quarta-feira, 31 de julho de 2024
O empreendedorismo em excesso pode "matar"...
Estamos a um passo, se não houver juizinho, de matar "a galinha dos ovos de ouro".
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai identificar áreas que serão de tolerância zero para o estacionamento de tuk-tuks. |
Câmara quer limitar a 500 os veículos habilitados a estacionar no espaço público. Certas zonas da cidade ficarão restritas a veículos eléctricos.
Moedas pede ao Turismo de Portugal limite de licenças."
A Entidade responsável pelo encerramento, desde o dia 25 de Junho de 2024, do Posto Médico da Cova e Gala é a Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego
Para quem ainda não sabe "a Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego, iniciou no dia 1 de janeiro de 2024, a sua atividade. Esta nova Instituição veio agregar numa única entidade o Hospital Distrital da Figueira da Foz, E. P. E. e os Centros de Saúde da Figueira da Foz, de Soure e de Montemor-o-Velho.
Criada pelo Decreto-Lei n.º 102/2023 de 7 de novembro A Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego (ULS BM) resultou da integração: Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE (HDFF, EPE) Unidades funcionais do ACES de Baixo Mondego (ACES BM) que se encontram em funcionamento nos concelhos da Figueira da Foz, de Montemor-o-Velho e de Soure."
A ULS Baixo Mondego surgiu num contexto de remodelação estrutural da orgânica das instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os seus Órgãos Sociais, têm a seguinte constituição:
a) Presidente do Conselho de Administração – Ana Raquel Farias Correia Santos Andrade;
b) Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares – Sónia Raquel Senra Campelo Monteiro Pereira;
c) Diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários – Sandrina Lopes Monteiro;
d) Vogal Executivo – Pedro Monteiro Simões;
e) Enfermeiro Diretor – Rui Miguel Dias da Cruz.
É esta entidade, a ULSBM, a responsável pelo encerramento, desde o dia 25 de Junho de 2024, do Posto Médico da Cova e Gala, propriedade da Segurança Social, alegadamente devido à falta uma assistente administrativa.
É à Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego que compete a contratação e gestão dos profissionais de saúde, incluindo assistentes administrativas.
Neste momento, por exemplo, está em curso o recrutamento de Médicos Especialistas - julho 2024.
Serenatas do Mondego estão de volta: hoje, há fado de Coimbra na Praça Velha
O Grupo de Fados d’Anto abre hoje, pelas 21H30, na praça general Freire de Andrade, ao som do fado de Coimbra, a edição deste ano das Serenatas do Mondego. Este evento de verão que dá palco ao fado de Coimbra e de Lisboa na Baixa da cidade da Figueira da Foz, à quartafeira e até 21 de agosto, com entrada grátis, é promovido há 10 anos pela centenária Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, que conta com o apoio institucional da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião.
terça-feira, 30 de julho de 2024
Sem informação pluralista e em Liberdade não há democracia....
A democracia do Público e do senhor Tavares é isto?...
Vamos ao óbvio: "É claro que as eleições de ontem na Venezuela foram fraudulentas. Não existem eleições livres em ditadura. Nem na Venezuela, nem no Irão, nem noutros regimes ainda mais violentos, mas muito estimados pelo status quo ocidental, como o saudita ou o chinês. Eleições livres são um luxo de europeus e pouco mais. E mesmo na Europa não sabemos se por muito mais tempo."Dito isto: é democrático que todas as análises que tenho ouvido, visto e lido, partem dos pressupostos divulgados pela propaganda da oposição Venezuelana?
Eleições na Venezuela
Sebastião come tudo, tudo, tudo
Em primeiro lugar, que a expulsão ou, se quisermos ser mais precisos, a não autorização de entrada no país não foi surpresa nenhuma, atendendo a que o mesmo já se tinha passado, em 2019, com outra delegação chefiada pelo mesmíssimo Sr. Esteban González, distinto membro do PP espanhol, que não perde oportunidade de acoplar a Venezuela de Maduro a Pedro Sánchez. Depois, que a iniciativa da delegação dos eurodeputados, maioritariamente espanhóis, sabendo, à partida de Madrid, que lhes seria barrada a entrada na Venezuela não passava de um artifício para uso interno, em prol da política do Sr. Feijóo. Talvez por se aperceber disso nos aparece, nas imagens televisivas, um Bugalho como que escondido atrás da delegação, a modos que envergonhado do logro em que caiu. Ou quis cair, vá-se lá saber…"
José A. Rodrigues, Vila Nova de Gaia, na secção CARTAS AO DIRECTOR, jornal Público
Posto Médico de S. Pedro continua encerrado
O assunto no dia 9 de Julho chegou à Assemlbleia da República.
