros desta quinta-feira, fazendo-se representar pelo secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus, Miguel Morais Leitão.

Quem deve andar divertido é o Álvaro…


Eu não sou de intrigas, mas o Álvaro é que deve estar com ainda  mais vontade de rir com tudo isto do que com o memorável episódio do gozo ao Ministro dasFinanças!..

O que irá dizer Portas?..

Ora vamos lá ver...
Se percebi bem, Cavaco não confia em Passos e Portas para governarem sozinhos...
Mas, passaria  a confiar se Seguro os acompanhar...
Entretanto, suspende temporariamente a democracia…
Os portugueses deviam confiar cegamente nele, no PSD, no PS e no CDS…
O PCE e o  Bloco de Esquerda que desapareçam até Junho de 2014, só estorvam…
Nada mudou...
O objectivo desta proposta  é fazer aquilo que Portas e Coelho, neste momento, já não estão em condições, sozinhos,  de levar a cabo.
Confesso que estou curioso pela quebra do silêncio por parte de Portas ao discurso de Cavaco.
Se percebi bem, Portas voltou à fase do irrevogavelmente demitido!..

quarta-feira, 10 de julho de 2013

X&Q1177


Cavaco baralhou

1 - Para já, decidiu não dar luz verde ao acordo celebrado entre Passos Coelho e Paulo Portas,  como reivindicaram PSD e CDS; 

2 - Nem convocar, para já, eleições antecipadas,  como defenderam os partidos da oposição.

Em tempo.
Para já, tentou  não ficar demasiado colado a Passos e Portas para tentar preservar aquilo que mais o preocupa: a sua imagem para a posterioridade.

As caras do BE/Figueira para a Câmara e Assembleia...

Jorge Monteiro, professor, candidato à Câmara            João Paulo Tomé, médico, candidato à Assembleia

Hoje, pelas 20h30, Portugal vai assistir a um milagre em directo...

Vai falar o cadáver...

Pior que isto ainda é possível?..

Os dez últimos dias, foram dos  mais trágicos vividos pela política portuguesa contemporânea: constituiu um espectáculo confrangedor um Governo em fim de linha, apodrecido e em agonia a pedir que lhe dessem  a extrema unção e o enterrassem em paz –  e nada...
Pois pasmem - e isso, sim, é realmente assustador e preocupante: apesar  do sucedido, ainda parece haver tanta gente que  acha que não conseguimos eleger um governo melhor!..
Portugal mete medo. 

X&Q1176


O novo organigrama do Estado português

Encontrado no facebook de João Soares, via Arrastão

BE Figueira vai apresentar candidaturas autárquicas

Hoje,  pelas 19h30, Francisco Louçã vai apresentar no Hotel  Wellington os candidatos do Bloco de Esquerda à Câmara e à Assembleia Municipal da nossa cidade.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Os portugueses são assim mesmo: uns desconfiados!..

«Os cidadãos desconfiam da administração pública, dos Governos e até das associações cívicas. Um estudo internacional diz que 8 em cada 10 portugueses acreditam que a corrupção se agravou».

O Fernando foi receber o prémio...

"ó pra ele, entre as individualidades e os artistas"...

Da esquerda prá direita: - Melchior Moreira (Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal), Pedro Ramos (Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real), Rui Duarte (3º Prémio), Pedro Manaças  (Prémio Especial Júlio Montalvão Machado), António Paiva (Prémio Especial Benito Losada), Fernando Campos (Prémio Especial Correia Dias), Manuel Martins (Presidente da Associação Douro Alliance, organizadora do evento e residente da Câmara de Vila Real), Rui Pimentel (1º Prémio), Omar Perez (2º Prémio) e Osvaldo Macedo de Sousa (Director Artístico do Salão Luso Galaico de caricatura)

Movimento Figueira 100% "não se encontra em condições de apresentar candidaturas aos órgãos autárquicos da Figueira da Foz"...

O que hoje é verdade...

