quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Espera-se que a procura por parte de produtoras estrangeiras aumente após conquista do EUFCN Audience Location Award atribuído pelo público

"A Figueira da Foz (Portugal Film Commission) venceu o Prémio EUFCN Audience Location Award 2025, selecionado pelo público através de votação online, pela série "Broken Spies" (Espias) produzida pela Ukbar Filmes".
Por sua vez, o júri atribuiu o EUFCN Location Award 2025 a La Palma, nas Ilhas Canárias. 
A cidade da Figueira da Foz desempenha um papel central em ESPIAS (Broken Spies), criada por Pandora da Cunha Telles, realizada por João Maia e Laura Seixas e produzida pela Ukbar Filmes, uma série de época ambientada na Segunda Guerra Mundial que destaca Portugal como território neutro.
A candidatura foi submetida pela Portugal Film Commission, tendo como argumento a série “Espias”, com metade das filmagens feitas na Figueira da Foz. “Ganhámos, hoje [no domingo], em Berlim, na votação do púbico”, reagiu o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, nas redes sociais. Questionado pelo o DIÁRIO AS BEIRAS se acredita que o prémio recém-conquistado em Berlim veio dar mais visibilidade internacional ao concelho como local para filmagens de séries e filmes, o autarca respondeu: “Claro que sim. E revela o acerto do caminho traçado”. 
Acerca da reativação da actividade do Film Office Figueira, gabinete criado em 2022 pelo executivo camarário para captar filmagens de séries, filmes e outras produções audiovisuais para a Figueira da Foz, com atividade até finais de 2023, Santana Lopes afirmou que “é uma decisão que ainda não está tomada”. 
O autarca ressalvou que o ex-coordenador do Film Office Figueira, Bruno Manique, “fez um muito bom trabalho, nomeadamente  no processo da candidatura da Figueira da Foz” ao prémio do EUFCN Audience Location Award. 
O figueirense Bruno Manique trabalha com produtoras de filmes e séries e é cofundador do Centro Portugal Film Commission. Questionado pelo DIÁRIO AS BEIRAS acerca do impacto do prémio, Bruno Manique sustentou que “o que vai acontecer é que vai aumentar a visibilidade da Figueira da Foz, sobretudo no estrangeiro”, porque as produtoras nacionais, destacou, “já conhecem as potencialidades do concelho”. 
A projeção internacional da Figueira da Foz através da conquista do supracitado prémio acontece durante o festival internacional de cinema Berlinale, a decorrer na cidade alemã de Berlim.
Bruno Manique defendeu que depois da Figueira da Foz ter conquistado um prémio no concurso europeu EUFCN Audience Location Award “não se pode ficar sentado atrás de uma secretária” à espera que as produtoras estrangeiras cheguem. Por isso, anotou, “é fundamental alguém começar a trabalhar o mercado lá fora”. 
O ex-coordenador do gabinete para captação de produções audiovisuais frisou que a conquista do prémio internacional é o resultado da “visão do presidente da Câmara da Figueira da Foz [Santana Lopes]” e do trabalho por realizado pelo gabinete municipal Film Office Figueira.

Sem comentários: