quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

O assunto foi decidido pela mãe natureza...

Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz adiado para abril

Foto: Pedro Agostinho Cruz
A decisão foi anunciada esta quinta-feira.
“Os desfiles noturno e diurno, agendados para sábado, domingo e terça-feira, dias 14, 15 e 17 de fevereiro, respetivamente, 𝗳𝗼𝗿𝗮𝗺 𝗮𝗱𝗶𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗳𝗶𝗺-𝗱𝗲-𝘀𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗮𝗽𝗼́𝘀 𝗮 𝗦𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮, ou seja, o desfile noturno das Escolas de Samba terá lugar dia 11 de abril e o desfile do Grande Corso Carnavalesco, no dia 12 de abril. O 𝗱𝗲𝘀𝗳𝗶𝗹𝗲 𝗜𝗻𝗳𝗮𝗻𝘁𝗶𝗹, agendado para amanhã, dia 13 de fevereiro, 𝘀𝗲𝗿á 𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝟮𝟬 𝗱𝗲 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼, no mesmo horário e local, uma vez que, na semana de 6 a 10 de abril, as crianças estarão em período de férias escolares".

Nota de rodapé.
Ainda que mal pergunte: com a Figueira isolada (A1, A14, estradas nacionais cortadas e sem comboios...) como é que as pessoas chegavam à Figueira para vir ao carnaval?

Iniciativa do IAPMEI debateu as medidas anunciadas pelo Governo para empresas afetadas pela depressão Kristin

Via Diário as Beiras

"A Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) foi anfitriã de uma sessão de esclarecimento sobre os apoios disponíveis para as empresas afetadas pela depressão Kristin, ontem promovida pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação na Incubadora Mar&Indústria da Figueira da Foz, lotando o auditório, com largas dezenas de pessoas."

Troço da A1 ruiu na zona de Coimbra após ruptura de dique

"Parte do troço da A1 em Coimbra ruiu no sentido Norte‑Sul, junto à zona onde um dique colapsou esta quarta‑feira à tarde. A circulação neste troço já tinha sido cortada por precaução."

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Foi o mal menor: dique da Ponte dos Casais rompeu na margem direita debaixo da ponte da A1


Imagem via CNN

A margem direita do Rio Mondego, nos Casais, Coimbra, rebentou hoje à tarde, junto ao viaduto da autoestrada 1 (A1), disse à agência Lusa o presidente da Associação de Agricultores do Vale do Mondego.
João Grilo, que tem uma propriedade agrícola perto do local, estava a vistoriar as margens quando aquela parte do canal principal do Mondego rebentou, pelas 17:45. Fonte da Proteção Civil confirmou à Lusa que ocorreu uma rutura do dique em Casais, na margem direita do Mondego, junto da ponte da autoestrada, ao quilómetros 191.
De acordo com este empresário agrícola, há o perigo de haver um novo rebentamento também na margem direita, junto ao Centro Hípico de Coimbra, mais a montante.

Se não houver derrapagem...

 Via Diário as Beiras

Vereadores da oposição pedem "a criação de condições de trabalho"

Via Diário as Beiras

Sejamos optimistas na Figueira, já que o cenário em redor não está para "brincadeiras"...

Via Diário as Beiras

Mercado do Duque vai ser descontinuado

 Via Diário as Beiras

"A Junta de Freguesia de São Julião não vai dar continuidade ao Mercado do Duque – Na Rota das Invasões Francesas, recriação história realizada em 2024 e 2025 pela extinta Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião nas férias da Páscoa, que, por sua vez, substituíra a feira medieval realizada na mesma época do ano.

“Entendemos que já existe na freguesia vizinha [de Buarcos] uma feira muito idêntica [o Festival Pirata] e queremos inovar. A nossa ideia passa por não fazermos a feira das invasões francesas e criarmos um outro evento”, avançou o presidente da junta, questionado pelo DIÁRIO AS BEIRAS sobre o assunto.

Manuel Rascão Marque deixou o anúncio do evento que irá substituir o Mercado do Duque para depois da reunião que terá com um elemento da vereação da Câmara da Figueira da Foz, onde será abordada a proposta da junta a que preside, que inclui uma parceria com o município."

