Sobrevivemos, neste cantinho à beira-mar plantado, numa espécie de Nottingham dos tempos modernos.
Evidentemente, que sem Robin Hood, embora nos queiram fazer crer que ele está prestes a chegar e tem nome (Pedro Passos Coelho).
Sobrevivemos, portanto, num esquema maquiavélico de rotatividade entre duas organizações promotoras de oportunismos e tachos, com o supremo requinte de malvadez de nos quererem fazer acreditar que somos nós, os pelintras, os descamisados, os explorados, os vilipendiados, enfim, o povo, que os escolhemos.
O povo escolhe... Mas sem critérios de qualidade ou exigência democrática, cívica e política. Escolhe, como opta por uma marca de sabonete depois de bombardeado pela publicidade. Escolhe em manada. Tudo ao monte e fé em Deus.
Este País, que é o meu, mais parece uma pocilga mal frequentada suja e cada vez mais mal cheirosa.
Sobretudo, o que para mim é o mais grave, com o futuro fortemente comprometido...
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Tão amigos que eles eram!...
"Se não apresenta uma moção de confiança, o BE apresentará uma moção de censura neste Parlamento," disse Francisco Louçã esta tarde no Parlamento.Sócrates lamentou o facto de ser da esquerda que vem esta iniciativa e relembrou que é grave para Portugal "uma crise política".
O artigo 195, alínea f), da Constituição prevê que a «aprovação de uma moção de censura por maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções» determina a queda do Governo.
Qual o papel do PSD no caso de ser apresentada a moção de censura?..
Cá pra mim o PSD, "ladra" muito, mas no fundo aplaude tudo o que o PS tem feito...
Portanto, até ver, creio que o PS pode estar descansado.
Rápidas melhoras senhor doutor
V. Exa. faz muita falta a este País!..
Este homem, "honesto, que já nasceu três vezes, está doente e o juiz dispensou-o de comparecer em Tribunal."
Democracia
Tenho um Amigo que diz ter pavor das ditaduras.
Diz que ama a democracia. Estou cansado de lhe tentar explicar, mas ele não entende.
Fica aqui a explicação, sintética, sucinta e, espero, definitiva.
Democracia não é sinónima de liberdade.
Em Portugal, quer apenas dizer que há liberdade de escolha, num determinado dia.
Normalmente, de quatro m quatro anos!..
Democracia, isto é, Liberdade a sério, é outra coisa.
Sérgio Godinho, já explicou isso há muitos anos.
Portugal, 1872!..
Acabava de entrar o ano de 1872.
E o novo ano que chegava interrogava o ano velho. "- Fale-me agora do povo", pedia o novo ano.
E o velho: "- É um boi que em Portugal se julga um animal muito livre, porque lhe não montam na anca; e o desgraçado não se lembra da canga!"
"Mas esse povo nunca se revolta?", insistia o ano novo, espantado e respondia o velho: "- O povo às vezes tem-se revoltado por conta alheia. Por conta própria, nunca" . E uma derradeira questão:
"- Em resumo, qual é a sua opinião sobre Portugal?" E a resposta lapidar do ano velho: "- Um pais geralmente corrompido, em que aqueles mesmos que sofrem não se indignam por sofrer".
Este diálogo deve-se a Eça de Queirós. O mesmo Eça que escreveu sobre o Portugal de então.
"O povo paga e reza. Paga para ter ministros que não governam, deputados que não legislam (...) e padres que rezam contra ele. (...) Paga tudo, paga para tudo. E em recompensa, dão-lhe uma farsa".
Nota:
- nunca é demais sublinhar: estávamos, repito, para que não subsista qualquer dúvida, em 1872.
E o novo ano que chegava interrogava o ano velho. "- Fale-me agora do povo", pedia o novo ano.
E o velho: "- É um boi que em Portugal se julga um animal muito livre, porque lhe não montam na anca; e o desgraçado não se lembra da canga!"
"Mas esse povo nunca se revolta?", insistia o ano novo, espantado e respondia o velho: "- O povo às vezes tem-se revoltado por conta alheia. Por conta própria, nunca" . E uma derradeira questão:
"- Em resumo, qual é a sua opinião sobre Portugal?" E a resposta lapidar do ano velho: "- Um pais geralmente corrompido, em que aqueles mesmos que sofrem não se indignam por sofrer".
Este diálogo deve-se a Eça de Queirós. O mesmo Eça que escreveu sobre o Portugal de então.
"O povo paga e reza. Paga para ter ministros que não governam, deputados que não legislam (...) e padres que rezam contra ele. (...) Paga tudo, paga para tudo. E em recompensa, dão-lhe uma farsa".
Nota:
- nunca é demais sublinhar: estávamos, repito, para que não subsista qualquer dúvida, em 1872.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Ao tempo que eu sei disto!...
Ética e isenção, são chavões bonitos, democráticos e civilizados, para pendurar na parede e ponto final!..
Grande e competente TMN!..
"A TMN justifica a destruição de parte dos dados de tráfego telefónico de vários arguidos do processo Face Oculta, incluindo Armando Vara (ex-vice-presidente do BCP), Rui Pedro Soares (ex-administrador da PT), Mário Lino (ex-ministro das Obras Públicas) e de Paulo Penedos (ex-assessor da PT), com razões de ordem técnica."Com todo este profissionalismo e valor acrescentado, a TMN limita-se a criar satisfação e fidelização a clientes tão distintos e importantes como os acima citados!..
Realmente!..
É preciso ser-se mesmo mal intencionado para beliscar o bom nome de tão impolutos cidadãos!..
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Amigo, também eu...
"Poderei estar mal informado, ou ter falta de informação, mas às vezes fico a pensar e curioso em saber, qual é o destino final, que um dia este terreno de umas dimensões já bastante razoáveis vai ter..
Espero só,que venha mesmo a servir os interesses desta terra e da sua gente."
O sonho continua...
Ontem, o fogo atingiu a Cidade do Samba - o Rio de Janeiro.
Todavia, “a paixão pelo Carnaval carioca une as 12 escolas de samba do grupo especial. E em nome dessa união, as nove agremiações que não foram atingidas pelo incêndio que destruiu parte da Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro, na manhã de segunda-feira (7), oferecem ajuda e prestam solidariedade à Grande Rio, Portela e União da Ilha, que viram o trabalho de meses ser levado pelas chamas.”
O Carnaval, portanto, vai estar na Avenida. Só que, desta vez, como sempre deveria ser - mais simples, talvez com menos adereços, mas certamente com ainda mais alegria para esquecer as chamas e as tristezas.
Neste incêndio, o que ardeu foi um local onde se fabricavam os sonhos, não foram os sonhos!..
O sonho de felicidade de uns dias por ano, numa cidade maravilhosa e tão especial – ao mesmo tempo tão bonita e tão feia, tão pobre e tão rica – esse mantém-se e vai concretizar-se!..
O Rio de Janeiro continua lindo e é o mesmo de sempre - um circo de contrastes abençoado pela Natureza, mas muito estragado pelos homens!..
Todavia, “a paixão pelo Carnaval carioca une as 12 escolas de samba do grupo especial. E em nome dessa união, as nove agremiações que não foram atingidas pelo incêndio que destruiu parte da Cidade do Samba, na zona portuária do Rio de Janeiro, na manhã de segunda-feira (7), oferecem ajuda e prestam solidariedade à Grande Rio, Portela e União da Ilha, que viram o trabalho de meses ser levado pelas chamas.”
O Carnaval, portanto, vai estar na Avenida. Só que, desta vez, como sempre deveria ser - mais simples, talvez com menos adereços, mas certamente com ainda mais alegria para esquecer as chamas e as tristezas.
Neste incêndio, o que ardeu foi um local onde se fabricavam os sonhos, não foram os sonhos!..
O sonho de felicidade de uns dias por ano, numa cidade maravilhosa e tão especial – ao mesmo tempo tão bonita e tão feia, tão pobre e tão rica – esse mantém-se e vai concretizar-se!..
O Rio de Janeiro continua lindo e é o mesmo de sempre - um circo de contrastes abençoado pela Natureza, mas muito estragado pelos homens!..
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Será que iria tudo para a “pildra”?..
Com o patrocínio da Alemanha, parece que está na forja que o limite para a dívida pública passe a estar inscrito na Constituição!..
Gostava que a medida fosse implementada, pois tenho curiosidade em saber o que aconteceria com um Governo que não cumprisse!..
Gostava que a medida fosse implementada, pois tenho curiosidade em saber o que aconteceria com um Governo que não cumprisse!..
Presidente da Mancha Negra sofreu queda e foi de ambulância para o hospital
O presidente da claque da Académica Mancha Negra, sofreu hoje uma fractura num cotovelo e vai ficar internado nos serviços de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Os serviços de comunicação dos HUC, disseram à agência Lusa que João Paulo Fernandes "vai ser reavaliado", para se apurar a necessidade ou não de uma intervenção cirúrgica na zona afetada.
O líder da claque caiu hoje da bancada do estádio Cidade de Coimbra onde a Mancha Negra costuma apoiar a equipa, ao festejar o golo inaugural da Académica frente ao Beira-Mar, aos 05 minutos da primeira parte, em jogo da 18.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Os serviços de comunicação dos HUC, disseram à agência Lusa que João Paulo Fernandes "vai ser reavaliado", para se apurar a necessidade ou não de uma intervenção cirúrgica na zona afetada.
O líder da claque caiu hoje da bancada do estádio Cidade de Coimbra onde a Mancha Negra costuma apoiar a equipa, ao festejar o golo inaugural da Académica frente ao Beira-Mar, aos 05 minutos da primeira parte, em jogo da 18.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




