quarta-feira, 22 de março de 2023

Allianz Figueira Pro

«Entre sexta-feira e domingo, a praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, recebe a elite do surfe nacional numa competição em que já conhecidos os embates das rondas das rondas iniciais.

Os surfistas portugueses querem entrar em grande na 1.ª Divisão do surfe nacional, existindo sempre uma enorme expetativa para a primeira bateria do ano desta competição.
Outro condimento que dá um “tempero” especial ao cardápio da competição é o regresso às competições nacionais de Frederico Morais e do tetracampeão nacional Ruben Gonzalez (2004, 2005, 2006 e 2008) que, atletas que, curiosamente, vão enfrentar-se na ronda inaugural.»
Mais pormenores aqui.

«... falar-se, neste momento, de eleições parece-me um “fait-divers”»

 Via Diário as Beiras

Corte total de trânsito na ponte Edgar Cardoso nas noites de 27 para 28 e de 28 para 29 de março, entre as 20H30 e as 06H30...

 Via Diário as Beiras

terça-feira, 21 de março de 2023

A auto-referência

"Em pelo menos três áreas a auto-referência cria desconforto. Na ética, na gramática, na lógica.

O auto-insulto, ou o auto-elogio têm estatutos muito diversos da referência aos outros. Podemos ser justos ou injustos ao insultar ou elogiar outra pessoa. Podemos sê-lo igualmente quando o fazemos em relação a nós mesmos. Mas quando alguém diz que é modesto ou diz que é o pior dos homens, há algo de bizarro que nos invade. De uma forma ou de outra, a auto-referência cheira a narcisismo.

Na gramática, pelo menos nas línguas indo-europeias, tão ricas em flexões verbais, o pronome «eu» tem sempre histórias estranhas. Se a própria flexão verbal indica a pessoa e o número (e na voz passiva em muitos casos igualmente o género), para que serve um pronome «eu» no nominativo? A auto-referência cheira a inutilidade.

Na lógica a auto-referência é porta de entrada para os paradoxos. Nem sempre gera paradoxos, e nem todos os paradoxos nascem da auto-referência, mas sempre que entramos no seu terreno sabemos que é savana perigosa. Na lógica cheira a paradoxo.

Narcisismo, inutilidade e paradoxos são sempre os perigos da auto-referência. Mas isto sou eu a dizê-lo. E que sei eu disso?"

Alexandre Brandão da Veiga

"...não entendo o que há para clarificar..."

Via Diário as Beiras

Rui Nabeiro, “empresário exemplar” e “exemplo de capacidade empreendedora”?..

Imagem: Jornal de Negócios
Foi hoje a enterrar Rui Nabeiro, empresário admirado no país, homem amado na terra que o viu nascer, chorado e homenageado por quase todos e "um homem ambicioso, de mãos abertas".

Rui Nabeiro, foi o empresário que levou os funcionários de férias nos anos 70: “aquela gente merecia tudo!”

Nos últimos dias foi dita muita coisa sobre Rui Nabeiro. De tudo que li - e foi muita coisa - impressionou-me isto: Rui Nabeiro, “empresário exemplar” e “exemplo de capacidade empreendedora”.

Fiquei completamente baralhado sobre o que é ser um "empresário exemplar" e "exemplo de capacidade empreendora" em Portugal.

Ru Nabeiro, pelo menos que eu saiba, não deslocalizou a morada fiscal da sua empresa para a Holanda, soube lidar com desgraças como a burocracia portuguesa e com a rigidez laboral que impede as empresas, em geral, e por maiora de razões, ainda mais as do interior, de prosperarem. 

Ainda acham que Rui Nabeiro foi um  “empresário exemplar” e “exemplo de capacidade empreendedora”?..

Hospital Distrital da Figueira da Foz será a sede de uma Unidade Local de Saúde, a nona a nível nacional

 Via Diário as Beiras


Alqueidão, 95 anos como freguesia

Via Diário as Beiras

Citando Alexandra Leitão, que não é da oposição, mas deputada do partido da situação...

Via Delito de Opinião
Esta voz deve incomodar António Costa. 
"Parecem frases de alguém da oposição, mas foram proferidas por uma deputada socialista: Alexandra Leitão. Anteontem, domingo à noite, num programa de debate da CNN Portugal."

«O que temos claramente é uma situação em que quem parece contribuir para a inflação é quem compra. Ou seja, aqueles que vivem essencialmente do seu trabalho e estão há muitos meses a perder poder real de compra.»

«O que me preocupa é estarmos numa situação em que os preços da alimentação continuam a crescer a um ritmo muito superior à inflação média. As pessoas sentem cada vez mais necessidade em adquirir [apenas] o cabaz básico. Os salários em Portugal cresceram só 1,1% no último trimestre, isto significa que temos hoje menos justiça social do que há um ano.»

«Se há mais arrecadação fiscal, se também pelo lado da oferta o Estado tem vantagens com este aumento da inflação, então os salários deviam começar a aumentar.»

segunda-feira, 20 de março de 2023

A autoconfiança é algo muito valioso....


"O PS da Figeira da Foz foi ver como está a Freguesia de S. Pedro...
O que se passou nesta visita é descrito numa nota do Gabinete de Imprensa da Comissão Política Concelhia do PS da Figueira da Foz."
Para ler clicar aqui.

Obras na zona antiga: no pico da época balnear as obras páram

Texto: via Diário as Beiras
"As obras das fases finais da empreitada em curso na zona antiga da cidade param de 11 a 28 de agosto, adiantou o vereador Manuel Domingues na sessão pública de esclarecimento sobre a empreitada, que conduziu. Ou seja, a paragem acontece no pico da época balnear, dando descanso aos moradores e comerciantes e férias aos trabalhadores do empreiteiro. 
Os trabalhos estão a decorrer por fases, opção que a Câmara da Figueira da Foz tomou para evitar os constrangimentos acrescidos de obras em simultâneo na mesma zona. 
A parte mais complicada, admitiu Manuel Domingues, poderá ser a rua Santos Rocha. Por outro lado, o vereador ressalvou que o empreiteiro comprometeu-se a cumprir os prazos. Caso contrário, frisou, a autarquia reserva-se o direito de tomar as medidas que considerar adequadas. 
As obras dão continuidade ao projeto do anterior mandato autárquico da requalificação da Baixa da cidade e incluem a parte da primeira fase que ficou por concluir. 
A principal finalidade da intervenção no casco antigo da cidade é a separação dos esgotos das águas pluviais. A substituição de outras infraestruturas de serviços básicos e a segurança dos peões também são abrangidas pela empreitada. 
Dias antes da referida sessão, o presidente da câmara, Santana Lopes, reuniu-se com comerciantes da zona, tendo-lhes garantido que, se forem comprovados prejuízos relacionados com as obras, tendo como referência a faturação média dos últimos três anos, a autarquia garantirá uma compensação financeira."

Questão estruturante para o desenvolviemnto planificado do concelho: se a Marina pode crescer para sul, porque é que o Porto Comercial não pode?

Segundo o Diário as Beiras de hoje, "a administração portuária está a refletir sobre a expansão da marina para o Cabedelo, na margem Sul. Este é um assunto que o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, tem vindo a defender, argumentando que, numa extensa faixa costeira atlântica ibérica, incluindo as regiões Norte e Centro portuguesas, não existe uma infraestrutura com dimensões semelhantes àquelas que se encontram no Sul de Portugal e na vizinha Espanha. Estão previstos investimentos na melhoria das condições de navegabilidade e aumento do calado do Porto Comercial da Figueira da Foz (aprofundamento do canal de navegação, da barra e da bacia de manobras) de cerca de 23 milhões de euros. Os utilizadores privados deverão contribuir com 4,5 milhões de euros. O lançamento da empreitada, que foi adiada pelo Governo no início da pandemia, aguarda pela Declaração de Impacte Ambiental."
Sendo este um assunto importante, não é, contudo, na opinião deste modesto escriba, estruturante para o desenvolvimento planificado do concelho.
Estruturante para o desenvolvimento planificado do concelho, na opinião do mentor deste OUTRA MARGEM, é a questão do Porto Comercial e Zona Industrial e os erros estratégicos de localização.
 
Em 18 de Junho de 2001, publiquei no jornal Linha do Oeste, uma crónica que continua actual. 
O assoreamento do Rio Mondego é um problema antigo e complicado. Mas, para a Figueira, nem tudo sempre foram desvantagens.
Antes do século XI, o Mondego navegável era a estrada natural para o comércio existente nos princípios da nacionalidade. Coimbra, Soure, Verride, Montemor-O-Velho eram então importantes praças comerciais e influentes portos fluviais no centro do país. Por sua vez, a Figueira limitava-se a ser um pequeno ponto localizado na foz do Mondego.
A partir do século XII, porém, o assoreamento do Mondego, com a natural perda da navegabilidade que daí resultou, fez com que um pequeno povoado pertencente ao concelho de Tavarede viesse a ganhar actividade e importância e se desenvolvesse até à cidade na moda, cosmopolita, mas ainda provinciana, dos dias de hoje.
E tudo começou, em boa parte, por há cerca de oitocentos anos o rio ter começado a ficar impraticável para a navegação. Como em tantos outros casos, o mal de uns foi a sorte de outros.
O rio e o porto estão associados ao crescimento da Figueira e são factores de desenvolvimento concelhio, pelo que deveria ter havido (e continuar a haver) o máximo de cuidado e planeamento na execução e expansão das obras portuárias.
As razões são óbvias: basta verificar qual será a função principal do porto comercial.
Fácil de responder: proporcionar o escoamento a mercadorias da zona centro do país, em especial das empresas sediadas na zona industrial da Figueira da Foz e das celuloses.
Sendo a Figueira, como sabemos, um porto problemático a vários níveis, nomeadamente por sofrer a influência das marés, enferma de um erro estratégico de fundo: a localização. A teimosia, ou a falta de visão, em manter o porto comercial na margem norte é um factor condicionante para as condições de funcionalidade da estrutura portuária.

Duas razões simples:

1º. Se estivesse na margem sul estaria mais perto das fábricas, o que pouparia as vias de comunicação que dão acesso ao porto comercial e evitaria a sobrecarga no tabuleiro da ponte da Figueira.
2º.  Principalmente no inverno, os navios acostados no cais comercial têm frequentes problemas de segurança, ao ponto de, por vezes, ser necessária a sua deslocação para a zona abrigada do porto de pesca com as demoras e despesas daí resultantes, o que torna mais onerosa e menos operacional a vinda dos navios à barra da Figueira.

Tempo é dinheiro no competitivo mercado dos transportes marítimos. O mal, contudo, está feito, mas não pode ser escamoteado. Até porque a vinda para a margem sul do porto de pesca não foi inocente. Era poluente ...
Também podemos aprender com os erros. E erro estratégico foi, igualmente, a implantação da zona industrial logo a seguir à zona habitacional da Gala, quando teria sido perfeitamente possível e fácil a sua deslocação mais para sul, possibilitando assim a criação de uma zona tampão entre as fábricas e as residências.
É uma questão pertinente, apesar do optimismo que aí vai com a notícia da implantação de uma fábrica que, segundo a responsável pela gestão do Parque Industrial, “é o maior projecto”, desde que a câmara tomou posse dos terrenos da zona industrial.
Com erros, ou sem erros, porto comercial e zona industrial são estruturas complementares no progresso e desenvolvimento do nosso concelho. Contudo, convém que o planeamento seja devidamente sustentado, pois erros já foram cometidos bastantes. Apesar dos alertas feitos em devido tempo.
Historicamente é conhecido que a ocupação espanhola dos Filipes foi penosa para Portugal. Na Figueira, conforme pode ler-se no Manifesto do Reino de Portugal, “nos séculos XV e XVI até as pescarias não eram seguras, porque nos nossos portos tomavam mouros e turcos as mal defendidas barcas de pesca; cativavam e faziam mercadoria humana dos miseráveis pescadores; e ainda se atreviam licenciosa e insolentemente ao mesmo nos lugares marítimos, como senão tiveram rei que os pudesse defender; e proibida a pescaria faltava ao reino uma considerável parte do seu sustento”.
Isto aconteceu na dinastia dos ocupantes Filipes. Nesse tempo, mouros, turcos e habitantes do norte da europa, todos piratas, saquearam e flagelaram Buarcos e a Figueira. Essa realidade só veio a mudar com a independência, a partir de 1640.
Todavia, só em meados do século XVIII o porto da Figueira conheceu o esplendor, beneficiando, é certo, de um factor exógeno: a quase inutilização da barra de Aveiro. Mais uma vez, o mal de uns foi a sorte de outros.
A região interior centro passou a processar o movimento de importação e exportação das mercadorias pelo porto da Figueira, a tal ponto que embora com demoras, dificuldades e riscos, a nossa cidade “ foi considerada a terceira praça comercial e marítima do país do século XIX”.
De então para cá aconteceram períodos mortos, avanços, recuos, estudo e mais estudos técnicos, ilusões, desencantos, mentiras, mas, nas últimas dezenas de anos, apesar de tudo, avançou-se desde o cais de madeira obsoleto e podre, apenas equipado com uma grua a vapor, tempos esses aliás ainda presentes na nossa memória.
Pena foi o cais comercial ter morto e enterrado as memoráveis regatas de outros tempos. Também por isso, porque é que não o implantaram na margem sul?

domingo, 19 de março de 2023

Rui Nabeiro (𝟭𝟵𝟯𝟭-𝟮𝟬𝟮𝟯)

"Fundador da Delta e presidente do Grupo Nabeiro, faleceu em Lisboa, aos 91 anos."

"Penacovas" com o pé na cova é a realidade em boa parte do Portugal profundo...

