segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Uma foto de 1999




Esta fotografia, pertence ao baú de recordações da minha prima Vanessa (blogue There is a word), que ontem retornou aos EUA, depois de 15 dias de férias em Portugal.
O acidente que envolveu o cargueiro Kaaksburg verificou-se no dia 2 de Janeiro de 1999.
Uma avaria nas máquinas, obrigou o comandante do navio a solicitar ajuda às autoridades marítimas da Figueira da Foz. Fundeado a duas milhas da costa, o cargueiro foi empurrado pela força das ondas para a costa, junto à praia da Cova Gala. Na manhã seguinte, os sete tripulantes tiveram de ser resgatados por um helicóptero da Força Aérea, vindo do Montijo.
O cargueiro, com bandeira da Antígua, era um navio de 2.500 toneladas, 88 metros de comprimento e 11,30 de boca.
A sua remoção, que não foi fácil, esteve, numa primeira fase, a cargo de uma empresa holandesa que chegara a acordo com a companhia de seguros do navio. Todavia, nos dias 16 e 17 de Janeiro, a forte ondulação marítima provocou graves danos no Kaaksburg, tendo-se chegado à conclusão que "a sua recuperação era de tal forma dispendiosa" que não era viável.
Numa reunião havida no dia 18 de Janeiro, foi decidido que o navio seria desmantelado, cabendo ao armador e à companhia de seguros elaborar o plano de desmantelamento.
É neste espaço de tempo que surge a empresa Draganorte, a demonstrar o seu interesse em recuperar o navio, o que viria a conseguir numa tarde de domingo, dia 16 de Maio de 1999.
Decorridos pouco mais de 4 meses sobre a data do sinistro do Kaaksburg.

domingo, 5 de agosto de 2007

Domingo de Agosto...


Para quem passa cá todo o ano, um domingo de Agosto, é o pior momento para viver na Cova-Gala: mais trânsito, menos estacionamento, menos tranquilidade, mais confusão. Enfim, mais coisas irritantes...
Hoje, felizmente, o céu está nublado...
Mas, desconfio, que não vai ser por muito tempo!...

X&Q116

Um dia em prol do Grupo Desportivo Cova- Gala


... e aqui

Crise das pescas portuguesas é real

Historicamente, a importância do sector das pescas em Portugal, ultrapassou sempre o seu peso real na economia nacional.
Recorde-se, que contribuiu de forma importante para o abastecimento de pescado, e era factor de independência nacional e de soberania alimentar, além de garantir o emprego a milhares de pescadores.

Com a integração na Comunidade Europeia, Portugal passou a estar submetido à Política Comum das Pescas.
Após longos anos de discussão chega-se em 1983 a um acordo sobre política de pescas. Esse acordo foi revisto em 1993.

A frota portuguesa, ainda uma das maiores da UE, entre 2000 e 2004 diminuiu 5,6%, conforme pode ver clicando aqui. E essse caminho continuou nos anos seguintes: entre 2004 e 2006 deu-se o abatimento de mais embarcações. Segundo o jornal “Público” de ontem, de 10 086 barcos, em 2004, passou para 8 754 em 2006.

O definhamento da frota pesqueira portuguesa teve consequências: a produção diminuiu.
Dos cerca de 810 milhões de euros, em 1992, passou-se para os 500 milhões em 2006.
A crise das pescas portuguesas é real. Portugal, continua a perder dimensão a nível europeu, também no sector pesqueiro.

sábado, 4 de agosto de 2007

X&Q115

SILLY SEASON

Muito se tem escrito sobre a chamada Silly Season.
Uma boa parte da blogosfera também foi para banhos.
Esta, é a altura do ano em que o corpo entra de férias e o cérebro baixa a fasquia.
Todos os anos, é assim.
No caso de Portugal, tal acontece durante o mês de Agosto.
È assim. Todos os anos é assim.
Não há muito a acrescentar sobre o assunto.
Não admira que, também, o tempo ande irritante.
Estamos na estação parva!

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

É a vida

Este monumento, acima, é um dos mais modernos!...
Clique aqui e aproveite para conhecer os outros.
Aproveite, pois é o que temos.

Se houver imaginação, ao olharmos para o monumento, podem revelar-se esfinges do tempo moderno, reflexos das sociedades eleitorais do século XXI.

Abençoados sejam os fiéis depositários dos votos do monumento, eleitos à categoria de divindades do povo desta Terra...

São vários os oportunistas, ou simples velhacos, que conquistaram impunemente o seu pedestal na história deste País.

Portanto: eu, que não sou de intrigas, e não estarei cá para o comprovar, suspeito que, no futuro, a “nomenclatura” local ainda vai ter tabuletas nas ruas, ou estátuas nas rotundas...
É a vida...

Nem toda a pergunta tem resposta

Um amigo meu, emigrante, um dia destes, em conversa informal, em redor de uma mesa com uns camarões e uns finos (pagos por nós...), ao falar sobre a sua Cova-Gala natal, colocou-me a seguinte questão, visivelmente admirado:

“ o porquê da perpetuação das figuras de sempre na política local!... Será que isto já chegou à Madeira?... “


Respondi-lhe, conforme pude, pois não costumo falar dos ausentes:

“Por muito que custe ver pessoas de que gosto porem fim a relações, esta tua questão faz-me lembrar que um jogador que eu sempre admirei, o Eusébio, não se devia ter arrastado até ao União de Tomar!...”


Muitas vezes, a falta de um conselheiro faz toda a diferença!...

Ajuda o futebol do GRUPO DESPORTIVO COVA-GALA

X&Q113

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

(Um, disfarçado de anónimo. Esta é a parte do comentário que pode vir a público... O resto, foi directamente para o lixo)

“eu sei muito acerca do cova gala pois vivo o cova gala por dentro e sei muito bem coisas k pouca gente sabe e não querem dizer”.

Eu como não sei... Limito-me a comemorar os golos. Com sentido de humor!...

X&Q112

Foi para não sobrecarregar a Portela

Duas notas que retirámos do BLOGUITICA:

Primeira: Na tomada de posse do X Governo Regional da Madeira, o Governo fez-se representar pelo secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Filipe Baptista.

Segunda: O Governo esteve hoje representado na tomada de posse do novo executivo municipal liderado por António Costa com a presença de sete ministros.


Possível explicação para tamanha parcimónia na Madeira:
deve ter sido para não sobrecerregar o trânsito aéreo na Portela.
A OTA está a fazer mesmo falta!..

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

MATRA

Um MATRA qualquer, anda a tentar conspurcar este espaço com comentários abaixo de qualquer possível e imaginário nível...
Mas, como estas iniciais apenas me fazem lembrar uma equipe de Fórmula 1 (Mécanique Avion TRAction surgida no final da década de 60, que em 1969 se tornou a campeã de construtores, tendo como piloto campeão, Jackie Stewart), ainda não percebi o que anda para aqui a fazer este MATRA!...
MATRA, alma penada, você já abandonou a competição em 1972...

Acordo ou suicídio?..


O recém-eleito presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, chegou a acordo com José Sá Fernandes, vereador independente eleito pelo Bloco de Esquerda, para formar o novo executivo, que vai tomar posse daqui a pouco......
O vereador bloquista, poderá ficar com o pelouro do Ambiente....
Cheira-me que este acordo vai ser o suicídio político do homem das providências cautelares!...

As rotundas da Cova-Gala


Portugal parece o país das rotundas.
A Cova-Gala, com algumas, contribui para isso. Entre elas, esta, que é manhosa.
As restantes, podem ser vistas clicando AQUI.

X&Q109