A Lagoa da Vela, situada em Bom Sucesso, Figueira da Foz, está abandonada, poluída e assoreada há décadas. A morte de peixes é habitual. Uma dádiva da natureza, que apenas precisava de ter sido cuidada ao longo dos anos, continua a definhar.
Recordem-se algumas promessas.
Em Junho de 2016 já "os dois bares da Lagoa da Vela estavam encerrados há vários anos".
As promessas têm sido muitas. Por exemplo, em Dezembro de 2017 "a Câmara da Figueira da Foz tinha em curso um conjunto de diligências destinadas a promover a reabilitação da Lagoa da Vela..."
Até agora, nada de concreto, a não ser em Junho de 2018 o anuncio, via DIÁRIO AS BEIRAS, de um estudo adjudicado à Associação Portuguesa de Vida Selvagem, no valor de 17 mil euros, por ajuste directo, para determinar que tipo de intervenção terá de ser feita na Lagoa da Vela. Na altura, segundo o vereador Miguel Pereira, “o ajuste directo foi justificado com o facto de se tratar de uma equipa científica de renome nacional e internacional”.
Nos últimos dez anos, sobrou a propaganda da câmara.
A realidade, é esta. Ou pior, pois a imagem que pode ser vista clicando aqui é de Fevereiro de 2017.
Recorde-se ainda um extracto de um comunicado do PSD datado de 1 de novembro de 2018: "Em Outubro de 2017, a Figueira da Foz teve uma enorme “Perda Ambiental” na “Mata Nacional das Dunas de Quiaios” e zona envolvente à “Lagoa da Vela”.
Depois do Incêndio de 2017, apenas temos assistido promessas, a preocupação é tanta com reflorestação que Câmara Municipal tinha inscrito em Plano e Orçamento para 2019 para “Requalificação das Lagoas e Serra Boa Viagem apenas 100 €.”
Pelo exposto, o PSD concluía na altura: "qualquer cidadão consegue ver a falta de sensibilidade em matéria ambiental, por parte de quem está à frente do destino deste concelho, que se encontra completamente à deriva..."Entretanto as Lagoas, uma dádiva da natureza, que apenas precisavam de terem sido cuidadas ao longo dos anos, continuam a definhar...
De vez em quando - e ainda bem - são assunto nas páginas dos jornais.
Como acontece na edição de hoje do Diário as Beiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário