E agora?
Resta esperar que Trump, neste segundo mandato como Presidente, não consiga ser tão mau, como o foi enquanto candidato.
Porque conseguiu Trump tantos votos?
Trump ganhou porque uma boa parte dos americanos votou nele e isso foi possível porque contra todas as opiniões publicadas muitos americanos se mobilizaram para que ele ganhasse.
Trump é presidente dos americanos graças aos votos dos americanos, eles quiseram um capitalista daqueles que usa o dinheiro para agarrar mulheres por onde bem entende, que pode impedir a contratação de negros e que confunde colombianas com mulheres-a-dias.
A América continua a não ser só Harvard, São Francisco ou Hoolywood, é também Trump. E não é só na América que temos gente desta.
Basta ler os jornais e quanto a políticos do seu calibre, é só puxar um pouco pela memória. Talvez seja bom que Trump tenha ganho. É bom que a Europa se confronte com a realidade e medite sobre as anormalidades que a política está parindo. Não merece a pena dizer que Trump é um mentiroso e ignorar que Ventura fez da mentira pura e dura uma forma de estar na política.
Trump é muito daquilo que já temos por cá semeado e não vale a pena dizer que só na América sucedem trampas destas.
Tramp não é uma invenção americana. O que não falta na Europa são pequenos Trumps. Não foi a Europa que pariu Hitler? Não vale a pena ignorarmos a verdade, depois de invadir a França Hitler teria ganho quaisquer eleições com muitos mais votos do que Trump e na Europa, assim como nos EUA, o que mais havia eram admiradores de Hitler, desde o Lindberg até ao príncipe Eduardo, sucessor ao trono inglês.
Não vale a pena os jornalistas bem pensantes andarem a condenar as redes sociais, na sua maioria vão acabar por tecer elogios a Trump. Não teremos de esperar muito tempo, já vimos isso com Ronald Reagan e com George Bush.
Resta saber se a escolha de Trump, pela segunda vez, tem o efeito de pandemia ou de vacina, para escolhas futuras que teremos que fazer...
Sem comentários:
Enviar um comentário