Fica a intervenção da deputada Ana Oliveira na Comissão de Saúde.
segunda-feira, 29 de julho de 2024
Para Thomas Jolly, tudo não passou de uma leitura precipitada...
Via Revista Visão
“Para mim, era bem claro, era Dionísio que estava na mesa. E estava lá porquê? Porque, na mitologia grega, ele é o deus da festa, o deus do vinho, que é uma das joias de França, e, além disso, ele é pai de Sequana, a deusa do rio Sena. A ideia era fazer uma grande festa pagã ligada aos deuses do Olimpo e, portanto, do Olimpismo”.Resultados das eleições para a Concelhia do PSD/Figueira
Decorrido o acto eleitoral do PSD Figueira da Foz, foram eleitos:
Exposição "O mar é a nossa terra" pode ser visitada até 28 de setembro
A exposição “O mar é a nossa terra” continua patente ao público, até 28 de setembro, no Meeting Point, espaço situado no piso inferior da Esplanada Silva Guimarães.
Esta exposição foi apresentada em 2020 no Centro Cultural de Belém e inaugurada na Figueira da Foz em julho de 2023.
domingo, 28 de julho de 2024
Porque é que na “geração mais preparada de sempre” a ignorância cresce
Já na Grécia Antiga os filósofos falavam da juventude com desdém e diziam que já nada era como dantes. Contudo, isso não pode fazer esquecer uma realidade dos tempos actuais: a ignorância da juventude e mesmo a da “meia-idade”. Sabem tudo em termos tecnológicos e digitais, mas nada sabem da história e da cultura dos povos e das nações. São os mais bem preparados, porque têm curso superior, mestrados e qualquer outro tipo de promoção.
sábado, 27 de julho de 2024
Habitação, sector onde este executivo pode vir a revelar-se estruturante...
Via Diário as Beiras
"Foi aprovado ontem, na reunião de câmara e por unanimidade, o projeto de execução e abertura do procedimento para o concurso público da empreitada para criação de habitação a custos controlados para arrendamento acessível nos imóveis Ministério da Defesa, junto às Abadias.
Trata-se da construção de um edifício com 24 fogos, por 2,4 milhões de euros, financiados pelo PRR.
Serão ainda reabilitados os dois blocos devolutos."
Palácio Conselheiro Branco
Via Diário as Beiras.
"Uma das propostas do executivo camarário incluídas na ordem de trabalhos da reunião de câmara era a venda do Palácio Conselheiro Branco, em Maiorca, avaliado em 490 mil euros e com uma base de licitação de 550 mil euros.
Entretanto, o assunto foi retirado da agenda, sendo retomado na próxima reunião de câmara, na sequência da intervenção do vereador da oposição Daniel Azenha."
Será mesmo por falta de uma assistente administrativa que o Posto Médico da Cova Gala está encerrado há mais de um mês?
O Posto Médico da Cova e Gala está encerrado, por falta de um Assistente Técnico, há mais de um mês: precisamente desde 25/6/24...
O assunto até chegou à Assemlbleia da República. Fica a intervenção do passado dia 9 do corrente mês de Julho da deputada Ana Oliveira na Comissão de Saúde.
O equipamento, tive disso conhecimento na altura, ficaria dotado de sete gabinetes médicos (parece que tem 9...), dois gabinetes de enfermagem, duas salas de espera, uma unidade técnica de grande capacidade e várias estruturas de apoio.
A apresentação do centro de saúde foi feita por António Albuquerque, chefe da Divisão de Obras da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
“Não está dimensionado para a população que vai servir [5 200 habitantes]. Está projectado para cerca de 10 500 pessoas”, disse na altura António Albuquerque.
sexta-feira, 26 de julho de 2024
Silly season (6)
Agosto ainda tarda uns dias. Mas, a "silly season" na Figueira já se nota em Julho.
As notícias que nos chegam têm o carácter leve e inconsequente da "silly season"...
Na sua irrelevância, as notícias da "silly season" tranquilizam-me. Não digo em relação ao País, mas na Figueira, com a excepão do Festival Pirata, parece que tudo gira sem sobressaltos.
Temos espaços públicos que à primeira vista parecem "Biarritz, mas não, é Figueira da Foz..."
Sobra falar sobre o quê? Talvez sobre o preço da bica.
quinta-feira, 25 de julho de 2024
9 bandas filarmónicas da Figueira da Foz vão actuar no Jardim Municipal em Agosto e Setembro
Via Município da Figueira da Foz
"BANDAS AO CORETO 2024 é uma das ações do projeto de animação cultural de verão CAE “Fora de Portas”, dinamizado pelo Município da Figueira da Foz e que conta com a participação das 9 bandas filarmónicas da Figueira da Foz.
Trata-se de um programa de concertos/espetáculos, mas que procura também distinguir os agentes culturais locais, designadamente as bandas filarmónicas, reconhecendo-lhes o seu papel enquanto protagonistas no panorama formativo, cultural, artístico e social do nosso concelho.Realiza-se aos sábados, de 03 de agosto a 21 de setembro, pelas 18h00, no Coreto do Jardim Municipal, espaço público de interesse turístico e paisagístico.
A entrada é livre."
quarta-feira, 24 de julho de 2024
O elevador social não está a funcionar
A miséria moral da direita está de volta
"Nos últimos anos, a pobreza mais extrema tem vindo a diminuir em Portugal, passando a respetiva taxa de 7% para 5% entre 2018 e 2023. Na Região Autónoma dos Açores, porém, e após uma redução até 2021 (de 14% para 9%), a privação material e social severa tem vindo a aumentar, atingindo os 12% em 2023, sem que tal se traduza num aumento correlativo da percentagem de beneficiários de prestações de desemprego e de prestações de RSI no total da população. Isto é, o acentuar da pobreza não tem sido acompanhado pelo reforço dos apoios sociais.
É neste contexto que a maioria de direita na Assembleia Regional do arquipélago aprovou, na semana passada, um Projeto de Resolução do Chega que altera os critérios de acesso às creches gratuitas, atirando para o fim das listas de espera os filhos de pais desempregados ou que estejam a receber prestações sociais. A Resolução foi aprovada com os votos do Chega e do PSD, CDS-PP e PPM (partidos da coligação de Governo), beneficiando ainda da abstenção da Iniciativa Liberal (IL). PS, BE e PAN votaram contra.
Dada a insuficiência de oferta de lugares em creche (de outro modo o critério seria dispensável), mandaria o bom senso e o mais elementar sentido de justiça social, que a prioridade de acesso às creches gratuitas tivesse por base os rendimentos das famílias. Mas a pulsão moralista da direita face a desempregados (assente no preconceito torpe de que o são por vontade própria) e face a pobres (no pressuposto demagógico de que o são porque preferem viver de subsídios), fala mais alto, unindo o espectro que vai do Chega ao PSD, passando pela IL.
À semelhança da direita dos tempos da troika, cujas políticas provocaram um aumento do desemprego sem precedentes, em nome de um mirífico «empobrecimento competitivo» que iria fazer disparar a economia, e que procedeu a cortes nas prestações sociais, a maioria de direita que hoje governa os Açores parece apostada na persistência da pobreza, secundarizando o direito à educação das camadas desfavorecidas da população, como se não soubesse, desde logo, que o risco de pobreza aumenta com o desemprego e os baixos níveis de escolaridade. Vá, depois venham lá queixar-se, com total desplante, que o elevador social não está a funcionar."
terça-feira, 23 de julho de 2024
Videoarte em Movimento
O VEM - Videoarte em Movimento é uma viagem visual que une o Mediterrâneo ao Atlântico, trazendo obras de vídeo de artistas internacionais diretamente para espaços abertos e públicos.
Obras na rua da Liberdade só depois do verão
Via Diário as Beiras
"As obras de substituição das infraestruturas básicas da rua da Liberdade, no Bairro Novo, nomeadamente redes de águas pluviais e saneamento, arrancam depois do verão."
"Concurso público será lançado nas próximas semanas, tendo uma base orçamental de 693 mil euros, sem IVA incluído, e um prazo de execução de 12 meses. Esta foi uma das propostas aprovadas na reunião de câmara extraordinária, todas elas por unanimidade."
"O executivo camarário (FAP/PSD), liderado por Santana Lopes, ainda não anunciou a decisão final sobre a inversão do sentido de trânsito na rua da Liberdade e na rua Miguel Bombarda."
Silly Season (5)
Galp sobe lucros em 23% até junho, para 624 milhões
“A Galp registou, no primeiro semestre deste ano, lucros de 624 milhões de euros, um aumento de 23% em relação ao período homólogo”, indicou a petrolífera, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), segundo notícia conhecida nas últimas horas.
Silly Season (4)
Via Diário as Beiras
Nota de rodapé.