quinta-feira, 2 de julho de 2009

A posição dos políticos perante “o submundo da blogosfera” está a mudar…

Acabei de ler no blog Delito de Opinião.
“António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, promove amanhã, a partir das 18 horas, no Arquivo dos Paços do Concelho, um encontro com as pessoas que participam nas redes sociais para apresentar o balanço do mandato autárquico. É o reconhecimento do crescente papel destes meios e da sua importância na dinâmica que quer imprimir em Lisboa.”
O mundo é mesmo composto de mudança: ainda não há muito tempo, a 2 de Outubro de 2008, num programa de televisão que dá pelo nome de Quadratura do Círculo, esta “coisa” a que se convencionou chamar blogosfera, foi rotulada de “submundo” e “lixo”, precisamente por António Costa.

Mas, se em Lisboa já é assim, “a boa crítica e o bom elogio passam por ouvir o que todos têm a dizer”, cá pela Figueira, cidade que tem tradições democráticas e não consta que seja terra de fanáticos, de vez em quando, lá surge perante a opinião pública figueirense, um caso de forte crispação anti-bloguista…
No dia em que foi aprovado na Assembleia da República o decreto-lei (que ainda não se sabe bem como vai ser regulamentado para ser posto em prática, pois existem dificuldades técnicas que têm de ser torneadas, mas isso é paleio para outra ocasião…), um autarca local duma freguesia urbana, ouvido ao fim de uma tarde eufórica, cerca das 18 horas presumo, por um jornalista de um diário do distrito de Coimbra, acerca do evento, “desferiu um forte ataque” ao “único eleito do concelho que se absteve na votação” sobre a elevação de S. Pedro a vila.
Referia-se a um elemento da assembleia de freguesia: “condeno esse habitante, que não é digno de habitar aqui!”.
Pouco tempo depois do presidente da junta vir a terreiro, seguiu-se o secretário que não aceita que algém “se refugie num blogue…..”. Presumo, que ele nã controle….

O fanatismo é isto: parte-se de uma verdade – uma abstenção – para a desvirtuar, tirando-a do contexto, utilizando-a como dá melhor jeito.
Isto, tem a importância que tem, mas mostra que o fanatismo, assume, neste caso concreto, um dos seus rostos: o politico.
O que é grave, pois o fanatismo político tem regado a História com o sangue de muitos inocentes...

Mas, dado que, como é sabido, não existem fanáticos felizes, estes senhores, para quem tudo o que se desconhece e não se controla, assusta, têm os dias contados.
A blogosfera pode ter – e tem - pontos duvidosos, mas é de uma riqueza e diversidade cultural que muito dificilmente tem igual noutros meios de comunicação.
Pode ser até que, já para os actos eleitorais de Setembro e Outubro próximos, alguém cá pela Figueira, aproveite a sugestão deste blogue e percorra os passos de António Costa em Lisboa!...
António Costa, em Lisboa, mudou em relação à blogosfera… Pela província, as coisas costumam ser mais lentas, mas vamos lá chegar…

Sem comentários: