quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Kristin soprou a 202 km/hora

Imagem: Pedro Agostinho Cruz

«A tempestade Kristin que afectou, na madrugada de ontem, todos os concelhos (19) da Região de Coimbra, “soprou” a 202 km/hora, segundo registos recolhidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na estação meteorológica de Soure. 

A informação foi divulgada ontem pelo comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, Carlos Luís Tavares, num balanço feito aos jornalistas. “Por volta das 02H00 fizemos um “briefing” do IPMA que nos disse que a depressão não ia entrar às 03H00, mas iria entrar por volta das 04H00/05H00. Foi o que aconteceu. Por volta das 05H00 foi quando foram sentidas as maiores rajadas e houve o maior número de ocorrências. Foi, felizmente, um episódio rápido, mas com muito impacto nos muncípios”, disse o comandante. 

Os concelhos mais afetados foram Figueira da Foz, Cantanhede, Soure, Montemor-o-Velho, Condeixa-aNova, Penela, Miranda do Corvo e Coimbra. No entanto, foi um vento que se projetou até à Pampilhosa da Serra e aos concelhos do interior, como Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil ou Góis. 

Recorde-se que, em outubro de 2018, durante a tempestade “Leslie”, a rajada mais forte foi registada na Figueira da Foz (176km/ hora).

Os danos provocados pela tempestade afetaram todo concelho. Nove pessoas ficaram desalojadas e três sofreram ferimentos ligeiros.»

Diário as Beiras (para ver melhor a imagem clicar na imagem)

A tempestade Kristin também causou prejuízos ao Grupo Desportivo Cova-Gala.

Sem comentários: