terça-feira, 9 de julho de 2024

Montenegro ontem na Figueira avisou que que reivindicações de forças de segurança não podem pôr em causa interesse coletivo

Em cerimónia de compromisso de honra de 217 novos guardas provisórios da GNR formados no Centro de Formação Profissional da Figueira da Foz, Montenegro avisa que reivindicações das forças de segurança não podem prejudicar interesse colectivo.
O Primeiro-ministro disse que é preciso “ter o sentido de responsabilidade de não fazer nenhum interesse particular, por mais legítimo e justo que seja, claudicar o interesse colectivo”.
Montenegro, além de ter avisado que reivindicações das forças de segurança não podem prejudicar interesse colectivo, defendeu também "maior justiça e equilíbrio nas remunerações". E sublinhou: "a nossa única limitação é apenas fazer coincidir este esforço com um outro que está acima de tudo: quem tem, como nós temos, a missão de cuidar pelo bem-estar de todo um país, tem de ter o sentido de responsabilidade de não fazer nenhum interesse particular, por mais legítimo e justo que seja, claudicar o interesse colectivo de todo um povo e de toda uma nação."
Em declarações ao jornal Público, Bruno Pereira, presidente do Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia e porta-voz da Plataforma dos Sindicatos da PSP e Associações da GNR, que ouviu com atenção as palavras de Montenegro, reagiu numa curta chamada telefónica:  “é o mesmo diapasão”. 
A ministra da tutela convocou para esta terça-feira de manhã uma nova ronda negocial. Primeiro, logo pelas 09h30, reúne-se com representantes associativos da GNR. Depois, às 10h30 e às 11h30, com representantes sindicais da PSP.
Este curso, o 54.º, começou em setembro de 2023, com 234 formandos.
A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro. Contou ainda com a participação da ministra e do secretário de Estado da Administração Interna, Margarida Blasco e Telmo Correia, e do presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, entre outros convidados. O comandante geral da GNR, Rui Alberto Ribeiro Veloso, foi o anfitrião.

Sem comentários: