quinta-feira, 30 de abril de 2009
Terça-feira, Abril 05, 2005, já é muito tempo, por isso convém refrescar a memória…
O resto do texto é este:
“O PRESIDENTE da Distrital de Coimbra do PS afirma que a escolha do candidato à Câmara da Figueira da Foz nas últimas eleições autárquicas foi da responsabilidade da direcção nacional do partido. "Foi o resultado dos acontecimentos desenvolvidos e que iam desenvolvendo-se que a escolha foi feita", esclarece. A "escolha final", continua, "resultou de uma sondagem encomendada pelo coordenador da altura para as eleições autárquicas, Jorge Coelho.
Victor Baptista afasta, desta forma, qualquer responsabilidade de ter avançado Victor Sarmento (que entretanto renunciou ao cargo de vereador em ruptura com a liderança concelhia) em vez de Luís Marinho. "Não tive acesso à sondagem que ditou a escolha,
mas iria no mesmo sentido das sondagens que eu enquanto presidente da Distrital tinha", conta. Conclui reiterando que "a última avaliação e decisão foram da direcção nacional do partido, órgão que comunicou que o candidato era Victor Sarmento".”Não é que eu tenha nada a ver com isso, ou perceba alguma coisa destes políticos, ou de política, mas talvez seja interessante recordar algumas mentes de alguns "meninos traquinas" que estão na foto acima e são referidos no post do blog a beira mar , que revisitei clicando aqui.
Poder de síntese
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Autárquicas 2009 – PS e PSD à beira de desfazerem o tabu
Do outro lado, há muito se sabe que, António João Paredes “é uma pessoa com um percurso associativo notável e muito trabalho partidário. No entanto, não parece que seja o líder que o PS concelhio figueirense necessita..." nos momentos de escolha dos candidatos autárquicos.
Seja como for, a corda já esticou ao máximo, não há mais tempo para adiar decisões...
terça-feira, 28 de abril de 2009
Agradecimento
A todos os que nos felicitaram, aqui, por sms, ou por qualquer outro meio, o nosso sincero obrigado.
Não dá para adiar mais…
... Maio vai ser um mês animado cá pela Figueira!...
Junho, é o mês do São João e em Julho e Agosto, espera-se, estaremos na "época alta"!...
Lá para Outubro, um denominado "Governo de Salvação Nacional"?..
Durante toda a noite, quer nos noticiários da Antena 1, quer na TSF, quer na RR, ouvi a doutora Manuela Ferreira Leite dizer: “eu sentir-me-ia confortável com qualquer solução em que eu acredite numa conjugação de interesses no sentido do país que sejam coincidentes” (para ver e ouvi r a entrevista clicar aqui).
Depois, na continuação do mesmo noticiário, citando a Lusa, afirmava-se que a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, “veio reafirmar a sua recusa sobre um Governo do Bloco Central, na sequência de uma notícia da SIC-Notícias sobre a entrevista a Mário Crespo e na qual a presidente social-democrata admitia acordos com o PS.”
Grande confusão?..Talvez não. Eu, que não percebo nada de política, estou cá a pensar com os meus botões: lá para Outubo, por sugestão ou recado de Cavaco, a malta ainda acaba por gramar um Governo de Salvação Nacional, presidido por Sócrates, tendo como vice-primeiro Pedro Passos Coelho!..
Isto, claro, sou só eu a pensar com os meus botões...
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Pensando com os meus botões
Acabo de passar pelo café e deitando mão ao jornal em cima do balcão, leio o que António João Paredes, presidente do Secretariado da Concelhia da Figueira da Foz do PS, diz ao Beiras de hoje:
domingo, 26 de abril de 2009
35º. Aniversário do 25 de Abril
Veja aqui o vídeo das cerimónias.
Abril, os poderes e os blogues
Nos últimos dias, mesmo na blogosfera, deu para ver alguma incompreensão pelas conquistas que Abril nos deu.
Todavia, que não haja ilusões: se não tivesse havido o 25 de Abril não estaríamos aqui a escrever aquilo que pensamos.
Este blogue não existiria sem Abril. Não é só Sócrates que não suporta críticas. Não é só “Sócrates que toma por reprimenda qualquer opinião que divirja do diagnóstico radioso que os seus acólitos fazem da sua governação”.
Ai do jornalista que ousasse escrever aquilo que julga acerca dos poderes. Em Lisboa e Porto seria difícil… Agora, imaginem o que aconteceria numa aldeia, ou mesmo, numa vila?..
sábado, 25 de abril de 2009
Grupo Desportivo Cova-Gala
Democracia, mas... (ou, actualizando, também TU dulce@credimedia.pt.?!..)
a ovelha gosta de viver em rebanho.
Sente-se bem e orgulhosa…
Todavia, mesmo numa vila com tal tamanho,
se fosse ela a dona da loja,
não haveria lugar para qualquer ovelha ranhosa!..
Chama-se a isto,
democracia, com fel e azia!...
Aldeia da Cova-Gala, António Agostinho, aos 25 dias do mês de de Abril do ano da graça de 2009
Três anos
O dia inicial inteiro e limpo
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
Sophia de Mello Breyner Andresen, in poema “25 de Abril”
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Cerimónia oficial do 25 de Abril
24 de Abril de 1974
quinta-feira, 23 de abril de 2009
VILÃO, eu?..
Se um CIDADÃO, é um indivíduo que vive numa cidade.
Então, como chamar a um indivíduo que vive na vila?..
Vamos lá então a isso?...
A Figueira, concelho, já tem a vila de Buarcos, a vila de Maiorca, a vila do Paião e a vila de Quiaios. Brevemente, tudo o indica, o concelho vai ter a vila de São Pedro, a vila de Tavarede, a vila de Lavos e a vila da Marinha das Ondas.
Como a Figueira, concelho, já tem Vila Verde e Vila Robim, porque não algum deputado propor, para a Câmara em bloco e por unanimidade, aprovar, Santana, Ferreira-a-Nova, Alhadas, Alqueidão Bom Sucessso, Moinhos da Gândara, Borda do Campo Alqueidão e São Julião, a vilas.
Isso, sim, "é que seria UMA TERRA CHEIA DE VILAS, um fartote. Um verdadeiro caso para estudo e para o Guiness Book."
Esta não é a época apropriada à demagogia, ao populismo, ao eleitoralismo fácil e trágico?...
Vamos lá então a isso?...
O que é verdadeiramente importante não pode esperar!...
Os portugueses estão a dar um imenso prejuízo a Portugal
João Paulo Gerra, aqui.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
O trabalho...
Ontem, não vi a entrevista ao primeiro-ministro. Perdi-me no trabalho…
Não consigo trocar o trabalho … nem por uma entrevista de Socrates…
Eu, assim coisas importantes, gostava mesmo de ver…
Para além da praia e do Casino, teve como imagens de marca iniciativas que, realmente, faziam a diferença. Ao correr da pena, recordo três: o Festival da Canção, o Festival de Cinema e o Mundialito.
Mas, como tudo isso pertence ao passado, falemos então do futuro.
Primeiro:
Em Novembro último, com pompa e circunstância, foi apresentada uma iniciativa prevista para os dias 22 a 31 do próximo mês de Maio que, a concretizar-se nos moldes em que foi anunciada, iria recolocar a Figueira no mapa, mas, desta vez, “no mapa mundial”.
Se bem me lembro, estariam entre nós os melhores pilotos de ralis – Walter Rohrl, Juha Kankunnen, Ari Vtanen, Mrkku Allen - e seriam realizados grandes concertos - Tina Turner, Ricky Martin, Enrique Iglésias e André Sardet, foram nomes anunciados.
