Ontem, a euro deputada do PCP Inês Zuber, acompanhada por dirigentes locais e distritais do partido,
reuniu-se com a administração dos Estaleiros Navais do Mondego, levando na
agenda o assoreamento da foz do Mondego naquela zona. A seguir, a deputada
comunista do Parlamento Europeu participou numa reunião com a administração do
Porto da Figueira da Foz.
Na conferência de imprensa realizada no final das duas reuniões,
ao início da tarde, Inês Zuber disse que a administração portuária lhe
garantiu que vai proceder ao desassoreamento dos acessos aos estaleiros. As
dragagens já foram adjudicadas e poderão prolongar-se por dois meses.Também ontem, mas ao fim da tarde, fui assistir à Conferência “Apoio Oceanográfico à Segurança Marítima na Figueira da Foz”, que se realizou no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
O programa foi o seguinte:
– O Sistema de Oceanografia Operacional.
– “Qual é a tua Onda?” Previsão Meteo-oceanográfica nos
Portos e Aproximações.
No decorrer da intervenção do eng. Luís Cacho, lembrei-me que “há cerca de 155 anos era inaugurada a nova barra da Figueira da Foz. Sem grande sucesso, uma vez que três anos depois a barra voltaria a assorear”. Em simultâneo, veio-me à memória, também, um texto de 1947 (In, Jardim, José, As grandes linhas de uma cidade, Figueira da Foz, 1947) onde se constata como, às
vezes, a capacidade de fantasiar ultrapassa largamente a provável realidade das
coisas.
Passo a citar:
“Em 1916, na festa de colocação da primeira pedra para o
Casino do Estoril, o Almirante José Nunes da Mata, professor da Escola Naval,
afirmou que o porto de abrigo principal do país, com características até de
internacional, deveria ser o da Figueira.
Possível é, pois, que o porto da Figueira venha a ser
procurado um dia pela navegação turística, compreendendo também a sua moderna
modalidade, visto existir aqui espaço definido para a construção de um
aeroporto no braço sul, margem direita, em terrenos que são hoje praia do rio e
que tem por tôpo a ponte sul, recentemente construída.
Que mundo novo os progressos da aviação virão abrir num
futuro não muito longínquo, sob este aspecto!
Sob o ponto de vista militar muito conviria que o porto da
Figueira estivesse em condições de abrigar algumas unidades da nossa Marinha de
Guerra, como, por exemplo, submarinos e canhoneiras necessárias para a defesa
do país e a fiscalização da pesca.
Poderia até vir a ser um porto franco, devido à sua posição
no centro da costa metropolitana, com admiráveis ligações ferroviárias e
rodoviárias (…) Com o porto crescerão os negócios, aumentarão as horas de
trabalho, multiplicar-se-ão as fontes de receita.
(…) Um importante movimento, relacionado com o tráfego, virá
a manifestar-se e já se pode deduzir das estatísticas.
Está integrado nas redes ferroviárias da Beira Alta, da
Companhia Portuguesa – hoje unificadas.
(...) Fica a umas escassas dezenas de metros do Mar, o que
não acontece com alguns portos de outras cidades, que ficam a quilómetros,
sendo evidente que é muito mais fácil manter dragado e fundo um pequeno canal
nestas condições, do que um de grande extensão, podendo ainda afundar-se a
barra, rompendo-se a rocha do fundo.
(…) Toda a região demarcada do Dão, terá no porto da Figueira,
que a dará a conhecer ao mundo, a melhor saída para os seus reputados vinhos
(…)
(…) As obras do porto são necessárias, para que a indústria
do sal reconquiste a sua posição (…)
A Figueira atingirá então o seu apogeu, a sua potente
expansão, e a praia, de tipo nobre e encantador, fará ainda mais a sua fortuna.
É esta a grande coluna do seu alicerce, da sua actividade fecunda, que lhe dará
âmbito para ter muitas ideias novas, mais liberdade no trabalho e prestígio
para o Estado.”