Ontem:
“A OCDE prevê crescimento e recuperação na zona euro até final do ano”.
Hoje:

“O FMI vem dizer exactamente o contrário”.
Moral da história (se esta história tem moral...): se esta gente não se entende nas previsões, como é que podemos confiar nas receitas que nos prescrevem?

Esta "nossa" democracia…

 “Com 653.888 votos (11.74%) O Partido Portas conseguiu formar governo. Para tal teve a anuência do PSD que, para evitar eleições, se prontificou a ceder-lhe o total apoio em troca do cargo representativo de Primeiro-ministro.

Voltemos ao que interessa e deixemo-nos de antiguidades. Saudemos Paulo Portas pelo milagre da multiplicação dos votos. Sintamo-nos todos representados na sua liderança e felizes por finalmente vermos a finança (que colecta) coordenada pela economia (que gasta). 

Afinal estamos no Verão e este é o tempo dos festivais de música e dos ministros promovidos pelas marcas de cerveja.”

Via 

"Somos Figueira" virou clube de pescadores?..

"Apoio e aceito este desafio", acentuou Virgínia Pinto, apresentado-se como "independente da área política do socialismo democrático".

Sai o Paulo, entra o Paulo...

Como é bela a política em Portugal!.. O resto, são mortos a prazo...


"Isto é um assalto", um livro de Mariana Mortágua e Francisco Louçã, vai ser apresentado, amanhã, dia 10 de julho pelas 18h, na Casa Havanesa, na Figueira da Foz


A falta de vergonha…

Será isso que também vai acontecer na Figueira no próximo dia 29 de Setembro?..

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O salto qualitativo do político António Tavares

Conheço o António Tavares há muitos anos.
Tinha-o como um político de causas.
Permitam que faça um breve parentesies para, ainda que numa visão bastante sintética, simplista e  redutora, deixe o meu olhar sobre a actual classe política figueirense …
Coloco-os em 3 grupos. A saber:
1. Os profissionais políticos;
2. Os políticos de causas;
3.  Os que não sabem o que andam por aqui a fazer.
Os  profissionais políticos são aqueles cuja grande especialidade é a política em si.
Foi esse, a meu ver,  o salto qualitativo que deu o António Tavares, no decorrer do processo que levou ao ultrapassar da crise porque passou o PS figueirense no conturbado processo da elaboração da lista camarária às autárquicas 2013.
Ciente da sinuosidade e das armadilhas  em que se move, bom  estratega,  como sempre foi, perfeccionista, como sempre também foi, principalmente  no que à gestão da  imagem diz respeito, António Tavares  deu o tal salto qualitativo, sobretudo, a meu ver,  mercê do amplo domínio que sempre teve sobre  estes dois  pontos.
Em 2013, António Tavares apresenta-se como um profissional  político,  maduro e assumido. Por isso, se o PS ganhar, vai certamente ter direito a um rebuçado...
Aprendeu a saber  jogar, de igual para igual, com os que se movem num  terreno partidário armadilhado e movediço, como é,  e sempre foi,  desde que me conheço,  o PS figueirense.
Em 2013, António Tavares é um político feito e assumido, pois melhorou muito no saber lidar com as relações políticas dentro do partido socialista e continua com a visão estratégica e o sangue frio que sempre lhe reconheci. Continua, como sempre foi,  um mestre no saber  gerir os silêncios.
Como jogador nato e refinado  que efectivamente é,  evoluiu e tornou-se num político profissional..
Neste momento, na Figueira, no meio em que se inseriu, é dos melhores a fazer aquilo que faz: esta política.
Ou muito me engano, ou ainda vai ser um caso sério nesta política figueirense…

José Luís Arnaut: “Paulo Portas é uma garantia de estabilidade”!..

Calma, não se precipitem e não sejam injustos com Arnaut... 
Para o moço de recados do PSD, o líder do CDS deve ser tão estável, como foi irrevogável  o seu pedido de demissão!..