"Figueira da Foz pretende manter impostos municipais sem alteração em 2024".
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
ISTO TEM NOME: TRANSPARÊNCIA
P𝗿𝗼𝗰𝗲𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗣𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮 𝗲 𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼
"O Município da Figueira da Foz tem disponível, desde a passada quarta-feira, dia 20 de setembro, no seu sítio institucional (https://www.cm-figfoz.pt/pages/730) a listagem de Procedimentos de Contratação Pública relativos ao ano em curso, no qual são indicadas todas as entidades consultadas por procedimento (no caso das consultas prévias), algo que o Portal.BASE (https://www.base.gov.pt/), que centraliza a informação sobre os contratos públicos celebrados em Portugal continental e regiões autónomas, não permite divulgar.No Portal.Base encontram-se disponíveis todos os contratos públicos celebrados pelo Município, contudo no que respeita às entidades consultadas nos procedimentos de consulta prévia, o mesmo não dispõe de campo que permita a inserção dessa informação, mas apenas são divulgadas as entidades que apresentam proposta.
Encontra-se também disponível em (https://www.cm-figfoz.pt/pages/1271 ) a listagem de todas as empreitadas em curso.
Assim, por forma a que não se levantem ou existam quaisquer dúvidas sobre a transparência e legalidade e boa-fé na atuação do Serviço de Contratação Pública municipal, o Município passará a divulgar as listagens em apreço, devidamente atualizadas, com regularidade."
Mondego na Figueira
Foto: Município da Figueira da Foz |
A DISSOLUÇÃO DOS SOULÈVEMENTS DE LA TERRE
"... o projecto de dissolução do movimento dos Soulèvements de la Terre produziu uma enorme deflagração; uma explosão tão forte que despertou em nós algo de irreprimível. Reacendeu em nós esse algo que se recusa a participar no vasto projecto industrial moderno, cuja consequência mais decisiva não é a melhoria do conforto e da saúde para algumas e alguns de nós, mas sim, a curto prazo, a conclusão da destruição dos ambientes vivos e dos seus habitantes. Nós somos esses habitantes e qualquer coisa em nós indigna-se, exigindo uma vida decente, uma vida com sentido, uma vida justa e bela, nada mais, nada menos. A partir de agora, há qualquer coisa em nós que se recusa obstinadamente a participar na destruição da vida na Terra.
A exigência dos proprietários faz sentido?
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
Da série, "manter o foco": entre 1988 e 1990, Viseu tornou-se na maior cidade europeia sem ligação ferroviária
Tudo começou no cavaquismo
quarta-feira, 20 de setembro de 2023
Câmara diz que vai construir ponte sobre passagem de nível da Salmanha, mas Vítor Alemão continua descontente...
Via Diário as Beiras
«... o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, considerou que esta é uma obra prioritária. Até porque, já ali houve acidentes mortais, envolvendo viaturas e comboios. “Estamos a tratar da construção de uma travessia rodoviária aérea na passagem de nível da Salmanha. [Neste momento], estamos a ver os materiais e o traçado. Nunca ninguém fez isto, como muitas outras coisas no concelho, e essa [passagem de nível] até mexe com vidas humanas”, frisou Santana Lopes.
... o presidente da Junta de Vila Verde, Vítor Alemão, desvalorizou o anúncio como sendo uma obra que vai beneficiar os vilaverdenses. “Essa é uma obra estruturante para o concelho que não beneficia apenas a freguesia de Vila Verde”.»
Portugal é o terceiro país europeu que perdeu mais ferrovia: 460 quilómetros
Ainda a propósito do livro "O primeiro-ministro e a arte de governar" do, "desde incompreendido a odiado, pela esquerda, Cavaco Silva"...
Via Jornal Público
"A rede ferroviária portuguesa diminuiu 18% entre 1995 e 2018 – o terceiro maior declínio entre um grupo de países que inclui a União Europeia a 27, o Reino Unido, Noruega e a Suíça, analisados num estudo divulgado nesta terça-feira pela organização ambientalista Greenpeace. No mesmo período, a rede rodoviária em Portugal cresceu 2378 km no mesmo período, ou seja, 346% – estamos também em terceiro lugar, mas entre os países em que o número de estradas mais aumentou.
Estudo da Greenpeace mostra que Portugal investiu mais do triplo na construção de estradas, entre 1995 e 2018, do que na ferrovia. Mais de 100 mil pessoas perderam acesso a comboios."