segunda-feira, 31 de maio de 2010
Amor com amor se paga!...
“O primeiro-ministro, José Sócrates, esteve presente no encerramento do V Congresso da Tendência Sindical Socialista/UGT para dar "apoio" e "incentivo" ao secretário-geral da UGT, João Proença"
“João Proença afirmou que a manifestação que decorreu em Lisboa irá comprometer a imagem de Portugal no estrangeiro.”
E agora?..
Na altura, a resposta coube a Luís Fazenda, em nome da Moção A (maioritária). Foi categórica e ficou registada em áudio, que pode ser ouvido clicando aqui.
Entretanto, Manuel Alegre, “já é candidato em comum do Bloco e do governo"!..
E agora?..
domingo, 30 de maio de 2010
Era inevitável...
“O PS aprovou apoio a candidatura presidencial de Alegre”.
Era inevitável e fácil de prever que, este PS de Sócrates, neste momento, já não tinha alternativa.
Nós próprios, que não percebemos nada de política, escrevemos neste blogue no passado dia 25 do corrente: “Manuel Alegre é bem capaz de ser, neste momento, o melhor candidato presidencial para o PS, pois é necessário não permitir que PC e Bloco penetrem, ainda mais, no PS de “esquerda”.”
Está explicado o apoio deste PS de Sócrates.
Todos querem conhecer José Sócrates!..
Fique a conhecer, clicando aqui, a lista de pedidos de audiência em São Bento!..
A vida real está difícil
É certo que nomeado e não escolhido pelo povo, mas, ainda assim, é um ex-primeiro ministro.
Seria de esperar, portanto, que usasse de alguma parcimónia quando dá entrevistas.
Mas, Santana, mesmo quando ainda não era ex-primeiro ministro, é certo que nomeado e não escolhido pelo povo, nunca foi discreto.
Na passada sexta-feira, em entrevista ao jornal I, classifica-se como um “soldado na reserva” e chega-se à frente para criar alguns embaraços a Cavaco na corrida presidencial.
Por agora, porém, vai dedicar-se a comentar, na SIC, o Mundial de Futebol.
A vida real está difícil...
Sporting não é só futebol!...
Apenas dois clubes ganharam taças europeias em 4 modalidades diferentes: Barcelona e Sporting.
As modalidades são: futebol, hóquei, atletismo e ANDEBOL...
sábado, 29 de maio de 2010
Apanhou-lhe o gosto?...
Só que, alguém do seu gabinete, trocou-lhe os passos ao divulgar aos jornalistas uma mentirinha, de imediato desmentida por Chico Buarque , com justificada indignação: não era ele quem estava interessado em conhecer o primeiro-ministro português, mas o contrário.
Enfim, às vezes não resulta!..
Provocação...
“Um eventual agravamento dos sacrifícios exigidos aos trabalhadores pode levar a UGT a endurecer a contestação social."
A possibilidade foi admitida pelo secretário-geral, João Proença, este sábado, em Aveiro.
Hoje, ficou em casa!..
O prolongamento dos molhes dos portos de Aveiro e Figueira da Foz vai agravar as situações de erosão e o recuo da linha de costa a sul
“O prolongamento dos molhes dos portos de Aveiro e Figueira da Foz vai agravar as situações de erosão e o recuo da linha de costa a sul daquelas infraestruturas, asseguraram hoje, especialistas em gestão costeira.
Há anos que este blogue tem andado a alertar para este problema. (Se quiserem confirmar, basta escrever as palavras "erosão costeira", no quadradinho em branco, no canto superior esquerdo deste blogue e clicar.) Somos nós, habitantes do sul do concelho, os mais afectados, pois as “obras no Molhe Norte, têm precisamente impacte maior nas praias a sul”.
Fica, mais uma vez, a pergunta já feita, aqui no Outra Margem, em 11 de Abril de 2008:
Mas, será que alguém sabe, porque estudou, as REPERCUSSÕES QUE MAIS 400 METROS NO MOLHE NORTE terão na zona costeira na margem a sul do Mondego?
PS...
Confesso, ingénuo como sou, que não acreditava nessa ignomínia, mesmo vinda do PS de Victor Baptista...
Acabei de ler um post, no Rua da Liberdade, que me desfez todas as ilusões. Passo a citar:
“Vítor Baptista e João Portugal: a candidatura socialista de José Elísio à Junta de Freguesia de Lavos, negociada por estes dois políticos, só não foi avante por causa de João Ataíde. Eles não foram negligentes nem incompetentes, o actual Presidente da Câmara é que não quis o acordo.”
Lamento discordar de Paz Cardoso. Isto sim, é que “é o grau zero da política e da credibilidade do partido socialista na Figueira.”
Aquilo que, após as eleições, fizeram a Luís Tovim, sendo grave, foi, apenas, a continuação da falta de respeito que o PS figueirense mostrou ter por si próprio, com o convite feito ao ex-vereador do PSD, José Elísio, para ser o candidato, pelo PS, à Junta de Freguesia de Lavos.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Porreiro pá, mas não esqueçam que eu também sou gente...
“Não sei para que é que querem gastar dinheiro no TGV se podem perfeitamente oferecer um Porsche a cada português gastando menos”.
Via Aventar
quinta-feira, 27 de maio de 2010
O debate para a concelhia do PS...
Tinha lido aqui, que “os três candidatos à Comissão Politica Concelhia do PS Figueira da Foz", iriam debater, ontem, no RCFM, o “futuro do PS na Figueira, a partir das 21h30m, com moderação do jornalista Paulo Dâmaso".
À hora previamente aprazada, lá estava pronto para ouvir . Como, logo a abrir, fui informado pelo moderador, que por motivos de saúde, o "João Paredes Rodrigues", o único candidato para mim desconhecido, que seria o motivo único da minha curiosidade, não iria estar presente, desliguei de imediato. Parece que fiz bem, pois ao intervalo, já havia quem não tivesse pachorra para mais!..
O "milagre" do "real" futebol português...
Isto, acontece no País que possui a Selecção Nacional cujos jogadores recebem 800 €/dia!...
quarta-feira, 26 de maio de 2010
O governo está a dormir, ou quê?...
Citação
BAPTISTA-BASTOS, no DN
terça-feira, 25 de maio de 2010
“A candidatura presidencial de Manuel Alegre não me entusiasma”
Renato Sampaio, presidente da Federação do Porto do PS, “um militante disciplinado que, como tal, acatará a decisão do partido”.
Já eu, que não sou militante de nenhum partido, nem disciplinado, tenho tido muito tempo para pensar...
Quanto a mim, as próximas presidenciais estão mais que perdidas para a esquerda...
Importantes, vão ser as próximas legislativas, que todos sabemos irão decorrer lá para 2011, conforme calendário eleitoral conveniente ao PSD de Passos Coelho...
Sendo assim, Manuel Alegre é bem capaz de ser, neste momento, o melhor candidato presidencial para o PS, pois é necessário não permitir que PC e Bloco penetrem, ainda mais, no PS de “esquerda”.
Daí, a inevitabilidade do apoio, deste PS de Sócrates, a Manuel Alegre.
O problema é vosso...
Visto de fora, é verdadeiramente lamentável o estado a que chegou o PS na Figueira...
Não é preciso ser político para saber o que está mal.
Depois da fama, virá o proveito?...
Coisa pouca, convenhamos, face à qualidade dos ângulos obtidos pelo fotógrafo...
Agora, que é conjunturalmente conhecida e famosa, para falar, a Coelhinha de Mirandela pretende, no mínimo, 2 000 euros!...
Depois da fama, quer o proveito, de preferência, rápido...
Conseguirá?..
Apenas a falar, acho difícil!..
Insólito?... Talvez não...
Entretanto, depois da saída de Inácio, que já assinou pelo Leixões, segundo As Beiras, a Naval já tem treinador para a próxima temporada: "trata-se de Victor Zvunka, um francês de 58 anos de idade".
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Mourinho, o mestre deste governo?..
Com o volume de ataque que aí vem, há que assegurar uma boa defesa!..
P.S. -
“O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, revelou, esta segunda-feira, que os agentes da PSP e os militares da GNR vão ser aumentados. O aumento em questão será de 1,5 por cento na remuneração ilíquida.”
Figueira, uma cidade em ruínas (4)...
Mosteiro de Seiça
Foi D. Afonso Henriques quem o mandou construir em louvor à Virgem Maria, devido a um milagre recebido junto da capelinha de Nossa Senhora de Seiça.
Os primeiros monges do convento foram os de Lorvão que, naquele tempo, pertenciam á ordem de São bento, cujo superior foi o Abade D. Paio Egas, nomeado para este cargo no ano 1175
D. Afonso Henriques faleceu (1185) sem que a obra estivesse concluída, mas o seu filho D. Sancho I deu-lhe continuidade, entregando o convento á ordem de S. Bernardo por esta ser considerada um "raro exemplo de virtude e Santidade".
Em Setembro de 1348, a peste negra fez com que o Mosteiro de Seiça sofresse muitas perdas entre religiosos e caseiros. Esta epidemia dizimou 150 religiosos em 2 meses.
Em 1513, D. Manuel ordena a reparação do Mosteiro por este se mostrar bastante degradado. Assim, a igreja foi ampliada e tornou-se num dos melhores templos das redondezas. Em 1895 foi vendido a uma família que transformou o mosteiro em fábrica de descasque de arroz, fábrica que veio a falir anos depois.
Actualmente, é propriedade da Câmara da Figueira da Foz, tendo sido comprado por Santana Lopes, então líder da autarquia, que adquiriu o espaço por cerca de 225 mil euros.
Na altura, o autarca do PSD prometeu uma "intervenção de fundo" no imóvel, mas, passados todos estes anos, as ruínas do convento continuam à mercê da degradação e do vandalismo.
Miguel Almeida, actual vereador do PSD, na reunião de Câmara realizada no passado dia 2 de Março, apresentou uma proposta para a recuperação do Mosteiro de Santa Maria de Seiça.
O Mosteiro, apesar das diligências efectuadas, não está classificado pelos serviços do Estado, encontrando-se num estado deplorável de degradação.
“Ninguém sabe onde param os gravadores tirados à Sábado”!..
Não estará na hora de chamar os inspectores Patilhas e o Ventoinha?..
Fica a informação e o apelo
“participe na manifestação convocada pela CGTP para o próximo sábado, dia 29 de Maio, às 15h00, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, em Lisboa. A aposta é simples e racional: na ausência da “pressão da rua” convencionalmente desdenhada, é sobre a esmagadora maioria dos trabalhadores assalariados – do público e do privado, mais ou menos precários, empregados ou desempregados – que continuará a recair todo o fardo da crise de um sistema económico cada vez mais disfuncional.”
Para continuar a ler a crónica "A hipótese da Rua", de João Rodrigues, economista e co-autor do blogue Ladrões de Bicicletas, clique aqui.
domingo, 23 de maio de 2010
A Figueira, uma cidade em ruínas (3)...
Cito o Aldeia Olímpica:
“O atleta João Dias, da Sociedade União Operária, acaba de bater o record nacional de Lançamento de Dardo na categoria de infantil, ao obter a marca de 39,30 metros. Foi nos campeonatos distritais de Atletismo que decorrem em Coimbra.”
A Figueira, como sabemos, não tem pista. O distrito só possui uma em condições, precisamente em Coimbra. Mesmo assim, pasme-se, a treinar nestas condições, é possível bater recordes na Figueira!..
E que tal falar português...
Eu não falo fluentemente a porra de língua nenhuma...
Arranho algumas... Já estive no estrangeiro e desenrasquei-me lindamente. Quando a coisa se complicava, o gesto era tudo!..
Aliás, é muito raro, muito raro mesmo, um estrangeiro falar português em Portugal...
Quando nos abordam para alguma coisa, exprimem-se na língua deles, ou em inglês e lá nos desenrascamos!...
Mas, nós não somos assim... Quando vamos ao estrangeiro tentamos falar a língua do anfitrião e depois acontece a barraca...
Confesso: para mim, um português a falar mal o inglês ou o castelhano é irrelavante. Estou-me borrifando para o facto. Os espanhóis também não falam a ponta de um corno de língua nenhuma e nem parecem querer saber disso para nada...
Lula da Silva, o Presidente do Brasil, quando vai ao estrangeiro, fala português e faz muito bem.
Mas os portugueses, gostam de demonstrar o que não sabem e depois acontece cada barracada!..
E que tal falar português?... Em português, mais gafe menos gafe, é que a gente se entende, como se pode ver no vídeo abaixo.
sábado, 22 de maio de 2010
Uma medida justa
Como escrevi, passei ao lado da entrevista de Sócrates...
Um médico meu amigo, aconselhou-me a não ver essas coisas, pois os nervos fazem mal ao coração...
Foi, talvez, por isso que só agora me lembrei de uma medida justa da governação Sócrates/Passos Coelho para a resolução da crise: o aumento do Iva de 1% na Coca-Cola - passou de 5%, ou seja, do mais baixo escalão do IVA, para 6%...
Presumo que também tenha acontecido o mesmo com a Pepsi...
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Figueira, uma cidade em ruínas (1)...
Quem é quem...
A prova acabou de ser feita...
O resto foi conversa da treta...
Quem fala assim não é gago...
Jerónimo de Sousa, em directo, há momentos na Assembleia da República:
“É preferível atirar um governo abaixo, que permitir que esse governo atire o País abaixo, que é o que está a acontecer”.
Tal como o João Torgal, do Cinco Dias, também "ouvi o discurso de Jerónimo de Sousa na Moção de Censura e não poderia estar mais de acordo com a sua essência, com as referências ao desemprego, aos interesses financeiros ou a luta dos trabalhadores, na forma com que foram feitas. Tal como eu, seguramente grande parte dos deputados do Bloco de Esquerda concordaram com o teor do discurso,… mas não houve nem um aplauso. Este exemplo repete-se em TODAS as intervenções de todos os partidos e é uma demonstração do carneirismo e do corporativismo partidário que cada vez mais invade a nossa democracia."
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Sócrates não pára de me surpreender!..
Contudo, à posteriori, aqui e ali, fui tomando conhecimento de algumas afirmações lapidares. Como esta: "não preciso do PSD, quem precisa é o País".
Isto, por enquanto, é claro!...
Há muito que o socialismo, deste PS, estava na gaveta. Estes socialistas, capitaneados por Sócrates, no poder há 5 anos, ao mesmo tempo que deixaram reinar o mais desbragado e desavergonhado liberalismo, sem regras, sem ética, sem solidariedade, meteram definitivamente também a social-democracia na gaveta.
Sem estratégia, sem plano e sem programa, conduziram-nos à condição de um dos países mais atrasados do espaço europeu.
Mesmo a trabalhar, o que já constitui um feito importante, não passamos de miseráveis, tal é o emprego ao dispor de quem para sobreviver apenas tem a força do seu trabalho, num Portugal governado por um partido que enche a boca de esquerda, mas sempre governou à direita e para a direita.
Ao mesmo tempo que vai enchendo a boca de social, de segurança e de Justiça, permite que novas elites cheias de dinheiro, de gente dos partidos, da alta administração pública, prolifere como cogumelos, enquanto nós, a maioria, vivemos cada vez pior. Se isto é esquerda, vou ali e volto já!...
Ser de esquerda, é proporcionar um bom nível de vida aos seus concidadãos, satisfazendo-lhe as necessidades básicas – alimentação, saúde, educação, justiça – ser sério a tratar dos negócios públicos, não ser mentiroso e ser solidário.
Pergunto: aconteceu isto nos últimos 5 anos?...