"Uma obra de intervenção estrutural no porto da Figueira da Foz, orçada em mais de 17 milhões de euros e prevista para ter começado em 2019, foi adiada para 2021, disseram fontes portuárias e autárquicas."
Na altura, uma postagem OUTRA MARGEM apelava à esperança:
Cliquem aqui para ouvir.
Na edição de hoje do Diário as Beiras, com chamada de primeira página, vem o seguinte:
"A Declaração de
Impacte Ambiental para
o aprofundamento da
barra e do canal de navegação do Porto Comercial
da Figueira da Foz obteve parecer favorável da
Agência Portuguesa do
Ambiente (APA). Nota enviada pela administração
portuária considera que
“o final de 2020 trouxe
uma notícia auspiciosa”.
Segundo aquela fonte,
a emissão [do parecer]
ocorreu após o período
de audiência de interessados e de diligências complementares, processo
que se cumpriu nos últimos meses do ano findo,
ressalva a nota. “Como
é habitual, em estudos
desta natureza, segue-se
a elaboração de revisão
do projeto de melhoria
das acessibilidades, que
integrará as medidas de
minimização dos impactes e os programas de
monitorização indicados
pela comissão de avaliação”, esclarece.
A Administração do
Porto da Figueira da Foz
(APFF), frisa ainda a nota,
“reafirma a importância
estratégica deste projeto para o crescimento e
desenvolvimento futuro
do porto, o mesmo valendo para a Comunidade
Portuária e todo o tecido industrial da Região
Centro”.
Para a empresa
pública que gere a infraestrutura portuária, “este
projeto é absolutamente
necessário para o salto
qualitativo do porto, permitindo capacitá-lo para
a entrada de navios até
140 mentos de comprimento e oito de calado”.
Com a “luz verde” da
APA, o concurso público para a realização das
obras, que deverão começar este ano, fica mais
perto.
A melhoria das acessibilidades será suportada por fundos europeus
(nove milhões de euros),
pelo setor privado, através da Comunidade Portuária (4,4 milhões de
euros), e pela APFF (4,4
milhões de euros)."