domingo, 30 de novembro de 2025
sábado, 29 de novembro de 2025
Pedro Pimpão é o escolhido para liderar à Associação Nacional de Municípios
O autarca de Pombal, Pedro Pimpão, é o nome escolhido para liderar a candidatura do PSD à presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), confirmou o DN junto de fonte social-democrata.
A eleição de Pedro Pimpão, atual presidente dos Autarcas Sociais Democratas, acontecerá no congresso da ANMP, marcado para 13 e 14 de dezembro, em Viana do Castelo. Caso seja eleito como se perspetiva, uma vez que o PSD tem o maior número de presidências de câmara, sucederá no cargo à socialista Luísa Salgueiro, autarca de Matosinhos.
25 de Novembro: o inventado e o verdadeiro
"... o que aconteceu em Portugal a 25 de novembro de 1975.
Lembro-me muito bem daquele dia. Apenas três semanas antes chegara de Angola, onde participara como militar, desde janeiro, na agitada transição para a independência. O meu «Verão Quente de 75» foi, pois, fisicamente vivido em Luanda. Todavia, porque me mantinha informado e então militava ativamente numa organização política da esquerda, acompanhei sempre o que ia acontecendo, tanto lá como cá. Posso por isso dizer que, já de volta a Portugal, vivi os acontecimentos desse dia – agora tão deturpados – com um sentimento de tristeza e de «fim de festa», pois tinha a consciência de que representavam uma viragem na nossa democracia, e o fim de um projeto tão incompleto e contraditório, quanto belo e solidário, no qual plenamente acreditara. Permanecendo atento aos episódios que o integraram e lhe sucederam, logo percebi que quem saíra vencedor daquela conturbada terça-feira não fora a direita – a extrema-direita, essa praticamente nem se via -, mas sobretudo o Partido Socialista e o Grupo dos Nove, ala moderada do MFA composta por pessoas democratas que, à escala atual, seriam provavelmente vistas como de «extrema-esquerda». De facto, o que resultou do 25 de Novembro foi a confirmação da democracia representativa como modelo para Portugal, o que viria, aliás, a ser consagrado com a entrada em vigor, em 26 de abril de 1976 da nova e progressista Constituição da República. Prova de que a direita nada teve de vitoriosa foi, aliás, a rejeição imediata da ilegalização do PCP, que aquela na altura desejava, e a continuação da atividade do Conselho da Revolução. No essencial, o 25 de Novembro foi isto. Avançar agora a direita com o relato de feitos e glórias que não cumpriu, e de um sentido político que jamais existiu, é demagogia e oportunismo, além de uma deformação da história. Quem, dado o seu tempo de vida, tem o dever de deter alguma memória daquele tempo, e ainda assim o afirma, mostra confusão ou visível má-fé, sendo cúmplice de uma lenda destinada, nesta fase que atravessamos, a diminuir publicamente a esquerda e o impacto da Revolução de Abril. Quanto a quem não pode lembrar o que não viveu, a sugestão é que não acredite em invenções e estude um pouco. Consultando jornais da época, escutando os seus atores, e sobretudo lendo o que sobre o tema tem sido escrito por historiadores. Porque a história, podendo sem dúvida deter diferentes leituras, não pode ser inventada."
sexta-feira, 28 de novembro de 2025
quinta-feira, 27 de novembro de 2025
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Carnaval de Buarcos
Via Diário as Beiras: «... o presidente da Associação de Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz, José Gouveia, considerou que a forma como a decisão foi comunicada “é uma traição para a associação”.»
Passou agora a ser “uma obra inevitável”: «consenso parlamentar para construção de bypass»
Na década de 2010/2020, "o agravamento das taxas de erosão foi de um terço entre a Costa Nova (Ílhavo) e Mira, duas vezes entre Castelo do Neiva e Esposende, Ofir (Esposende) e Estela (Póvoa de Varzim), Cortegaça e Furadouro e a sul do Torrão do Lameiro (Ovar) e, pior, três vezes entre Cova-Gala e Lavos (Figueira da Foz)."
