Via Entre as brumas da memória
"No dia 30 de Abril de 1975, a rendição de Saigão (actual Ho Chi Minh) pôs fim à Guerra do Vietname que durou quase duas décadas e se saldou, como se sabe, por uma estrondosa derrota dos norte-americanos.
Via Entre as brumas da memória
"No dia 30 de Abril de 1975, a rendição de Saigão (actual Ho Chi Minh) pôs fim à Guerra do Vietname que durou quase duas décadas e se saldou, como se sabe, por uma estrondosa derrota dos norte-americanos.
Imagem via Campeão das Províncias |
29 de Abril de 1945, foi o dia em as francesas votaram pela primeira vez.
«Em França, foi só há 76 anos que as mulheres exerceram pela primeira vez o direito de voto. Em eleições municipais, 87 anos depois dos homens.
Via Peddro Agostinho Cruz |
João Paulo Batalha
«Mudar alguma coisa para garantir que nada mude é uma velha regra das instituições políticas portuguesas no combate à corrupção. E é uma regra difícil de alterar, porque na verdade há pelo menos 15 anos que esta agenda fundamental vive distorcida pelos diretórios partidários. Ver a entrevista que João Cravinho deu esta semana à SIC é um bom exercício de memória, porque nos recorda onde tudo correu mal.»
«Bizarro, sobretudo, é que o PS se reclame orgulhoso das leis atuais de combate à corrupção. Uma árvore conhece-se pelos frutos que dá. Quando o Partido Socialista se diz feliz com o estado atual das coisas, significa que, entre João Cravinho e José Sócrates, o PS põe-se do lado de Sócrates. Em 2006 e em 2021. Usando as palavras de Cravinho, "desviar, diluir, enganar" continua a ser política oficial. Não dá para dormirmos descansados».
A crónica de Silvina Queiroz, via Diário as Beiras.
"Não! Quando em 1893 foi aberto concurso para apresentação de propostas com vista à construção de um edifício que albergasse os serviços camarários, tal decorreu do facto destes se encontrarem dispersos por vários locais da cidade e se considerar útil a sua concentração. Por outro lado, a jovem cidade elevada a esta categoria havia uma década, exigia um edifício condigno da nova situação administrativa, um local digno de ser chamado de Paços do Município.
A obra arrancou rapidamente e era concluída em finais de 97. Esplêndida, servindo magnificamente os desígnios apontados para a sua criação. Valorizada ao longo do tempo com obras de arte de relevo, chama particularmente a atenção a reprodução da pintura de Gilberto Renda representando Manuel Fernandes Tomás falando às Cortes Constituintes de 1821, patente na Sala de Sessões das Assembleia da República.OUTRA MARGEM, 9 de Setembro de 2020. Para ver melhor, clicar na imagem |
O alerta foi dado às 23h09 e fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra apenas indicou que se trata de um incêndio numa oficina e que estão a ser deslocados mais meios para o local, na rua de Coimbra, uma zona à entrada da Figueira da Foz, onde existem diversos armazéns mas também edifícios residenciais.
Uma testemunha no local contou à Lusa, pelas 23h58, que as chamas atingiram três pavilhões ocupados por oficinas de automóveis e motos e que os bombeiros estão localizados quer na rua de Coimbra, quer nas traseiras dos edifícios atingidos pelo fogo, na rua Arnaldo Sobral."
Texto via Corrreio da Manhã
Vídeo via Figuiera TV
Crónica de Teotónio Cavaco, via Diário as Beiras
"A Figueira é um concelho há demasiados anos com tudo por fazer (a Zona Industrial do Pincho só o é em sonhos, a areia continua a depositar-se a norte e a fazer cada vez mais falta a sul, a mobilidade interna permanece parada, a população vai decrescendo e envelhecendo, os jovens vão-nos deixando, …).
Catarina Salgueiro Maia |
Meu Pai,
Cá estamos nós novamente a celebrar aquele dia mágico! Cá estou eu, a chata do costume, a escrever-te!José Tavares (Zé Esteves), assume claramente o paradoxo da modernidade: vai ficar conhecido pelas placas que inaugurar a partir de ontem.
Via Público |