 Via Campeão das Províncias

A esperança ainda não morreu e andou ontem pelas ruas de Lisboa

Jornal Público: Cem mil pessoas estiveram na manifestação "Todos a Lisboa" convocada pela CGTP

«São 365 quilómetros aqueles que separam o centro de Guimarães do Marquês de Pombal, em Lisboa. Foi essa a distância que José da Cunha, 75 anos, percorreu para estar este sábado na capital. 
Não é a primeira vez que marca presença numa manifestação deste género, diz. 
Mas "a falta de respeito por quem trabalha" motivou-o a sair de novo à rua. "Trabalhei durante vários anos, sempre com salários baixos. Sofri por antecipação, porque a reforma agora é também baixa e o custo de vida é insuportável", lamenta. Frisando que não é "especialista em economia", José da Cunha considera que o argumento do governo para não aumentar salários (iria agravar a crise inflacionista, segundo o Executivo) não é uma desculpa. "Não é retirando o ordenado ou encarecendo os combustíveis, por exemplo, que isto recupera. Pelo contrário, com a falta de dinheiro, a economia estagna". E tabelar preços de bens essenciais, por exemplo? "Para isso era preciso termos outro governo. Este - e os outros que o antecederam - não querem tabelar. Querem que o capital seja cada vez mais capital e os pobres mais pobres. E estamos nisto há muito tempo"

JUSTA CAUSA, CAUSAS JUSTAS E AUTOS DE FÉ

 Via O JUMENTO

"Ainda antes de qualquer relatório da IGF já se sabia que o despedimento da CEO, de preferência recorrendo a uma cerimónia pública era uma causa justa. Num mundo político dominado pelo populismo, onde os políticos usam a “opinião pública” orientada por opinion makers que parecem ser devotos ou mesmo apóstolos do André Ventura, já se sabia qual seria a conclusão que seria vertida no relatório da IGF. Se assim não fosse, agora estaria essa opinião pública a questionar a competência daquela Inspeção-Geral.

Muito antes daquele relatório já se sabiam as consequências, apenas faltavam os argumentos. Depois de tudo o que ouvimos o Presidente da República dizer, com todo o OS mais preocupado com o Medina do que com a justiça, já se sabia que a melhor maneira de satisfazer as exigências da oposição, satisfazer o Costa, manter oMedina e permitir a Marcelo Rebelo de Sousa lavar as mãos como Pilatos, seria incinerar a CEO da AP ao estilo doKim Jong-um, com uma rajada de uma metralhadora antiaérea, carrega-se no botão e com uma rajada de segundos o assunto está encerrado.
Aquilo a que assistimos não foi um despedimento por justa causa, a prova de que era uma causa justa, mas sim um auto de fé, ao estilo de democratas que para conseguirem votos ou manterem-se no poder fazem um breve intervalo nos seus maravilhosos valores democráticos e em vez de se inspirarem na lei e na Constituição, despacham o assunto seguindo as normas do Malleus Mallificarum.
Neste momento parece o fim do jogo, o pessoal abandona o estádio e não esconde a alegria pelo resultado na entrevista à CMTV. Mas daqui a uns tempos, vamos ler numa notícia de rodapé dos jornais que a CEO ganhou o processo em tribunal e que teremos de lhe pagar os ordenados e ainda os prémios de desempenho, que depois de tantos elogios por parte do governo ninguém demonstrará que não são merecidos."

sábado, 18 de março de 2023

O "nosso" hospital, com as limitações próprias e conhecidas, ou impostas por diversos interesses, continua cá...

 Via Diário as Beiras

O que veem os seus olhos, almirante?


"Mais do que dirigir-se às suas tropas, o almirante Gouveia e Melo pretendeu falar ao país. Quem manda sou eu, eu é que decido, não admito tentativas de insubordinação, de desobediência, de indisciplina. 
Se o barco está podre, mas navega, então navegue-se. 

Esta é a conclusão que se pode retirar das intervenções públicas do chefe do Estado-Maior da Armada a propósito do caso dos quatro sargentos e nove praças que se recusaram a embarcar numa missão de acompanhamento de um navio russo, por considerarem que não existiam condições de segurança para a efetuar.

Independentemente da legitimidade da reprimenda aos militares e do evidente exercício da sua autoridade, resta saber se esta postura contribui mais para a unidade e confiança militar ou mais para uma possível candidatura presidencial

É evidente que as palavras duras do almirante, assim como a decisão rápida de afastar aqueles militares da guarnição onde estavam inseridos, caem bem na maioria da opinião pública portuguesa, numa altura em que o país assiste ao descontrolo de vários setores vitais da sociedade, que navegam à vista, como a saúde, a educação, os transportes, a habitação, entre outros.

Mas mais importante do que uma ensaboadela pública aos seus marinheiros, não era pior saber em que estado está de facto a frota da Marinha. Olhos nos olhos, tal como Gouveia e Melo fez ao puxar as orelhas aos seus militares. É que há denúncias de um cemitério de corvetas, fragatas e navios inoperacionais há muito tempo. Além de motores avariados, peças danificadas, etc. E o Governo anunciou que vai gastar 39 milhões de euros em reparações. Dinheiro que é de todos os portugueses."