quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Video sobre os nossos pescadores

New Bedford, na Nova Inglaterra, foi a primeira “capital portuguesa” nos EUA. Ainda no decorrer do século dezanove tornou-se destino prioritário para emigrantes açorianos e madeirenses. Quais os motivos que levaram os emigrantes a reunirem-se naquela pequena cidade portuária? A rota dos grandes veleiros é normalmente apontada como a responsável pela ida dos primeiros emigrantes açorianos para os EUA.

Mas New Bedford encontra-se também ligada, desde há muitos anos, à Cova e Gala. Milhares de conterrâneos nossos tomaram o caminho da diáspora e demandaram a cidade baleeira à procuram de uma vida melhor. Primeiro, sobretudo para a pesca. Nos dias de hoje, porém, já estenderam a sua actividade por outros sectores da sociedade americana.

Peter Pereira, é um luso-americano (pertence a uma família conhecida e estimada na nossa Terra - os Roda) e é Fotojornalista no Standard Times, um jornal de New Bedford. Peter e outro luso-americano, chamado João Ferreira, criaram um projecto sobre a imigração portuguesa. É um livro sobre a experiência portuguesa na América e retrata também os imigrantes da Cova Gala.É deles o vídeo, que com todo o gosto, divulgamos aos visitantes do Outra Margem. É só clicar:

---



























































11 comentários:

Anónimo disse...

O tema é bom.
O texto bem colocado e gerador de natural expectativa que o tema suscita.
Lamento é a minha falta de conhecimentos informáticos que permitam que visione o filme.

Ajudem ... como é que se faz para se ver o filme?
clicar (no meu caso) não chega.

Anónimo disse...

Para ver o filme tens de pagar bilhete ao blogueiro.
Mas não vale a pena. É só pessoal nos copos e sueca.

Anónimo disse...

este totototo alem de mentiroso. é freguês da calúnia...
Porra, pá, este blog é óptimo, mas tu és dificil de sustentar.
Nem todos têm a tua bolsa e temos de guardar algum pros internamentos hospitalres...
O socrates quer moderar.............
Maus ou bons hábitos?......

Anónimo disse...

Bom trabalho de Fotojornalismo!
De facto New Bedford terá sempre um lugar no coração dos Cova Galenses. Como se disse na reportagem, quem vai da Cova Gala para New Bedford não tem problema nenhum porque há sempre algum familiar lá.
Um abraço a todos, de lá e de cá.

Anónimo disse...

O video reproduz-se com dois cliques no botão de reprodução ("play"). Os dois cliques necessários são resultado de vicissitudes do Internet Explorer...

Anónimo disse...

Talvez o anonimo das 18:23 precise de instalar o Media player no seu computador para poder ver o filme. Grande cromo dah......

Anónimo disse...

Acudam-me!!!! Na se dexem enganar está aqui um abelhostro a dizer que isto é na Suéncia!!! Atão isto não é mesmo mesmo aqui ao pé da nossa porta? O home biu o que biu mas enganou-se, não è na Suéncia é cá!

Anónimo disse...

to hortensia...............

é só filmes!............
cuidado com os fusos........horários

Anónimo disse...

to hortencia..

tu não precisas de oculos..

precisas é de um andar novo...

Anónimo disse...

és parecido cu o arquetecto taveira esse é fazia anales? engane-me andares! O Mê IselindO deixou-me um rique apartemento cum vistas pró mar...ou seija cus esgotos viradas pra lá...Entendeste? e já agora que a Ti Hortensia também é virada para a modernice DAH::::)ó loira !

Anónimo disse...

não precisais de irdes para tão longe eu proprio faço questão de vos arranjardes um andar novo e quasesinha de borla . Não precisareis de mais permutas...