Via Diário as Beiras
quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
Os deputados que elegemos
Concerto e fogo-de-artifício nos festejos de fim de ano na Figueira
Para já, mantém-se o programa do ‘réveillon’, com a actuação do cantor Matias Damásio a ser transferida para o Coliseu Figueirense, “com o devido distanciamento e sujeito a monitorização constante”.
“Num panorama em que os cinemas continuam abertos, é possível ir ao futebol, ao teatro e a todos os espectáculos, entendemos, com testes e entradas controladas, que podemos manter [o concerto]”, disse o autarca.
O presidente da autarquia figueirense salientou que o município terá “realizações que continua a haver no país”, mas salvaguardou que as decisões serão sempre tomadas em articulação com as autoridades.
“Pretendemos proteger a economia local, mas o principal foco é a saúde”, frisou Santana Lopes, referindo que a autarquia está atenta à evolução da pandemia da covid-19, pelo que houve já algumas alterações ao programa da festa de fim ano.
Para evitar aglomerados de jovens, que, segundo Santana Lopes, são a faixa etária [20-30 anos não vacinados] mais infetada no concelho, foi cancelada a atuação os DJ.
O fogo de artifício mantém-se, com lançamentos nas quatro freguesias com frente de mar – Buarcos, Quiaios, Leirosa e Costa de Lavos – embora com apelos do município para que não haja ajuntamento de pessoas.
O concerto de Matias Damásio, inicialmente agendado para o ar livre, foi transferido para o Coliseu Figueirense, em que o preço de bilhete terá um custo simbólico de dois euros, cuja receita reverte para uma instituição, que inclui teste covid-19.
Até ao último dia do ano, o presidente Santana Lopes espera “não ter razões para mudar o programa”.»
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
Orçamento camarário para 2022 está difícil de negociar...
Uma questão de atitude
«O presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Coimbra, Carlos Cidade, demitiu-se ontem do cargo após “negócios de mercearia” na constituição de listas para deputados às legislativas de janeiro de 2022.
terça-feira, 14 de dezembro de 2021
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
Ventura, candidato a deputado....
... apesar de querer aldrabar, afirmando que é a primeiro-ministro, não por ignorância mas por estratégia, face a um eleitorado-alvo de fraca ou nula cultura cívica e democrática...
"Sacrifício" de Carlos Cidade ajuda a viabilizar lista PS por Coimbra
Os quatro primeiros nomes transitaram do anterior para o actual projeto de lista. Sexto nome do anterior projeto, Cristina de Jesus ficou à margem da que hoje à noite será definitivamente aprovada durante uma reunião da Comissão Política Nacional do Partido Socialista, que decorrerá em Lisboa
A entrada de José Carlos Alexandrino para o lugar que era ocupado, sexta-feira, por Carlos Cidade no projeto de lista do PS de candidatos a deputados à Assembleia da República pelo círculo de Coimbra explica, em parte, a aprovação do elenco, pela Comissão Política da Federação (CPF).
Acresce que a minoria federativa, liderada por João Portugal, conseguiu o ingresso de Ricardo Lino (6º.) no elenco de putativos parlamentares socialistas por Coimbra.
Segundo o que veio nos jornais, a CPF do PS/Coimbra, órgão máximo entre congressos socialistas de âmbito distrital, rejeitou, sexta-feira, uma proposta de elenco de potenciais deputados ao conceder-lhe 37 votos favoráveis e 41 contra.
José Carlos Alexandrino tinha descartado figurar na nona posição da lista, alegando insuficiente representação dos concelhos serranos do círculo eleitoral de Coimbra.
A lista que acabou por ser aprovada mereceu 55 votos a favor e 19 contra.
Em 2019, o PS conquistou cinco dos nove mandatos correspondentes ao círculo de Coimbra, tendo cabido três ao PSD e um ao Bloco de Esquerda.
domingo, 12 de dezembro de 2021
A vidinha...
A Liberdade
«... urge ocupar a liberdade. Já é óbvio que, nas eleições legislativas de 30 de Janeiro, o voto no «arco da governação» constituirá a única opção amplamente apresentada como responsável, ainda que tenha sido esse «arco da governação» a criar condições restritivas de governabilidade que esgotam qualquer solução democrática para lá dos seus horizontes gestionários e estultos.
Se os combates pela igualdade são o passado e o presente dessas esquerdas, importa levar os combates pela liberdade aos espaços monopolizados por quem se diz guarda e vigilante da liberdade, começando pela disputa da hegemonia que o liberalismo ainda mantém sobre os sentidos e possibilidades da liberdade. Se o 25 de Abril foi, é e será o Dia da Liberdade, a pressão pandémica convida-nos a contestar o liberalismo, a invadir os seus domínios protegidos, a expor e erodir as suas hierarquias implícitas. Com ferramentas cristalizadas nos combates intelectuais da Guerra Fria, o liberalismo, incluindo as variantes portuguesas, não se coíbe de tecer considerações moralistas sobre a falsa equivalência entre as esquerdas inconformadas e a extrema-direita. Como bons sacerdotes seculares, os visionários do liberalismo recorrem constantemente à cartilha aprendida nos seus espaços protegidos...
O poder do fundamentalismo de mercado continua a ser notório: o mercado resolverá o problema; o mercado determinará a melhor solução; a concorrência é o mecanismo adequado para solucionar os problemas históricos do país. A reivindicação de uma existência digna, assente na fruição de um direito fundamental como a soberania sobre o tempo de que dispomos — um direito ainda mais precioso no mundo pandémico —, é vista como dislate filosófico ou loucura política. Levar o combate pela liberdade ao trono dos seus autoproclamados guardiães e vigilantes significa exigir a sua prestação de contas.
Afinal, de que liberdade falam? Do direito à contratualização de qualquer relação humana? Do direito à venda do tempo em condições coercivas? A reivindicação do direito ao tempo e da soberania sobre a finitude, em tempos pandémicos, é ainda mais uma orientação à esquerda. É por essa razão que as lutas pela habitação digna, pela mobilidade, pela justiça climática ou pela igualdade interseccional são hoje tão relevantes como a dignidade salarial. Em todos estes domínios, fruir do tempo de que precisamos para aquilo que quisermos significa contestar conformismos lógicos e rotinas opressivas. Temos direito à fruição do nosso tempo em liberdade. Também por isso, o problema que se colocará nas eleições do próximo dia 30 não será o da orientação. As esquerdas inconformadas mantêm, na intensa variedade dos seus projectos emancipatórios, visões plurais das orientações que as norteiam. A imaginação e a tenacidade não são recursos escassos e as esquerdas inconformadas não precisam de promover concursos internacionais ou competições com prémios chorudos para imaginar tenazmente. O problema será, em vez disso, o da clareza.
Não é claro, por agora, para muitos, que as lutas pela gratuitidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou do ensino superior sejam lutas pela liberdade. Mas são. Levar o combate pela liberdade às zonas sacrificiais e às pessoas sacrificadas pelo ultraliberalismo, forçando os cães de guarda de uma liberdade mirrada a defender-se, implica uma clarificação. O apego colectivo que continuamos a ter aos grandes projectos de libertação civilizacional, como o SNS ou a Segurança Social — malgrado a sua incompletude, os seus defeitos, as suas ineficiências — mostram como esses projectos só podem ser vistos como armas de servidão por blocos históricos concentrados em impedir que a liberdade seja um bem verdadeiramente comum. A estratégia é evidente e eficaz: continuam (e continuarão) a insistir na tese de que as suas ideias só não produzem uma utopia porque não se levam à sua conclusão final. Essa é a essência do fundamentalismo de mercado. No caminho para 30 de Janeiro, voltaremos a ouvir comparações pífias com a Irlanda ou com as repúblicas bálticas. Voltaremos a ouvir falar das «reformas» do «sistema» nacional de saúde. Ouviremos falar de liberdade sem que nos expliquem como se viverá essa liberdade determinada pelo tamanho da carteira accionista. É a especialidade do ultraliberalismo tardio. Compete às esquerdas inconformadas disputar esse espaço. A recusa foi um começo.»
Luís Bernardo, Ocupar a liberdade e ganhar o tempo, Le Monde diplomatique - edição portuguesa, Dezembro de 2021.