Via Diário as Beiras (para ver melhor clicar na imagem)
sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Junta de Freguesia de São Julião da Figueira da Foz preocupada com a situação em que se encontra o Centro de Saúde - Unidade de Saúde Familiar
Em comunicado a Junta de Freguesia de São Julião da Figueira da Foz, manifesta a preocupação desta entidade com a actual situação do Centro de Saúde de São Julião, em particular da sua Unidade de Saúde Familiar, que serve cerca de 10.000 utentes.
Reparação das comportas do Pranto
"A obra é da APA. O problema foi causada pela tempestade Elsa"... A depressão Elsa aconteceu em meados de Dezembro de 2019!.. Entretanto, passaram vários 4 anos.
“Não é com um projeto que pode demorar quatro ou cinco anos que isto se resolve. Os agricultores não podem continuar à espera, sob o risco de deixar de haver arroz no vale do Pranto, que até é, segundo estudos internacionais, onde se produz o melhor arroz carolino da Europa”
João de Melo convidado das “5ªs de Leitura”
O escritor açoriano João de Melo vai estar hoje, a partir das 21H30, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, na Figueira da Foz, como convidado do ciclo “5ªs de Leitura”.
A iniciativa decorre no âmbito da comemoração dos 50 anos da carreira literária do escritor e conta com a presença da editora Cecília Andrade e moderação de Teresa Carvalho.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Sessão realiza-se no próximo dia 29 na Incubadora Mar&Indústria da Figueira da Foz
No entanto, o empresário e dirigente alertou para os impactos na pesca advindos da produção de eletricidade em alto-mar.
terça-feira, 20 de janeiro de 2026
sábado, 17 de janeiro de 2026
O voto
Em 50 anos de democracia, o voto dos portugueses já contribuiu para eleger gente que fez muita merda.
8 dias de Carnaval
O programa do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz foi apresentado ontem.
Ao todo, são oito os eventos que se realizarão, entre o dia 24 deste mês e 17 e fevereiro. Este ano, pela primeira fez, a organização está a cargo da Junta de Buarcos.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
Associação ZERO quer investigação a obra no porto comercial
Via Diário as Beras: «A associação ambientalista ZERO exigiu ontem a intervenção do Ministério Público e da IGAMAOT, órgão de polícia criminal que investiga crimes ambientais, na obra portuária no Rio Mondego, por alegada violação de normas de impacte ambiental, avançou ontem a agência Lusa.
“Achamos inaceitável que uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) não esteja a ser cumprida nesta situação. Deve haver aqui uma intervenção por parte do Ministério Público e da IGAMAOT”, disse à Lusa Sara Correia, responsável pela área de recursos hídricos da ZERO.
“Não se compreende a urgência na execução destas obras. Se estava descrito e previsto na DIA que as obras não deveriam ocorrer entre dezembro e abril, precisamente como forma de proteção a estas espécies migratórias, a lampreia, o sável, a savelha, não há qualquer justificação, não encontramos aqui um motivo de urgência que justifique que as obras estejam a ser realizadas nesta altura”, afirmou ainda ainda Sara Correia.»
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Ribau Esteves, a liderança da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDR e a mudança do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz
Comunicado do CDS/PP via Figueira na Hora
«A votação ocorrida na Assembleia Municipal extraordinária da Figueira da Foz, tendo como ponto único a eleição de Ribau Esteves para a presidência da CCDR Centro, levanta questões políticas sérias que não podem ser ignoradas. O CDS da Figueira da Foz não pode deixar de manifestar a sua estupefação perante a mudança de posição do presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes, ocorrida num curto espaço de tempo.
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Segundo o DIÁRIO AS BEIRAS, "os trabalhos de aprofundamento do calado do canal de navegação, da bacia de manobras e da barra estão suspensos"
«O presidente da Câmara da Figueira da Foz recebeu ontem a nova administração portuária, que gere os portos de Aveiro e da Figueira da Foz.
“A visita teve como objetivo a apresentação formal de cumprimentos, bem como a realização de uma breve reunião para abordar alguns dossiers e assuntos de relevante interesse, nas quais as duas entidades estão envolvidas”.
No final da sessão, aos jornalistas, o autarca figueirense frisou que “há uma gestão muito complexa que exige uma administração só para a Figueira da Foz”.
Os trabalhos de aprofundamento do calado do canal de navegação, da bacia de manobras e da barra implicam explosões subaquáticas. Os pescadores do rio queixam-se de que os rebentamentos afetam a captura de lampreia, cuja época se iniciou na semana passada, exigindo a suspensão da empreitada até à primavera. Ao que o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, a empreitada foi suspensa.»

