2009 seria um ano de ouro para a Figueira que se veria, assim do pé para a mão, no topo do mapa mundial do desporto motorizado e do espectáculo.
Faltaria um mês, segundo o anunciado em Novembro passado, para os terrenos das antigas instalações da empresa Alberto Gaspar e a Figueira da Foz receberem durante dez dias cerca de 100 mil visitantes diários, de acordo com as previsões feitas pelos promotores do evento.
Estranhamente, porém, não tenho visto promoção ao invulgar acontecimento. Não quero com isto insinuar que a promoção não esteja a ser feita. A história está cheia de momentos em que apenas os iluminados viram o que deveria ter sido visto por todos. Esses, poucos, ainda que iluminados, são os visionários. O defeito, portanto, deve ser mesmo meu que não consigo vislumbrar a tal campanha.
Mas, lá que ando admirado com o que se passa com “este projecto ambicioso”, que da autarquia figueirense apenas receberia apoio logístico, pois o patrocinador oficial seria o Turismo de Portugal, lá isso ando!..
Eu, assim coisas importantes, gostava mesmo de ver…
Segundo:
Se tal dependesse apenas da vereação camarária – situação e oposição - , de uma penada, as localidades e sedes de freguesia Tavarede, S. Pedro, Lavos e Marinha das Ondas, já tinham sido elevadas a vila.
Na verdade, depois de na penúltima reunião camarária a proposta do PSD, que englobava apenas São Pedro, Lavos e Marinha das Ondas, ter sido retirada, certamente para ser estudada, aprofundada e melhorada, foi agora de novo apresentada e mereceu a unanimidade das bancadas do PS e do PSD.
É certo, que a Assembleia Municipal também tem ainda de se pronunciar e a decisão final é da Assembleia da República, mas, como estamos em ano de todas as eleições, tudo isto tem pernas para andar... Ah, antes que me esqueça, um pormenor certamente irrelevante: antes desta segunda ida a sessão de câmara, penso eu, terá sido feito um acordo de bastidores que permitiu colocar no pacote, também, Tavarede, o que, aliás, é de toda a justiça.
Já que parece estarmos em maré de entendimento, virtualidades à parte, dadas as dificuldades que os dois partidos estão manifestamente a encontrar para encontrar cabeças de lista, para a câmara, a exemplo do que aconteceu em Quiaios e São Pedro, em 2005, para as respectivas juntas, porque não então um “negócio” mais global, que permita uma coligação – descarada ou envergonhada - para realizarem o que prioritariamente deve ser feito no próximo mandato na Câmara Municipal: a diminuição do deficit camarário.
Creio que no final do próximo mandato, daqui a pouco mais de quatro anos, ninguém iria vislumbrar diferença entre ter estado lá o PSD, sozinho, o PS, sozinho, ou PSD e PS, coligados.
Eu, assim, coisas importantes, gostava mesmo de ver.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Gostava de ter sido eu o primeiro a publicitar esta "prova de independência"...
"A RTP mostrou que não está disposta a ajudar o PS nestas eleições: deixou que Vital Moreira falasse durante metade do Prós & Contras. Caçar talentos não é, definitivamente, o forte de Sócrates."
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Pérola do dia
Segundo o Diário de Coimbra, “a comitiva que acompanhava o presidente da Comissão Nacional da UNESCO, composta por diversos cientistas, estudantes universitários e o presidente da câmara Duarte Silva entre outros elementos, foi impedida de circular no interior da Cimpor com viaturas, alegadamente por «ordens superiores», segundo foi dito na portaria. Mas o que indignou todos os presentes, foi o facto de o acesso ser livre a qualquer pescador amador, que ali gosta de passar o seu tempo.”
“O actual Partido Socialista, é um Partido "moderno", porque haveria de se lembrar destas efemérides já tão antigas?...”
Como lembra A barbearia do senhor Luís, ontem, o Partido Socialista fez trinta e seis anos…