sábado, 1 de dezembro de 2012

Achados&Caricaturas - “obrigado Fernando Campos pela dádiva que partilhas connosco”


Como estava previsto, ontem, plas 18.30h, no Tubo d’Ensaio d’Artes, Figueira da Foz, foi inaugurada a exposição Achados & Caricaturas, do Fernando Campos.
Estiveram presentes dezenas de admiradores, que puderam apreciar  50 caricaturas,  retratos políticos sucintos, sintéticos, de alguns rostos da classe dirigente e de alguns amigos, 7 Achados, 7, composições com objects trouvés, vagamente escultóricas porque tridimensionais e ainda dois quase-ready-made, cúmulo artístico das  recentes elucubrações do Artista no domínio do pensamento mais puramente conceptual, que são outros tantos “comentários à contemporaneidade”.
Como escreveu Osvaldo Macedo de Sousa, investigador, produtor cultural e grande divulgador e dignificador do humor gráfico, “Fernando Campos é um homem de poucas palavras e de poucos traços. Não é por timidez mas porque é um artista de essências, de contenção. Dissecando fisionomias, abstratizando vivências, sintetizando cumplicidades, Fernando viaja no campo da irreverência caricatural como um dos mais ousados artistas nacionais.
Infelizmente, o campo onde Fernando semeia a sua criatividade caricatural não tem sido a imprensa clássica mas a Web, na sua página ttp://ositiodosdesenhos.blogspot.pt/”.
Sobre a exposição hoje inaugurada e que pode ser vista no decorrer do presente mês de dezembro no Tubo d’Ensaio d’Artes , na Rua do Pinhal, 1A na Figueira da Foz, pode ver clicando aqui um  vídeo da autoria do fotojornalista Pedro Agostinho Cruz.

Sem comentários: