domingo, 23 de dezembro de 2012
sábado, 22 de dezembro de 2012
Afinal como é?...
Não sei se é de propósito, ou por incompetência. O certo, é que Gaspar não acerta uma...
Para compensar a quebra de receita fiscal originada
pelos cortes salariais na Administração Pública, o Governo prepara mais cortes salariais na Administração Pública,
despedimentos na Administração Pública e aumento do horário semanal de trabalho
na Administração Pública.
A Constituição e a democracia estão suspensas até nova
ordem.
Já há mais de 500 clientes com dívidas superiores a
meio milhão de euros em incumprimento total. Ou seja, clientes que já deviam
ter liquidado tudo o que devem e que, pelo contrário, deixaram pura e
simplesmente de pagar qualquer prestação. Estão em causa três mil milhões de
euros e os incumprimentos têm mais de seis meses, mas o Governo ainda não
avançou para a sua cobrança judicial.
O Homem Pensa, Deus Ri
Gosto muito de Santo Agostinho. Apesar disso, só posso dar razão a Jim Hankinson quando este escreve em “O Especialista Instantâneo em Filosofia”, a propósito da chamada Idade das Trevas: “a pouca filosofia que existia na Europa sofreu uma viragem depressivamente teológica, centrando-se em disputas tais como se Deus era Uma Pessoa em Três ou Três Pessoas Numa, a natureza exacta da Substância do Espírito Santo e quantos anjos podem dançar na cabeça de um alfinete (no caso improvável de desejarem realmente fazê-lo)”.
Séculos passados sobre a castração de Abelardo e a Querela dos Universais, deparamo-nos com a polémica sobre o burro e a vaca. Ao que parece, o Papa terá sido mal citado. Bento XVI, apesar de ter escrito que tais criaturas não constam no registo bíblico, nunca ordenou que fossem excomungadas do presépio.
Não deixa de ser curioso, contudo, o ruído à volta das declarações do chefe da Igreja católica. Jornais, televisões e redes sociais atiraram-se aos pobres animais como cães a osso, e os debates renhidos sobre a existência de Deus deram lugar a acesas discussões sobre a existência dos dois quadrúpedes.
Que nos seja permitido suspeitar que tal deriva teológica substancia um empobrecimento intelectual do mundo, a que acresce o facto de ninguém nos garantir que a veemência posta na defesa dos pobres bichos não possa igualar, em fanatismo, o vigor com que foi afirmado o Ser Supremo.
É dos livros que a fé move montanhas e tende a deixar um rasto de cadáveres. Chato mesmo, é que nada nos garante que sem fé a coisa tivesse corrido melhor, apesar de alguns estudos afiançarem que os países nórdicos (com maior % de ateus) são socialmente mais justos. E se a coisa for do clima?
Via Meditação na Pastelaria
Séculos passados sobre a castração de Abelardo e a Querela dos Universais, deparamo-nos com a polémica sobre o burro e a vaca. Ao que parece, o Papa terá sido mal citado. Bento XVI, apesar de ter escrito que tais criaturas não constam no registo bíblico, nunca ordenou que fossem excomungadas do presépio.
Não deixa de ser curioso, contudo, o ruído à volta das declarações do chefe da Igreja católica. Jornais, televisões e redes sociais atiraram-se aos pobres animais como cães a osso, e os debates renhidos sobre a existência de Deus deram lugar a acesas discussões sobre a existência dos dois quadrúpedes.
Que nos seja permitido suspeitar que tal deriva teológica substancia um empobrecimento intelectual do mundo, a que acresce o facto de ninguém nos garantir que a veemência posta na defesa dos pobres bichos não possa igualar, em fanatismo, o vigor com que foi afirmado o Ser Supremo.
É dos livros que a fé move montanhas e tende a deixar um rasto de cadáveres. Chato mesmo, é que nada nos garante que sem fé a coisa tivesse corrido melhor, apesar de alguns estudos afiançarem que os países nórdicos (com maior % de ateus) são socialmente mais justos. E se a coisa for do clima?
Via Meditação na Pastelaria
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Com todo o respeito: este comentário só podia ser feito por um “betinho” *
· * Na minha juventude, conhecidos por "meninos-bem", os “betinhos” que conheci passaram
a infância a acreditar que eram príncipes.
Os “betinhos” são seres de extremos: ou são muito fáceis, ou
são muito difíceis; ou são muito burros, ou são muito espertos...
Em qualquer dos casos, é sempre uma lotaria, porque a
artificialidade do mundo em que vivem faz com que sejam grandes actores.
Na sua maioria, são burros, seja por limitação natural, seja
por nunca precisarem de pensar muito por si.
Os menos burros conseguem tirar uma licenciatura aos 38 anos,
normalmente na privada…
O seu objectivo na vida é serem conhecidos e terem muito
dinheiro.
Normalmente cheiram bem e apresentam-se impecavelmente vestidos…
Os editoriais do senhor director vão deixar saudade… (III)
“Pretendo, de há muito, que os eleitos «tenham medo dos
eleitores», que tenham «pavor» de que os eleitores (e não o aparelho
partidário) os não reelejam para próximo mandato e, por isso, tenham uma
conduta irrepreensível neste mandato, ao serviço da cidade e dos seus
concidadãos.”
Eis pois, finalmente, a razão de ser dos editoriais do dr. Joaquim Gil!
Nós, aqui pelo Outra Margem, limitamo-nos a pretensões mais
leves, mas igualmente sérias.
Aqui, limitamo-nos a
falar daquilo que nos toca no dia-a-dia, que nos fazem pensar que as coisas que nos rodeiam estão, de
facto, como todos sabemos – uma merda.
Posto isto, em jeito
de contestação, gostava de saber, o seguinte: por que carga de água é que o dr. Joaquim Gil se há-de considerar uma espécie de «provedor do cidadão
figueirense»?
Lídio “descascou o alho” na sessão solene comemorativa dos 130 anos dos BVFF…
Li no jornal AS BEIRAS de hoje, que “Lídio hostilizou Ataíde no
aniversário dos bombeiros”.
Eu, se fosse a Ataíde punha-me a pau…
Segundo o mesmo jornal, ainda “recentemente, João Ataíde
ficou preso num elevador e foram os BVFF que o retiraram de lá, três minutos
depois do alerta – os municipais demoraram mais de 10 minutos”.
A história, segundo o jornal, foi contada pelo próprio Lídio Lopes, sem referir
o nome do presidente da câmara da Figueira da Foz…
Lídio “descascou o alho” no decorrer da cerimónia! Fica a pergunta: será que depois cheirou os dedos?..
Terá sido, apenas, por uma mera questão de agenda?..
A um dia do encerramento oficial, a Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012 apenas recebeu 700 mil dos 2,2 milhões de euros do financiamento comunitário e acaba sem ter a "visita" do primeiro-ministro e do presidente da República.
Segundo o Expresso, o presidente da Fundação Bracara Augusta, Hugo Pires, criticou a ausência das duas figuras de Estado...
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Obrigadinho, pá...
Na apresentação de cumprimentos de Boas Festas do Governo ao Presidente da República, no Palácio de Belém, Pedro Passos Coelho quis "agradecer ao senhor Presidente da República toda a cooperação institucional que tem proporcionado" ao Governo para que as suas tarefas "possam ser desenvolvidas num espírito patriótico de entregar ao país aquilo que os portugueses merecem".
“Governo recua na privatização da TAP”…
| imagem sacada daqui |
Gosto do verão e do tempo quente.
É nessa época do ano, que as mulheres vêm para a rua "praticamente descascadas e com tudo à mostra"…
Mas, não nos iludamos, essa é a segunda melhor coisa do tempo quente.
A primeira coisa do tempo quente é fazer com que as mulheres
venham para a praia com bikinis mínimos.
Aguardemos, portanto, os próximos capítulos desta
privatização, para já em stand by.
PARABÉNS
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz comemorou ontem o seu 130.º aniversário.
Fazes mal à saúde dos portugueses, sei que os prejudicas e que pagarão bem caro se não tiverem força de vontade para te dizer "basta!"
Por isso, segundo o que pode ser lido aqui, a partir do próximo ano os "maços de tabaco vão ter imagens de Vítor Gaspar"!..
"Com o intuito de dissuadir os fumadores, os maços de tabaco vão passar a ter imagens de Vítor Gaspar, uma medida que deverá ter muito sucesso, uma vez que bastou a notícia para hoje mesmo milhares de portugueses largarem o vício.
Numa primeira fase, vão ser apenas imagens, mas se algum fumador resistir, então os maços passarão a ter imagens e som, sendo os fumadores obrigados a ouvir longos discursos do ministro sobre medidas de austeridade enquanto fumam o cigarro."
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Alexandre O'Neill faria hoje 88 anos...
Perguntas-me o que deves fazer com a pedra que
te puseram em cima da cabeça?
Não penses no que fazer com. Cuida no que fazer da.
É provável que te sintas logo muito melhor.
Sai, então, de baixo da pedra.
Alexandre O'Neill,
in "Poesias Completas 1951/1986"
Efromovich: “Se depender de mim, vão amar a TAP muito mais”...