No dia 12 de Agosto de 2021, "o Governo antecipou a divulgação do estudo sobre a transposição de areias na barra da Figueira da Foz, prevista para setembro."
terça-feira, 25 de novembro de 2025
Escola do 1.º Ciclo de Brenha reabriu ontem com diversas atividades, mas sem a vertente pedagógica
Via Diário as Beiras: "As 12 crianças (do 1.º ao 4.º anos) estavam em casa sem aulas desde o dia 14 deste mês".
segunda-feira, 24 de novembro de 2025
Uma notícia que interessa à Figueira
«Pestana "não está interessado em vender" Pousadas. Até admite comprar».
Para ler melhor clicar nas imagens
No final da sessão de Câmara desse dia, Pedro Santana Lopes disse aos jornalistas que a Câmara iria assinar em breve o protocolo de concessão depois de ter recebido luz verde dos serviços jurídicos municipais. Segundo Santana Lopes, o promotor vai reabilitar o imóvel e construir uma nova estalagem naquele espaço, situado na avenida marginal da cidade da Figueira da Foz, investindo inicialmente seis milhões de euros. O acordo entre a autarquia e a Enatur deverá vigorar por um período de 40 anos e será por adjudicação direta por estar “salvaguardado o interesse público”, já que empresa adjudicatária tem capital maioritariamente público.»
A proposta para a celebração do acordo de cedência de utilização e exploração do complexo piscina-mar estava na ordem de trabalhos da reunião de Câmara da Figueira da Foz que se realizou no dia 6 de Junho de 2025 e foi votada favoravelmente por unanimidade.
O município irá conceder a exploração do equipamento, por 40 anos, à Empresa Nacional de Turismo (Enatur), cujo presidente do conselho de administração é Paulo Pereira Coelho, antigo vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz, ex-secretário de Estado e ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que anunciou fazer um investimento inicial de seis milhões de euros.
Estaleiros navais Atlanticeagle Shipbuilding
Via Diário as Beiras
"Sócio português da empresa acredita que sequência de iniciativas vai ajudar a ultrapassar o impasse"
domingo, 23 de novembro de 2025
25 de Novembro de 1975: na actualidade "ninguém (ou muitos poucos) sabe o que foi"...
![]() |
| Na imagem: Ramalho Eanes, comandante operacional, com Costa Gomes (Presidente da República e CEMGFA), Melo Antunes, líder do grupo moderado dos Nove, Jaime Neves, chefe dos Comandos, e Mário Soares, líder do PS |
Os pontos nos ii do 25 de Novembro
«Estamos em plena mistificação política associada às comemorações do 25 de Novembro, que o Governo entregou ao CDS, exactamente um partido que pouco teve a ver com o 25 de Novembro e se teve foi um dos derrotados dessa data ao não conseguir, por via dos sectores da direita militar, interditar o PCP.
sábado, 22 de novembro de 2025
Ronaldo na Casa Branca
"Gostos não se discutem e, pensando bem, há muitas coisas a unir Ronaldo e Trump".
Para ler na íntegra o texto de Miguel Sousa Tavares, clicar aqui.
"Instituição e familiares dos utentes sentem-se indignados"
Via Diário as Beiras
"O CACI, aprovado e apoiado pela Segurança Social, funciona das 08H30 às 18H30, de segunda-feira a sexta-feira. Os utentes começam a sair a partir das 15H30. O centro encerra nos meses de julho e agosto.
Na sequência das queixas da moradora que reclama o encerramento do serviço da APPACDM, funcionários do município deslocaram-se ao seu apartamento para fazerem uma medição de ruído, mas foi-lhe recusada a instalação do equipamento."
sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Valor!.. Experiência!...
Como estamos a dar conta no dia a dia, a evolução humana, orientada sabe-se lá pelo quê e por quem, descambou em algo difuso - a percepão do valor e da experiência.
Porém, quando demos conta, os sonhos viraram pesadelos para a maioria.
Já não tenho idade para aturar demagogia.
18 de Janeiro de 2026, não seria uma data óptima para sermos um bocadinho mais exigentes...
Banca defende reforma da legislação laboral: "há muita gente que não puxa a carroça."
O presidente executivo do banco BPI assume que gostava de ter mais liberdade para despedir.
![]() |
Miguel Maya, CEO do Millennium BCP/António Cotrim/Lusa
A FEBASE, em comunicado, "reagiu com profunda indignação às declarações proferidas por vários banqueiros na conferência organizada pelo Jornal de Negócios."Tal como em Julho de 2022, Santana Lopes volta a escolher Anabela Tabaçó para vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz
A vereadora Anabela Tabaçó foi reconduzida no cargo de vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz.
quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Figueira da Foz avança com criação de polícia municipal em 2026
Via Diário as Beiras
"O presidente da Câmara da Figueira da Foz, disse hoje que, em 2026, o município vai criar um corpo de polícia municipal com um efetivo que deverá rondar os 25 elementos.
Na sessão de Câmara de hoje de manhã, a autarquia aprovou, por unanimidade, autorizar o início do procedimento para elaboração do novo projeto de regulamento de organização e funcionamento da polícia municipal.
“Cada vez tenho menos dúvidas de que precisamos desta força para cumprir as posturas e regulamentos municipais e ter mais autoridade na rua”, justificou o presidente do município, Pedro Santana Lopes."
Figueira da Foz vai investir 1,2 milhões para requalificar antiga Casa da Criança
Via Diário as Beiras
"A Câmara da Figueira da Foz aprovou hoje o projeto e abertura de concurso público para a requalificação da antiga Casa da Criança Infanta D. Maria, que representa um investimento de 1,2 milhões de euros.
Aquele município do distrito de Coimbra vai requalificar o edifício, em elevado estado de degradação, para aí instalar um jardim de infância com capacidade para 75 crianças.
O imóvel de dois pisos, que se encontra ao abandono, passou para a Câmara mediante um contrato de comodato, por 40 anos, com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra."
Sétima Legião e Richie Campbell são cabeças de cartaz na festa de passagem de ano da Figueira da Foz
"A revelação foi feita esta quinta-feira, aos jornalistas, pelo presidente da câmara, Santana Lopes.
Segundo a edição de hoje do Diário as Beiras, "Santana pode retirar apoio à Figueira Champions em ciclismo"...
quarta-feira, 19 de novembro de 2025
Isto é mesmo um "bandalheira": Ventura nem a casa dele consegue arrumar...
Via Público
"Deputado do Chega pediu reembolso de viagem nas mesmas datas em que faltou por doença
Regra imposta em 2019 para evitar abusos estipula que os deputados tenham de pedir autorização prévia à AR para as viagens, para que lhes sejam processadas ajudas de custo."Amanhã há reunião de câmara
Via Diário as Beiras (para ler melhor, clicar na imagem)
Link de acesso à Reunião de Câmara
... "uma serralheira e soldadora no quadro de pessoal" ...
«ejeitada por outras empresas “por ser mulher”, a Atlantic Eagle abriu as portas a Katiane Costa».
terça-feira, 18 de novembro de 2025
Saneamento básico: concelho da Figueira coberto a 94%
Imagem via Diário as Beiras
Em 1974, antes da Revolução, quando Portugal chegou ao 25 de Abri de 1974, mais de metade da população ainda não tinha em casa água canalizada e a maioria das habitações não estavam ligadas a rede de esgotos.segunda-feira, 17 de novembro de 2025
António Filipe
E, acima de tudo, se for eleito, será um autêntico guardião da lei fundamental do País - a Constituição da República Portuguesa.
Eu adoro rir, mas "hoje o candidato Vieira é o caminho mais direto para a ratoeira"...
sábado, 15 de novembro de 2025
sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Ler jornais é saber mais
Para ler melhor clicar na imagem.
quinta-feira, 13 de novembro de 2025
O mar vai ser celebrado este fim de semana no Núcleo Museológico do Mar, em Buarcos
A sessão tem entrada livre.
“Mar maior”, vinca a nota, é “um tributo à pesca à linha do bacalhau e ao espírito de perseverança e resiliência dos pescadores portugueses, muitos naturais do concelho da Figueira da Foz, que enfrentaram tempestades e [outras] condições adversas, mantendo viva uma tradição secular, tendo como cenário as profundezas dos mares da Terra Nova e da Gronelândia”. “O documentário traz à tona segredos de uma vida tão dura quanto perigosa”, acrescenta a nota. E conclui que “apresenta relatos na primeira pessoa do figueirense Adelino Agostinho, cujo testemunho foi gravado e filmado no Núcleo Museológico do Mar, em fevereiro de 2023”.
Via Diário as Beiras (para ver melhor clicar na imagem)













