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Primeira baixa do segundo executivo de Luís Montenegro é Maria Lúcia Amaral


O presidente da República
“aceitou o pedido de demissão da ministra das Administração Interna, que entendeu já não ter as condições pessoais e políticas indispensáveis ao exercício do cargo, e que lhe foi proposta pelo primeiro-ministro, que assumirá transitoriamente as respetivas competências”, lê-se numa nota no site da Presidência divulgada esta terça-feira.

Nota de Pesar - falecimento de João Paulo Ramos Domingues

"O Município da Figueira da Foz manifesta o mais sentido pesar à família e amigos de João Paulo Ramos Domingues, de 37 anos, natural da freguesia de Lavos, onde era morador, falecido ontem na sequência de um acidente de trabalho, no âmbito da reposição da rede elétrica a decorrer na região de Leiria, severamente afetada após a passagem da Tempestade Kristin.

O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes, irá 𝗱𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗮𝗿 𝘂𝗺 𝗱𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗟𝘂𝘁𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹, 𝗮 𝗼𝗯𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝗿 𝗻𝗮 𝗱𝗮𝘁𝗮 𝗱𝗮 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗰𝗲𝗿𝗶𝗺𝗼́𝗻𝗶𝗮𝘀 𝗳𝘂́𝗻𝗲𝗯𝗿𝗲𝘀, ainda por agendar.
Neste momento de dor e consternação, o Município da Figueira da Foz deixa uma palavra de gratidão a todos/as os /as que, com coragem e sentido de missão, colocam a sua vida em risco em prol da comunidade e dos seus concidadãos, assim como votos de rápidas melhoras ao trabalhador ferido no mesmo acidente, morador no concelho de Montemor-o-Velho, território tão fustigado pelas cheias."

Pesca da lampreia: pescadores pedem suspensão do defeso para (tentar) salvar safra

"Caudal do rio agitado e “lixo” impedem captura da lampreia e do sável. No mar, só pescam barcos de maiores dimensões"

«Os pescadores da lampreia e do sável da Figueira da Foz pedem a suspensão do defeso anual, de 10 dias, para tentarem salvar a safra.

“O rio está impraticável. [Vamos solicitar] que este ano seja suspenso o defeso, de 17 a 26 de março, porque, até agora, só trabalhámos nove dias, por causa dos ventos e das tempestades”, afirmou ontem ao DIÁRIO AS BEIRAS Alexandre Carvalho, armador figueirense de pesca local e membro da Comissão de Acompanhamento da Lampreia e do Sável no Rio Mondego.

A época da lampreia começou em janeiro e termina a 5 de abril. A safra do sável teve início ontem, prolongando-se até 17 de março.

Na Figueira da Foz, segundo Alexandre Carvalho, cerca de 80 pescadores dedicam-se à pesca da lampreia e do sável. E no concelho de Montemor-o-Velho, avançou, há 50 licenças emitidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a captura das duas espécies.»

Operário que morreu em Leiria era de Carvalhais de Lavos

 Via Diário as Beiras

"Após 12 dias de incerteza e muita discussão, finalmente a única bomba operacional na estação elevatória de Foja começou a escoar água para o Mondego. Como se costuma dizer: mais vale tarde do que nunca"...

 Via Diário as Beiras

Nota de rodapé.

O título da postagem foi retirado da página do facebook de um habitante da Ereira: Daniel Fernandes.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Hoje, finalmente, foi dia de tomar decisões radicais na Figueira...

Deve ter sido uma decisão difícil...Não nos podemos esquecer que a folia, mesmo que artificial, e o bom humor, são duas das melhores peças de vestuário que alguém pode usar na sociedade... 