Este homem é simpático, mas não conhece os verdadeiros portugueses.
Se tivesse estado com verdadeiros portugueses, ficaria rapidamente a saber que o que a maioria de nós mais gosta é de gajas... Bom, em boa verdade, há também aqueles que preferem futebol ou petiscos e
vinho verde…
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Este, ao menos, pode queixar-se dele próprio...
Augusto Bandeira, social-democrata, presidente da Junta de Castelo de Neiva, Viana do Castelo, suspendeu o mandato para voltar a emigrar, depois de a crise económica e as portagens na A28 terem arruinado o restaurante que geria.
"Nunca imaginei chegar à situação de voltar ao Canadá, muito menos 18 anos depois de ter regressado ao meu país. Mas Portugal obrigou-me a isso", afirmou Augusto Bandeira, de 49 anos, que regressa no dia 24 de dezembro a Toronto, para reconstruir a vida.
Eleito em 2009 pelo PSD, partido em que milita há seis anos, Augusto Bandeira será substituído pelo tesoureiro, Paulo Torre, por um período inicial de três meses.
Via JN
"Nunca imaginei chegar à situação de voltar ao Canadá, muito menos 18 anos depois de ter regressado ao meu país. Mas Portugal obrigou-me a isso", afirmou Augusto Bandeira, de 49 anos, que regressa no dia 24 de dezembro a Toronto, para reconstruir a vida.
Eleito em 2009 pelo PSD, partido em que milita há seis anos, Augusto Bandeira será substituído pelo tesoureiro, Paulo Torre, por um período inicial de três meses.
Via JN
O resto é conversa da treta…
Curto e grosso: será que o Passos Coelho não se está a
cagar para o Estado social e aquela conversa do outro dia tinha destinatários?..
É que “o ministro Adjunto, Miguel Relvas, de 51 anos, já está reformado.” E a subvenção vitalícia de Relvas é de 2800 euros
por mês.
Mas há mais…
Há outros, com 50 e poucos anos igualmente com reforma
vitalícia: Dias Loureiro, Armando Vara, António Vitorino, Zita Seabra, Macário
Correia, Marques Mendes, etc., etc., etc.,...
Estereograma
![]() |
| para ler, clicar na imagem |
Há 15 anos, conheci um fulano, que se tornou meu Amigo, cujo relacionamento com as mulheres era parecido com o que tinha com os estereogramas...
Bem podiam dizer-lhe que, se focasse um ponto
no infinito, conseguiria ver o que verdadeiramente lá estava, que o gajo, por mais
que tentasse, não conseguia...
Apenas olhava à superfície...
Passados 15 anos, este meu amigo, continua sem focar o tal ponto no infinito e, por conseguinte, continua sem perceber nada...
Mas, gosta
muito do que vê...
E isso basta-lhe...
Em tempo...
Nas autárquicas de 2013, os figueirenses vão ter a oportunidade de repetir o que fizeram há 15 anos…
É para o lado que me viro melhor.
Em tempo...
Nas autárquicas de 2013, os figueirenses vão ter a oportunidade de repetir o que fizeram há 15 anos…
É para o lado que me viro melhor.
Não percebe o quê Miguel?..
Com tudo a correr bem, já devo ter vivido 2/3 da minha vida.
Nesta já minha longa existência, cruzei-me com pessoas que considero esforçadas,
dedicadas, trabalhadoras, mas que, por uma ou outra razão, seja ela do foro
intelectual, seja do foro emocional, seja pelo percurso de vida, considero não
terem capacidade natural para realizar determinadas tarefas políticas – por exemplo,
conduzir os destinos de uma freguesia, de um concelho ou de um País.
Miguel Almeida é uma dessas pessoas. Na minha modesta opinião, o facto de ter vivido na sombra de Santana Lopes
nos últimos 15 anos, influenciaram-no e moldaram-no decisivamente.
Naquilo que muitos,
porventura, verão virtude, eu vejo incapacidade política.
A força das emoções e o resultado do primado do emocional
sobre o racional nas primeiras decisões sobre um assunto, tem um nome - precipitação.
Essa, é a principal razão que me leva a considerar Miguel Almeida inapto para o exercício do cargo de presidente
da câmara da Figueira da Foz (eu também acho que o sou... e olhem que me tenho em muito boa conta, como já devem ter
percebido…) .
Não duvido que Miguel Almeida seja trabalhador, ambicioso, esforçado,
dedicado e que tenha uma enorme vontade de ser presidente da câmara da Figueira da Foz e de tudo tentar fazer para levar
a cidade aos maiores sucessos. Não é nada de pessoal. Apenas sou de opinião que ele não tem
capacidade para tal.
