quinta-feira, 3 de abril de 2025

Legislativas 2025: lista CDU por Coimbra

Via Beira Digital TV

"A lista da CDU por Coimbra: Fernando Teixeira, advogado; João Rodrigues, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Manuela Santos, professora e dirigente sindical; António Baião, controlador de caixa e ex-eleito local; Teresa Costa, mediadora de seguros e membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”; Daniel Nunes, professor e produtor cultural; Ana Francisca, estudante universitária e membro da Juventude Comunista Portuguesa; Paulo Ferreira, operário fabril e dirigente sindical; Carla Lopes, enfermeira especialista em saúde mental; Sérgio Dias Branco, professor universitário e dirigente sindical; Vanda Pereira, supervisora de loja e delegada sindical; Francelina Cruz, auxiliar de ação médica e dirigente sindical; Carolina Rocha, investigadora e bióloga; e Fernando Moitas, calceteiro e dirigente sindical."

Dia Nacional dos Moinhos

O Município daFigueira da Foz assinala o Dia Nacional dos Moinhos e Dia dos Moinhos Abertos, em parceria com a associação Mó Gândara, de 5 a 9 deste mês. As comemorações têm lugar no Centro Interpretativo – Complexo Molinológico, equipamento municipal situado em Cunhas, na freguesia de Moinhos da Gândara. Durante 4 diasdias, realizam-se atividades lúdicas para a comunidade escolar e público em geral. A participação é gratuita, exceto o almoço tradicional, com broa e sardinha assada na telha, no dia 6. As restantes iniciativas, assim como o agendamento de transporte, assegurado pelo município, estão sujeitos a inscrição obrigatória, até hoje, através do e-mail servico.educativo@cmfi gfoz.pt.




Hora da Verdade com Miguel Poiares Maduro

"É uma das poucas vozes relevantes do PSD que critica sem espinhas o líder do partido. Miguel Poiares Maduro, antigo-ministro Adjunto e para o Desenvolvimento Regional no Governo de Passos Coelho e vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) lamenta que Luís Montenegro olhe para "o escrutínio como uma ofensa" no que toca às perguntas relativas à empresa Spinumviva, mas acredita que a AD vai ter um "reforço eleitoral" no dia 18 de maio."

Para ouvir clicar aqui.

"Município, baseando-se em dois pareceres externos, autoriza construção do bloco de apartamentos no lado da rua onde só há moradias unifamiliares"

 Via Diário as Beiras


PS aposta em Pedro Delgado Alves por Coimbra

Depois de alguma indecisão, o PS vai apresentar o deputado Pedro Delgado Alves como cabeça de lista por Coimbra. A escolha de Pedro Nuno Santos foi o vice-presidente da bancada parlamentar do PS, nome que estava indicado como número dois por Lisboa.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Como diria o outro: "estas coisas não se inventam"

"Montenegro está pois, a toda a força, a ultrapassar o Ventura em demagogia, em populismo, em indecência."

Via Expresso

"Um autocarro com a identidade visual da cidade do Porto pára na Rua Formosa, no coração da baixa da Invicta. Do seu interior, sai o Governo em peso: 17 ministros, acompanhados por 40 secretários de Estado, que na manhã desta quarta-feira marcaram presença na reunião do Conselho de Ministros, realizado no Mercado do Bolhão.

É certo que não foram distribuídos panfletos nem canetas, tampouco se viram bandeiras laranjas agitadas, mas em tudo o resto se assemelhou a uma ação de campanha. Até uma mensagem foi enviada para os militantes do PSD, a apelar para que fossem “cumprimentar o presidente” do partido. Além disso, este foi também o dia escolhido por Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, para anunciar oficialmente que é o candidato do PSD à Câmara Municipal do Porto."

Legislativas: lista PS por Coimbra

Segundo o jornal Público, "José Luís Carneiro gera confusão em Braga e pode ser o número 1 em Coimbra".

Actualização às 12 horas e 10 miuntos: 
"parece mentira: porque havia necessidade de ser escolhida a lista que irá a eleições, os socialistas acabaram por aprovar por maioria os nove elementos que acompanham o cabeça-de-lista mas sem se saber quem ele é.
A escolha acabou por recair nos seguintes nomes: Rosa Isabel Cruz, Pedro Coimbra, Daniel Azenha (Juventude Socialista), Olga Nunes (Tábua e presidente das Mulheres Socialistas), Áurea Andrade, Paulo Carreiró, Lara Henriques e Fátima Nunes."
Desta forma, Raquel Ferreira, presidente da coincelhia figueirense  e actual deputada, fica fora da lista nas legislativas de 18 de Maio p.f.

Para que serve o rearmamento da Europa?

"Parece não restarem muitas dúvidas de que os líderes europeus não têm nas suas mentes uma estratégia de dissuasão, mas sim outra mais exigente em meios, para além de ser mais perigosa."

O Major-General Carlos Branco publicou no Jornal Económico um importante texto, que vale a pena ler na íntegra, que termina assim.

"Os dirigentes europeus estão amuados com a nova Administração norte-americana que lhes exige uma maior participação financeira na NATO. Despeitados pelo novo patrão os tratar com maior rudeza passaram a comportar-se de um modo insensato, sendo os principais responsáveis pela rotura com Washington a que temos assistido. Sem pensamento estratégico parecem dispostos a arrastar a UE para uma grande guerra contra a Rússia.

A União Europeia caminha sonâmbula para uma guerra perdida, à qual não tem capacidade para alterar o destino, cujo instigador está a abandonar por ter percebido que não a vai ganhar, tal como aconteceu no Afeganistão, coisa que os europeus ainda não atingiram.