Carnaval na Figueira da Foz adiado

"Organização entende que, enquanto estiver decretado estado de calamidade, até ao próximo domingo, não há condições para realização do evento na cidade.
Depois de ter sido cancelada a chegada dos reis Luciana Abreu e Nuno Miguel no passado sábado, que marcava o arranque oficial do Carnaval de Buarcos - Figueira da Foz, a organização anunciou a decisão de adiar a realização deste evento na cidade. Esta tomada de posição resultou de um entendimento entre a Junta de Freguesia de Buarcos, que é a entidade organizadora do Carnaval 2026, e o Município da Figueira da Foz, tendo sido já comunicada a todos os participantes.
«Não há alegria para fazer festejos de Carnaval numa altura em que há tanta gente a sofrer», comentou Rosa Batista, presidente da Junta de Buarcos, em declarações ao Diário de Coimbra.
Recorde-se que a Figueira da Foz foi um dos concelhos atingidos pela passagem da depressão Kristin, na madrugada de 28 de janeiro, registando vários danos materiais em edifícios e estruturas municipais e particulares. Ainda a população se tentava reerguer para voltar à normalidade e já este fim de semana se deparava com uma nova intempérie - a depressão Marta - a atingir novamente a cidade. Aliás, a freguesia de Buarcos foi uma das que registou várias ocorrências, deixando o executivo da junta sem mãos a medir. Ainda por cima, as previsões meteorológicas são de chuva persistente para os próximos dias.
Nesse sentido, de acordo com a organização, «ainda está tudo em aberto» e a única garantia que se pode dar à comunidade, para já, é que «até dia 15 não vai haver nada»."

Carnaval de Torres Vedras, foi cancelado poucas vezes em 100 anos de história

Carnaval de Torres Vedras adiado devido ao Estado de Calamidade

O Carnaval de Torres Vedras não vai acontecer nos dias inicialmente previstos - entre 12 e 18. Contudo, o município mantém a intenção de realizar as festas as "quando e se estiverem reunidas as condições necessárias"
"Face aos danos estruturais ainda existentes, às famílias afetadas, às vias de acesso comprometidas, às condições meteorológicas instáveis e à impossibilidade, dadas as condições mencionadas, de receber da melhor forma todos os foliões, não será possível realizar o Carnaval nas datas previstas." 
Não foi avançada nova data para a realização das festas, mas a autarquia manifestou "intenção de realizar o evento quando e se as condições do território o permitirem"
Conhecido como "o mais português de Portugal", o carnaval de Torres Vedras celebrou em 2023 o seu primeiro centenário e foi inscrito no Património Cultural Imaterial Nacional. 
Os festejos foram interrompidos em 1941 e 1945, com a Segunda Guerra Mundial, e em 1953, 1954 e 1956, no período do pós-guerra. Já em 2021 e 2022 as festividades foram canceladas devido à pandemia de Covid-19.

Nota de rodapé.
Na Figueira, os foliões não têm motivos de preocupação: é sempre carnaval...
E ainda bem que assim pensa quem de direito. 
A vida são dois dias, o carnaval são três e a saúde é um estado transitório que não augura nada de bom! 
E enquanto o pau vai e vem, folgam as costas.
Viva o carnaval!
A folia, mesmo que artificial, e o bom humor, são duas das melhores peças de vestuário que alguém pode usar na sociedade...

"Santana Lopes garante que as unidades de saúde prometidas são para avançar"

Via Diário as Beiras:  “O PS da Figueira da Foz acompanha, com preocupação, o facto de os concursos públicos lançados pela Câmara da Figueira da Foz para a construção das novas unidades de saúde do Bom Sucesso e do Paião e para a reabilitação da Unidade de Saúde Familiar de São Julião terem sido cancelados”.


domingo, 8 de fevereiro de 2026

Está encontrado o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa

António José Seguro
António José Seguro tem 63 anos, nasceu na vila de Penamacor, a 11 de Março de 1962.
É Professor Universitário na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, nas áreas da Ciência Política e das Relações Internacionais.
Empresário nas áreas do turismo, agricultura e produtos alimentares.
Desempenhou as seguintes funções políticas:
Deputado à Assembleia da República
Membro do Conselho de Estado
Ministro Adjunto do primeiro-ministro, António Guterres, no XIV Governo Constitucional
Deputado ao Parlamento Europeu
Secretário-Geral do Partido Socialista
Presidente do Grupo Parlamentar do PS, na Assembleia República
 
Formação académica
Doutorando em Ciência Política, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa (ISCSP – UL).
Mestre em Ciência Política, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL),
Licenciatura em Relações Internacionais, na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

A crise do jornalismo...

Vale a pena olhar para o jornalismo (péssimo) que se faz em Portugal? 
Verdadeiramente acho que não .
Jornalismo demagógico e sensacionalista, é isto:
"Santana Lopes deixa cair muro do Teimoso"!..