Ainda a procissão não saiu do adro e, à boa maneira
santanista, já descambou no popularucho
e na demagogia…
Leiam a seguinte citação do "voto de repúdio", transformado em "voto de profunda indignação", pelo encerramento do jornal O Figueirense: com esta administração o jornal foi "transformado em newsletter do Casino e também do Ginásio". "Tem a história que sabemos, uma equipa de grande capacidade e entrega, não percebo a estratégia".
Claro que o encerramento não faz sentido...Não percebe o quê Miguel Almeida?..
Por detrás disto, há uma estratégia que muitos na Figueira já perceberam - e o Miguel, por razões particulares, melhor do que ninguém...
Os figueirenses é que terão a última palavra, mas nem quero ousar imaginar o que aconteceria à Figueira na hipótese de ter quatro anos Miguel Almeida como presidente...
Claro que o encerramento não faz sentido...Não percebe o quê Miguel Almeida?..
Por detrás disto, há uma estratégia que muitos na Figueira já perceberam - e o Miguel, por razões particulares, melhor do que ninguém...
Os figueirenses é que terão a última palavra, mas nem quero ousar imaginar o que aconteceria à Figueira na hipótese de ter quatro anos Miguel Almeida como presidente...
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Nuno Camarneiro vence Prémio LeYa de Literatura…
A obra premiada, é o romance «Debaixo de algum céu»…
Em declarações à TSF, o escritor, nascido em 1977 na Figueira da Foz, confessa
que «sonhava que fosse possível»…
Ouvido esta manhã pela RTP Informação, o escritor confessou
estar "em choque" com a notícia. Falou da obra agora distinguida e
desfiou o seu extenso currículo profissional. Questionado sobre o destino que
dará aos 100 mil euros que acompanham o galardão, ironizou...
"Não faço
ideia. Não estou habituado a ter tanto dinheiro na conta".
“Na primeira quinzena de Novembro de 2011, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, sócio e irmão de José Dirceu, veio a Lisboa falar com altos responsáveis. Semanas antes, Miguel Relvas tinha recebido Efromovich, a pedido do empresário.”
| Na foto sacada daqui, temos o Dr. Relvas, o “diligente empreendedor”… |
Tristeza…
![]() |
| imagem sacada daqui |
A tristeza é, porventura, o assunto mais banido da
blogosfera.
Percebe-se porquê: poucos
estão disponíveis para se
mostrarem tristes em directo e assim acrescentarem à sua tristeza o incómodo de ter de responder
por ela perante os outros.
Todavia, na Figueira, neste momento, um retrato do
quotidiano sem tristeza teria mesmo de ser muito truncado…
Mesmo aquele que,
para além de ter contribuído fortemente para a actual tristeza dos
figueirenses, consegue ainda vir cá
dizer frases tristes, nunca será o mais triste entre os seus
contemporâneos e “conterrâneos” figueirenses.
Santana Lopes tem razão: não se governa “deprimindo o povo”…
domingo, 16 de dezembro de 2012
O PSD mudou - e mudou muito!..
Perderam-se valores civilizacionais e valores morais.
Passos Coelho, numa intervenção lamentável e inqualificável,
deitou para o lixo trinta e oito anos da história do PSD.
ORÇAMENTO 2013
"Cavaco já recebeu o Orçamento e agora vai enviá-lo para Oliveira e Costa, para ver se há ilegalidades"!..
Via Imprensa Falsa
Via Imprensa Falsa
“Estamos a gastar mais na comida e menos na higiene”… *
Tenhamos esperança.
Se a merda pode ser uma fonte de energia, neste momento, Portugal reúne todas as condições para voltar a ser uma grande potência mundial...
* Título sacado de uma notícia que pode ser lida AQUI.
sábado, 15 de dezembro de 2012
Discursos no jantar de homenagem ao Dr. Santana Lopes...
| foto de Pedro Agostinho Cruz sacada daqui |
“Este não é um jantar de lançamento de candidatura nenhuma a nada. Eu amo a Figueira e ajudarei no que puder. Mas nunca o farei por amizades ou jogos de interesses, mas sim por um projeto mesmo bom. E que ninguém leve isso a mal”.
Miguel Almeida, a terminar o seu discurso no mesmo jantar comemorativo dos 15 anos da eleição de Pedro Santana Lopes para a câmara da Figueira...
"Dr. Pedro Santana Lopes, bendita a hora em que decidiu tomar a Figueira como sua terra! O seu exemplo e obra é para nós, figueirenses, inspirador e, também, princípio de outra coisa."
Subscrever:
Mensagens (Atom)