Enquanto a necessária modernização das forças armadas europeias se basear em pressupostos errados, nada de bom se poderá esperar dela. Como diz Matos Gomes “este mantra [do rearmamento] assenta num conjunto de sofismas, de deturpações grosseiras… faz parte da comédia de enganos com que os dirigentes da Europa estão a iludir os europeus.” A Europa, que nasceu como um projeto de paz vencedora do prémio Nobel 2014, está a converter-se num projeto de guerra."

Variante de Quiaios: "o projeto de execução e o lançamento do concurso público para a construção da variante serão votados a 9 de Abril em reunião de câmara"

"A adjudicação da construção da Variante de Quiaios, com quatro quilómetros de extensão, deverá ser efetuada até ao verão, adiantou o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, ao DIÁRIO AS BEIRAS. Isto se não forem colocados (mais) obstáculos.

Entretanto, o projeto de execução e o lançamento do concurso público para a construção da variante serão votados na reunião de câmara do dia 9 deste mês.

Ao longo de várias décadas, diversos presidentes da autarquia figueirense reconheceram a necessidade de se construir uma variante entre a sede da freguesia e a Praia de Quiaios, através da floresta." 

terça-feira, 1 de abril de 2025

Para acabar o dia das petas ...

Hoje, 1 de Abril de 2025, 
O Dia das Mentiras, també conhecido como o Dia das Petas, celebrou-se com alegria (e alguma malícia) neste espaço.
OUTRA MARGEM publicou várias postagens. A saber:

Nota de rodapé.
Hoje como sabem é dia 1 de abril.
Esperemos ver escrito nos jornais tudo o que é verdade, outra vez, amanhã!

Como disse Montenegro, há mais de 10 anos, no tempo de Passos Coelho;: “a vida das pessoas não está melhor, mas a do país está muito melhor"

O país tem as contas em dia e as pessoas não

Na foto, o homem que subiu na estrtura do PSD a partir de Espinho, ao lado Passos Coelho
"Não é possível arrendar casa em alguns distritos com um salário mínimo, quanto mais viver decentemente".

Santana Lopes vai ser candidato na Figueira

Eu sei que hoje é dia das mentiras. 
Mas acreditem ou não, a não ser que algo completamente imprevisível aconteça, Santana Lopes vai ser candidato à Câmara Municipal da Figueira da Foz nas eleições autárquicas de Setembro de 2025.
Eu sei que hoje é dias das mentiras, mas é verdade, apesar do descontamento de alguns, contentamento de outros, total apatia de alguns e outros e desgosto de alguns e outros.
Eu sei que hoje é dia das mentiras, mas nem sempre aquilo que era uma possibilidade há um ou dois meses, para descontamento de alguns, contentamento de outros, total apatia de alguns e outros e desgosto de alguns e outros, é verdade no dia das mentiras.

Túnel submerso para ligar a cidade ao Cabedelo inviabiliza a solução teleférico

Túnel submerso substitui teleférico
Ao que conseguimos apurar, um túnel rodoviário imerso entre a cidade e o Cabedelo, pode estar para breve. Vai
 ligar a cidade à outra margem e, ao mesmo tempo, serão aproveitadas as escavações para colocar os tubos do by pass para transportar a areia retida na Praia da Calamidade para as praias a sul do estuário do Mondego. O túnel Figueira-Cabedelo tem também como objetivo aliviar o trânsito da Figueira da Foz e poderá ser apresentado nas próximas semanas.

Esta nova ligação imersa pretende dar resposta ao crescente volume de tráfego e à necessidade de soluções mais eficientes de transporte. O objetivo é melhorar a mobilidade entre as margens do Mondego, aliviando o trânsito na Ponte Edgar Cardoso, problema esse que vai ser agravado com o empreendimento da Foz Gala Investments, que vai construir 220 apartamentos distribuídos por 12 edifícios, nos terrenos da antiga fábrica de transformação de madeira Alberto Gaspar, na freguesia de São Pedro, na margem sul da cidade da Figueira da Foz.
Como a vida é feita de opções e não se pode ter tudo, aquilo que O SOS Cabedelo propôs, em devido tempo ("a inscrição no PDM de uma infraestrutura de ligação para modos suaves de transporte entre o centro da cidade e Cabedelo, com o objetivo da continuidade de percursos na frente de mar e ao longo do rio - com a ligação à Ciclovia do Mondego. A proposta apresentada apresentada pelo Arq. Miguel Figueira em 2010, então elogiada pelo presidente Dr. João Ataíde, foi primeiro substituída pela possibilidade de uma ponte móvel, com custos proibitivos e difícil compatibilidade com a navegação.) deverá ser preterido.

"AD", à frente nas sondagens, não pode ir a eleições...

Foi ontem conhecida mais uma sondagem para as legislativas
A sondagem da TVI e da CNN Portugal dá, mais uma vez, a vitória à Aliança Democrática (AD): tem 34,4% dos votos. São mais de seis pontos à frente do Partido Socialista que surge com 27,8%.
Acontece, porém, que o Tribunal Constitucional (TC) proibiu PSD e CDS de irem a votos coligados como "AD". Em causa está o facto de a sigla, segundo a juíza relatora do parecer, poder induzir em erro os eleitores - uma vez que nas próximas eleições de 18 de maio, sociais-democratas e centristas vão a votos sem estarem coligados com o PPM, partido que, inicialmente, fez parte da Aliança Democrática (AD).
A notícia, avançada pela Visão, foi confirmada ao DN por fonte dos sociais-democratas, que confirmou que o partido já foi notificado da decisão do TC, que terá dividido os juízes, havendo, inclusive, votos vencidos.