Freguesia de S. Pedro

 Tempestade Kristin - Sessão de Esclarecimentos

A informação foi avançada ontem na reunião de câmara pela vice-presidente Anabela Tabaçó

Via Diário as Beiras (para ler melhor clicar na imagem)

Singularidades locais: na Figueira é sempre Carnaval, mesmo em situação de calamidade

A situação de calamidade vai  ser prolongada em Portugal continental, estendendo-se por mais sete dias, de domingo até 15 de fevereiro, devido ao mau tempo, anunciou ontem o primeiro-ministro. “Sabemos que ainda teremos uma situação difícil, que vai prolongar as condições que justificaram precisamente esta situação de calamidade”, afirmou Luís Montenegro, numa declaração na residência oficial em São Bento, em Lisboa, após a reunião semanal do Conselho de Ministros e de de uma reunião com o Presidente da República.
Via Diário as Beiras: "A Câmara da Figueira da Foz registou, até à data, prejuízos de cerca de 3,5 milhões de euros (ME) no património municipal devido à passagem da depressão Kristin.
O valor provisório foi revelado ontem pela vice-presidente Anabela Tabaçó, na reunião camarária, na qual o período antes da ordem do dia foi utilizado para efetuar o balanço da tempestade.
Segundo a autarca, os edifícios municipais e os equipamentos desportivos e de recreio sofreram estragos na ordem dos 1,6 ME, enquanto nas infraestruturas e rede viária e pluvial foram registados prejuízos de 1,05 ME."

Ao mesmo tempo que está a decorrer uma desgraça destas (os Presidentes do Alqueidão e da Marinha das Ondas afirmam que não têm condições técnicas para enviar resultados das eleições presidenciais) preparam-se desfiles de Carnaval, cujo número de participantes das escolas de samba, dos grupos e dos carros do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz deverá chegar aos 750. Os desfiles realizam-se nos dias 14 (apenas com escolas de samba, pelas 21H00), 15 e 17 (estes com início às 15H00), na avenida do Brasil, em Buarcos. No desfile do Carnaval Infantil, no dia 13, pelas 10H00, está prevista a participação de 1100 crianças das redes de ensino pública e particular."

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Carnaval, rota e raid cancelados devido ao legado da Kristin

 ...não fiquem preocupados: não é na Figueira, é em Alvaiázere

"O Município de Alvaiázere cancelou o Carnaval da Praça, que estava agendado para o dia 15 de fevereiro, bem como outras duas atividades, porque neste momento todos “os meios e recursos estão focados no apoio” à população.

“O nosso pensamento e ação está com todas as famílias e empresas que sofreram com a devastação da depressão Kristin. Todos os nossos meios e recursos estão focados no apoio a todos os alvaiazerenses”, justificou a autarquia na sua página na rede social Facebook.

Para além do Carnaval na Praça, foram cancelados a V Rota do Olho do Tordo, que teria lugar no próximo domingo, bem como o V Raid da Raposa, que estava agendado para o dia 29 de março."

Município da Figueira cria plataforma para registo de danos causados pela depressão Kristin

 Via Diário as Beiras

ACIFF ainda não tem um valor efetivo dos estragos nas grandes indústrias do concelho, mas antevê prejuízos de algumas dezenas de milhões de euros

 VIA DIÁRIO AS BEIRAS


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Na Figueira é sempre carnaval!...

 Chegada dos reis

7 de Fevereiro

🕝 14:30 | Estação da C.P.
🕒 15:00 | Câmara Municipal
🕞 15:30 | Largo Maria Jarra (Largo da Má Língua)

Um técnico do LNEC esteve na Figueira por causa da estrada do "Enforca Cães" e do muro do Teimoso

Via Município da Figueira da Foz

"Um técnico do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., acompanhado de um técnico municipal, esteve hoje na Figueira da Foz para aferir as condições da estrada atlântica “Enforca Cães” e do muro da Praia do Teimoso.

Posteriormente realizou-se uma reunião, nos Paços do Município, onde foram transmitidas ao Presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes, e ao vereador Ricardo Silva, as diligências a realizar a curto prazo, nomeadamente a apresentação de um relatório com propostas de intervenção.
Enquanto se mantiverem os atuais níveis de precipitação, a Estrada “Enforca Cães” manter-se-á encerrada ao trânsito, por precaução, embora não se tenham verificado motivos para preocupação ou alarme."

Mestrado no campus da UC com “características únicas em Portugal”

 Via Diário as Beiras (para ler melhor clicar na imagem)

"Imaginem que tínhamos jornalistas locais capazes de informar com rigor logo na manhã de quarta-feira. Não teria feito diferença?"

"Depois da tempestade, notícias à porta"

Nem tudo é mau no jornalismo em Portugal: fica um bom exemplo

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou ontem  em Coimbra, que o Governo vai proceder ao lançamento do despacho para a construção da barragem de Girabolhos. O anúncio foi feito pela governante no final de uma reunião da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), dedicada ao ponto de situação no rio Mondego e à definição e articulação de medidas de mitigação e controlo de cheias na região.
Nessa reunião, estiveram presentes os presidentes das câmaras municipais de Coimbra, de Montemor-o-Velho e de Soure, bem como da APA.
Hoje, a primeira página do Diário de Coimbra chama a atenção para a notícia, dando uma lição de bom jornalismo: com rigor, com verdade, com história e com memória.
Fica o registo.

A comunicação social isenta e pluralista a que temos direito em Portugal em 2026

Para quem está com os olhos abertos, o que se tem passado na Marinha Grande nos últimos dias ajuda a compreender certas coisas que se passam na política...

"A concelhia do partido daquele região disponibilizou a sua sede a todos os que sofreram com o temporal que atingiu aquela zona. Lá confeccionam e servem refeições diárias, fazem recolha e entrega de outros alimentos, roupas, cobertores, etc, disponibilizaram uma carrinha para fazer a entrega ao domicílio e há militantes comunistas que se disponibilizaram como voluntários para ajudar na limpeza de vias e de casas.

A comunicação social foi lá fazer notícia disso passados 2 dias, mas em momento algum mencionou que o edifício era do PCP e que a coordenação de tudo era feito por militantes do PCP. Mencionou que havia um edifício que prestava serviços de apoio, sem dizer a quem pertencia o edifício, falou em voluntários que ajudaram, sem nunca mencionar que são militantes comunistas... Os camaradas da Marinha Grande não querem estátuas nem medalhas por fazerem o que estão a fazer. Querem é ser reconhecidos pelo bem que estão a fazer, mas com orgulho de serem quem são e não verem isso escondido."

Os comunistas já estão habituados. A comunicação social está mais interessada no

show off

da direita populista...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Emendar erros é sinal de inteligência

António José Seguro,Foto: José Coelho/Lusa (Arquivo)
Segundo o Diário de Notícias, «o candidato presidencial António José Seguro exigiu hoje que os apoios anunciados para responder aos impactos da tempestade Kristin cheguem rapidamente ao terreno, avisando que não poupará qualquer esforço para que isso aconteça e que será vigilante.
Pela primeira vez acompanhado pela comunicação social, Seguro visitou esta manhã uma zona industrial em Proença-a-Nova, Castelo Branco, que foi afetada pela tempestade Kristin, explicando aos jornalistas que quer “manter viva a necessidade dos apoios que foram anunciados chegarem rapidamente aos locais onde é necessário”
António José Seguro emendou o erro: desta vez, foi visitar as zonas afectadas pelo Kristin, depois de avisar a comunicação social.
Como deve fazer um candidato presidencial.
A doação de lonas para os mais afectados não é populismo.

Muro em frente ao Teimoso já cedeu

 Via Diário de Coimbra

«Um mês depois de abrir uma cratera no chão junto ao muro que sustenta a marginal na frente urbana do lugar de Vais, em Buarcos, parte da infraestrutura já cedeu esta manhã.»

A multiplicação dos tachos no Chega

Foto: António Cotrim/Lusa

"Vou tentar escrever isto no idioma comum da extrema-direita portuguesa: de há uns tempos para cá, não há um dia que não surja um novo tacho com a chancela do partido de André Ventura.

Na semana passada escrevi aqui sobre a nomeação da irmã de Rui Cristina, autarca eleito pelo CH para a CM de Albufeira, para um cargo na autarquia dirigida pelo irmão.
Dias depois foi a vez de Hugo Aires, militante do CH eleito para a Assembleia Municipal de Albufeira, ser nomeado diretor do Departamento de Projetos e Edifícios Municipais da autarquia.
E no final da passada semana, ficamos a saber que Rui Cristina, autarca que André Ventura foi recrutar ao “sistema”, nomeou mais uma militante do CH, Andreia Cópio, para o cargo de Chefe da Divisão de Águas e Saneamento.
Mas a distribuição de tachos a militantes e familiares de militantes do CH não se esgota em Albufeira.

Em Lisboa, onde o partido foi calorosamente acolhido como parceiro preferencial do PSD e de Carlos Moedas, porque, como sabemos, “não é não”, a indústria de utensílios de cozinha do CH soma e segue...

Acontece que Ventura, que faz do combate aos tachos uma (falsa) bandeira, não quis prestar declarações. Remeteu esclarecimentos para depois das presidenciais.
Sim, o mesmo André Ventura que anda por aí aos berros, a exigir que António José Seguro se pronuncie, imediatamente, sobre tudo e um par de botas, acobardou-se.
Sabes porquê?
Porque a luta de André Ventura contra o sistema tem a credibilidade da inocência de José Sócrates."

"Uma tragédia, felizmente sem feridos"

 Via Diário as Beiras (para ler melhor clicar na imagem)


"Concessionária do parque de diversões não tem seguro multirriscos nem contra fenómenos da natureza"

 Via Diário as Beiras (para ler melhor clicar na imagem)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Rascão Marques no conselho geral da ANAFRE


Manuel Rascão Marques, presidente da Junta de Freguesia de São Julião da Figueira da Foz foi eleito para o conselho geral da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, integrando um órgão composto por apenas 60 eleitos de todo o país.

Portugal ainda é um País Europeu, não é?...

 Via Observador


Santana fez o anúncio durante a visita do Presidente da República a zonas da Figueira da Foz afetadas pela depressão Kristin, mas Marcelo recusou

 Via Diário as Beiras

Engenharia Naval e Oceânica, é a nova licenciatura a ser lecionada no Campus da Figueira da Foz


Via Diário as Beiras

"A Universidade de Coimbra (UC) viu aprovada a licenciatura em Engenharia Naval e Oceânica, que será lecionada no campus da Figueira da Foz. Assim, a partir do próximo ano letivo, o campus passará a lecionar duas licenciaturas – o curso de Biologia Marinha conferente daquele grau académico encontra-se no segundo ano. E serão acrescentados quatro novos mestrados aos que já ali se lecionam. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, quando acompanhava o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na visita deste a locais atingidos pela depressão Kristin."

domingo, 1 de fevereiro de 2026

OS TRÊS TENORES: foi tudo um desastre. A tempestade e o Governo

"Num país às escuras, com telhados no chão e pessoas desesperadas a pedir ajuda, o Governo de Luís Montenegro escolheu a invisibilidade. A ministra da Administração Interna desapareceu. O ministro da Defesa, Nuno Melo, simula trabalho."

Esperança

OS JORNALISTAS DA VISÃO EM VENCIDOS

"Um grupo de doze jornalistas tenta salvar a revista Visão. Num certo sentido, tentam salvar uma ideia de jornalismo livre. Em Vencidos, Luís Osório terá no estúdio seis dos que, contra tudo e contra todos, fazendo a revista a partir de casa e sem receber um euro há longos meses, são a imagem da coragem e da convicção numa ideia. Um programa para a história que junta Rui Tavares Guedes, Rosa Ruela, Filipe Luís, Margarida Davim, Alexandra Correia e Manuel Barros Moura. Esta talvez seja a última hipótese de acreditarmos que a poesia e a coragem, quando aliadas, têm sempre uma força que às vezes não imaginamos ou não valorizamos."

Barragem da Aguieira com mais capacidade para mitigar cheias no Baixo Mondego

Via Diário as Beiras

«O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse hoje que a barragem da Aguieira está abaixo da cota de referência e com muita capacidade de retenção de água para mitigar eventuais inundações no baixo Mondego.

Em Coimbra, no final de uma reunião de trabalho com autarcas em que participou o secretário de Estado da Proteção Civil, José Pimenta Machado salientou aos jornalistas que a barragem está com “muito encaixe” para responder a uma semana que se prevê muito difícil em termos de precipitação, segundos as previsões meteorológicas.

“Estamos muito bem preparados para o evento de hoje ao final do dia e que vai ganhar intensidade a partir da madrugada de segunda-feira”, referiu o presidente da APA, salientando que as cotas das barragens da Aguieira e das Fronhas foram descidas para existir “encaixe para amortecer a cheia”.»